terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Crônicas do dia a dia: O que vale na vida?

Eu nunca fui uma menina bonita, pelo menos nunca me senti assim, eu olhava no espelho e ele me falava exatamente como me via. Então desde pequena eu sabia que precisava de outros atributos para aparecer na vida.
Achava que o caminho era ser inteligente e que quanto mais eu estudasse mais inteligente eu ficaria, e foi assim, sempre estudei muito e sempre gostei muito disso. Mas foi nos livros que encontrei alento para minha alma que sempre ansiou por respostas.
No Ensino Médio, vulgo Segundo Grau, uma professora maravilhosa e brava, mandou a classe ler "Olhai os Lírios do Campo" de Érico Veríssimo. 
Lendo a estória de Eugênio, eu me comovi com aquele garoto pobre, que queria subir na vida, que tinha vergonha das origens e que casara sem amor pensando somente em sua posição social. Mas o auge da leitura foi conhecer Olívia, uma moça sem grandes atributos fisicos, mas com o coração cheio de bondade, amor e carisma.
O amor dos dois mexeu comigo, e eu nunca consegui esquecer dessa estória e muito menos de Olívia e suas palavras.

"Enquanto as estrelas brilharem haverá esperança na vida."

Li e reli as cartas de Olívia à Eugênio, me apaixonei, chorei e quis um amor desse...um amor sereno, compreensivo, infeliz mas bonito, um amor como os lírios do campo que "...não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda a sua glória se cobriu como um deles".

Ai eu descobri que além de ser inteligente, eu precisava ser uma boa pessoa, ter um coração mais bonito do que o rosto, ter ternura evaporando pelos poros, saber doar antes de receber, e é isso que eu busco até hoje, mesmo depois de mais de 20 anos dessa leitura.

Como diz Fernando Pessoa em um poema maravilhoso que li:
"Já que não posso ser obra de arte no corpo que seja na alma".
E o que vale na vida? Quem você é ou como você é?




quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Correio Literário

Revigorada depois do Natal e empanturrada da Ceia, venho mostrar para vocês os livros que chegaram essa semana da Editora Novo Conceito.

Sociedade dos Meninos Gênios - Lev AC Rosen
Chantagem, mistério, confusões de gênero, coelhos falantes e um assassino autômato: mergulhe na trajetória de Violet Adams, que assume a identidade de seu irmão gêmeo para conseguir uma vaga na mais prestigiada universidade de Londres, que é exclusiva para meninos. Inspirado em clássicos como Noite de reis, de Shakespeare, e A importância de ser honesto, de Oscar Wilde, SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS traça um retrato pitoresco e provocativo da aristocracia vitoriana, oferecendo diversão, aventura e uma reflexão bem-humorada sobre a questão do gênero.

"Quando eu era Joe" de Karen David (livro 1)
Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.

"O Mundo pelos Olhos de Bob" de James Bowen 
Depois de um passado difícil, James foi adotado pelo gato Bob. Agora os dois têm um emprego de verdade (são vendedores ambulantes de revistas) e se tornaram personalidades conhecidas em toda Londres. Bob tem muitos admiradores, que passam todos os dias para vê-lo – alguns deles trazem cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Entre truques adoráveis e manhãs de puro mau humor, Bob e James se tornam cada vez mais inseparáveis. Por trás da divertida história de um homem às voltas com seu animal de estimação, o segundo livro de James Bowen fala sobre amizade, ¬ delidade e esperança. Bob se torna a chave que traz James de volta ao mundo, a motivação que faltava para sua decisiva volta por cima. Impossível terminar de ler O mundo pelos olhos de Bob sem querer abraçar seu pet – ou adotar um! Apaixone-se...

"A Cidade dos Segredos"de Sasha Gould (livro 1)

Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?

Ficaram com vontade de ler algum?

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Feliz Natal!

Faço minhas, as palavras dele!
Muito obrigada pelo carinho de vocês! Que vocês tenham muitas alegrias e um dia maravilhoso!
beijos
Marcela

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Amados de 2013

Voltei mais rápido do que fui, né não?
Na verdade não consigo ficar longe do Mulherices e muito menos de vocês. 
Acho que o que devo fazer é diminuir o ritmo, fazer com calma, no meu tempo e com prazer.
Obrigada Edna, Adriana, Rafael, Danielle, Marta, Verônica, Cris, Lucas, Maria Valéria, Beth, Mallu, Dany, Jois...

Esse post é assim! Eu queria vir contar a vocês os melhores livros que eu li em 2013!
Nada de 10 livros, são os 3 livros que eu li e amei. Se alguém me perguntar e eu sem consultar o blog, as leituras, as capas, vou lembrar desses 3.

Amor
"Como eu era antes de você"da Jojo Moyes é sem dúvida o livro mais lindo e emocionante que eu li em 2013.
Adendo:
Claro que isso vai muito do perfil de quem lê, como vocês sabem eu detesto fantasia, aquele negócio de duende, reinos encantados, guerra dos tronos, senhor dos anéis e talz...então aqui no Mulherices o tipo de leitura que me encanta é romance e suspense, que são os tipos literários que eu adoro! 
Eu amei esse livro, eu ri e chorei. É demais! Se eu puder te dar um conselho, LEIA!
Resenha AQUI!

Auto conhecimento
"Todo Dia" do David Levithan foi tão crucial para mim num momento em que eu estava vivendo. Sabe quando você não sabe porque as pessoas são tão superficiais e ligam tanto para a beleza externa, para posses e deixam passar pessoas maravilhosas só porque nasceram no "corpo errado", porque são "incompatíveis" com a sociedade, porque são negras, gordas, gays, feias...é sobre isso que o livro fala. O que vale é o que você é e não como você é. 

Comédia

Gente, eu ri muito com "Machu Picchu", é muito bacana, a leitura é leve, é engraçada, demais! Volta e meia eu lembro de alguma parte e começo a rir sozinha (sim, eu sou boba!).

E você? Quais seus 3 livros preferidos de 2013?

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Crônicas do dia-a-dia: Júlia




Minha filha...minha pequena filha que nasceu tão inesperadamente e hoje se fez moça, minha menina, meu amor mais verdadeiro e mais doído...Oh dor q dói no peito! Uma dor de amor, uma dor de medo, medo de perder, medo que o mal te aflija, medo de não te ver.
Oh amor maior do mundo! Amor mais sublime, amo que não cabe no peito, amor que me transborda e me inunda.
O que seria da minha vida sem você, meu anjo? Minha paixão, meu coração fora do peito? O que seria de mim sem o seu sorriso, sem o seu cheiro, sem a sua alegria?
Você trouxe flor pra minha existência, você trouxe paz para minha alma, e com você tudo começou a fazer sentido.
Você é a estrela que me acompanha, é a minha vida em outras mãos...lembro dos teus olhinhos me olhando e logo os meus se enchem de lagrimas, lagrimas de amor, porque com vc tudo faz sentido.

Minha filha, nesse dia, nesse dia que é só seu, eu desejo tudo o que de mais bonito o mundo possa te oferecer. Te desejo sabedoria para lidar com os males que possa te afetar, te desejo força para levantar sempre que cair, desejo ser uma boa mãe  para que vc tenha sempre a quem recorrer quando seu coração parecer partido. Desejo que você saiba lidar com as paixões que abrigarem seu coração, que você consiga chorar quando tiver vontade, mas que logo volte a sorrir, desejo que o mundo brilhe sempre a seus olhos, que você consiga ver a vida colorida, mesmo quando ela pareça preto e branco...desejo estar sempre ao seu lado.

Eu só sou, porque vc é!
Te amo!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Resenha: Fim - Fernanda Torres

" As mulheres cultivam a fantasia de que o verdadeiro amor é capaz de transformar os homens. Quando isso não acontece, e isso nunca acontece, elas perdem o orgulho e viram esses farrapos que a gente vê por aí". pág. 23

"Só não terminaram porque a Irene tinha mais medo da solidão que da frustração afetiva". pág. 54

Sabem aquelas verdades tão verdadeiras que só temos coragem de falar pro travesseiro? Pois é, Fernanda Torres desnuda todas elas e o resultado é um livro engraçado, irônico e muito bom!
Adorei cada instante da leitura! Me diverti e muitas vezes me vi em vários personagens reclamões.

FIM conta a estória de Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Esses cinco amigos que se conheceram na praia e foram companheiros em festas, carnavais, bebidas, surubas e por ai vai... todos eles estão a alguns instantes da morte, mas não sabem. Nesse momento eles começam a pensar e recapitular tudo o que fizeram na vida, pensam sobre o trabalho, os amigos, sexo, ex mulheres, filhos. Nesses instantes de memórias conhecemos as mulheres que fizeram parte da vida deles, como Irene, Suzana, Célia, Norma e etc que de coadjuvantes não tem nada, elas são peças importantes na vida dos nossos "velhos".

Fernanda Torres conseguiu contar estórias que estão perto de terminar/morrer com um estilo totalmente novo, cheio de vida, de comédia, e sátira. A escrita dela é maravilhosa, contagiante e dinâmica.

Os "velhos" de Fernanda Torres são em sua maioria ranzinzas, eles tem aquele humor pesado e divertido,  cada protagonista conta a sua estória em 1a pessoa o que faz a leitura real e engraçada.

ADOREI!