terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Crônicas do dia a dia: O que vale na vida?

Eu nunca fui uma menina bonita, pelo menos nunca me senti assim, eu olhava no espelho e ele me falava exatamente como me via. Então desde pequena eu sabia que precisava de outros atributos para aparecer na vida.
Achava que o caminho era ser inteligente e que quanto mais eu estudasse mais inteligente eu ficaria, e foi assim, sempre estudei muito e sempre gostei muito disso. Mas foi nos livros que encontrei alento para minha alma que sempre ansiou por respostas.
No Ensino Médio, vulgo Segundo Grau, uma professora maravilhosa e brava, mandou a classe ler "Olhai os Lírios do Campo" de Érico Veríssimo. 
Lendo a estória de Eugênio, eu me comovi com aquele garoto pobre, que queria subir na vida, que tinha vergonha das origens e que casara sem amor pensando somente em sua posição social. Mas o auge da leitura foi conhecer Olívia, uma moça sem grandes atributos fisicos, mas com o coração cheio de bondade, amor e carisma.
O amor dos dois mexeu comigo, e eu nunca consegui esquecer dessa estória e muito menos de Olívia e suas palavras.

"Enquanto as estrelas brilharem haverá esperança na vida."

Li e reli as cartas de Olívia à Eugênio, me apaixonei, chorei e quis um amor desse...um amor sereno, compreensivo, infeliz mas bonito, um amor como os lírios do campo que "...não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda a sua glória se cobriu como um deles".

Ai eu descobri que além de ser inteligente, eu precisava ser uma boa pessoa, ter um coração mais bonito do que o rosto, ter ternura evaporando pelos poros, saber doar antes de receber, e é isso que eu busco até hoje, mesmo depois de mais de 20 anos dessa leitura.

Como diz Fernando Pessoa em um poema maravilhoso que li:
"Já que não posso ser obra de arte no corpo que seja na alma".
E o que vale na vida? Quem você é ou como você é?




8 comentários:

  1. Bem de tudo que você tão bem colocou aqui eu sei de uma coisa: eu sou o que sou. Pro pior ou pro melhor. Faço o que posso e tento agradar aqueles que me são chegados. Amo todos e principalmente a mim mesma. Pois se eu não me amar, ninguém amará. Aprenda a se conhecer e dê valor a você mesma. Nunca se deixe pra baixo. Sorria sempre, mesmo que as vezes custe. Não deixe seus inimigos saberem de sua fraqueza, nunca. E saiba viver com dignidade. Pra mim acho que sou assim. Se ainda não, estou bem próxima disso. Beijos.. Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada de Erico Veríssimo, mas esse post me instigou a querer conhecer as obras do autor, então espero fazer isso em breve, quem sabe começando por esse que você indicou. E gostei também do tema do post e do que você escreveu, muito interessante. ;D

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro no primeiro ano do ensino médio (ano passado) e achei ele de uma sensibilidade tão grande... Ri, chorei e foi um livro que realmente me comoveu. Foi uma surpresa ler a crônica de hoje e me deu uma vontade boa de reler nessas férias. Porque a maneira como você se sentia é a maneira como eu me sinto. E afinal, o que vale mesmo são suas atitudes, valores e conceitos. É a sua alma.

    ResponderExcluir
  4. Realmente uma leitura pode nos ajudar a tomar decisões ou até mesmo mudar de opinião, mas o melhor é quando uma leitura nos ajuda a olhar a vida de frente e nos instiga a buscar o que sonhamos! Adorei sua crônica de hoje, fiquei com vontade ler esse livro do Érico! Feliz 2014 Marcela, que seja um ano cheio de coisas boas pra voce e sua familia! Super bjo! :)

    ResponderExcluir
  5. Amo Erico... parabéns pela beleza deste post!!
    Querida que este ano seja repleto de saúde e felicidade para vc e sua família!
    Que possamos (com)partilhar boas leituras e bons momentos em 2014!
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  6. Vontadinha de ler esse livro (que nem sei pq não li ainda)!! rsrs
    A beleza está nos olhos de quem vê! E pra mim vc é muito bela!!!!!!!
    Bjus
    Giu

    ResponderExcluir
  7. Tb tive que ler este livro na época que fazia ensino médio...

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!