Um vazio onde você pensava que aquela pessoa iria viver ali para sempre, mas um dia essa pessoa sai, sem olhar para trás, ou dizer adeus, e some para sempre."p. 124
Já contei para vocês sobre minha paixão por personagens infantis.
Principalmente os cheios de emoção e sentimentos, crianças sensíveis, inteligentes, e que ensinam muito para quem lê seus livros.
Esse é o caso de Molly, protagonista do livro "Temporada de segredos".
Ela e sua irmã Hannah estão morando com seus avós paternos desde que sua mãe morreu por causa de um aneurisma.
As meninas se sentem sozinhas, o pai mal vai visita-las. Hannah é agressiva, a avó já não tem tanta paciência, o avô é a única figura de afeto para as meninas, Molly vive a ler, sonhar e imaginar.
Numa noite chuvosa, levada pela irmã, Molly tenta uma fuga da casa dos avós, e no caminho ela se depara com um homem fugindo de uma caçada de cães, cavalos e um homem com chifres. Amedrontada a menina não sabe o que fazer, até que o homem a acalma e pede que ela volte para casa.
Chegando em casa, a garota conta sua estória para todos, mas eles acham que é só mais uma de suas invenções.
As meninas estudam numa pequena escola da região, e numa excursão à igreja, Molly vê numa das colunas o rosto do homem fugitivo. A professora conta a estória do Homem Carvalho, e as coisas começam a fazer sentido para nossa pequena protagonista.
Mas será que isso não passou de um sonho? De mais uma invenção da menina? Ou será que ele realmente é o Homem Verde que tem o poder de devolver vida as plantas, e poderá fazer a mãe de Molly ressuscitar?
O livro é uma mistura muito bem feita de fábula, romance e mitologia, o que o faz extremamente interessante.
São 244 páginas que você lê num piscar de olhos, pois a narrativa é fluída e o enredo muito bem construído.
Fiquei com vontade de pegar a Molly no colo e abraçar muito! Ela é uma menina muito fofa, sonhadora, meiga e sensível. Morri de vontade de conversar com Hannah, de pedir para a avó mais paciência, e de dar um "sacode" nesse pai ausente.
" Temporada de segredos" é muito especial por tratar de um tema que mexe com o coração de qualquer mãe: o medo de morrer e deixar seus filhos! Ao mesmo tempo, o que mais gostei é que a escritora consegue falar com naturalidade e delicadeza, vendo a morte como um recomeço natural, como o inverno é o fim de um ciclo e o verão um novo início...que todos temos essa oportunidade de recomeço e superação todos os dias.
Recomendo!
Informações:
Escritora: Sally Nicholls
Editora: Geração Editorial
Páginas: 244
Olá Marcela. =)
ResponderExcluirAdorei, ainda não tinha visto esse livro, a capa tem cores lindas e amooo balanços. XD
Essa mistura de mitológia e fábula deve ser demais, apenas com a resenha fiquei bem curiosa. Imagina se deparar com um ser fantástico, até nós acabaríamos por duvidar.
Crianças criativas vivendo com pessoas tão impacientes e que não lhes dão ouvidos é quase uma tortura. E a esperança da garotinha de ter sua mãe de volta é tão doloroso de imaginar.
Adorei a dica.
Perder a mãe qdo se é gde já é horrivel né Dani? Imagina qdo se é cç? Dor horrivel! beijos!! AH! Seu livro foi ontem pro correio! :)
ExcluirMarcela, primeiro quero te parabenizar pela resenha que ficou tão tocante quanto esse livro parece ser! Também sou fã de personagens infantis, assim como voce! Fiquei apaixonada pela historia e com certeza vou ler, lindo demais!
ResponderExcluirPS: Vc ja leu Quarto da Emma Donoghue? Se não leu, leia, vc vai se apaixonar por Jack, o garotinho protagonista da historia!!! Bjão!
Oi Driiii!! Vou procurar esse livro!! Ainda não li!! Mas fiquei com muita vontade!!! :) Beijão querida!
ExcluirVc vai amar Marcela, depois que ler me conta! Bjão! =)
ExcluirA resenha está muito bem escrita, fui lendo e montando o cenário todo. A Molly é uma fofa, e muitas crianças que perdem a mãe acabam tendo comportamento como o dela! E paciência mesmo, não tem jeito, é só com as mães! Bjs
ResponderExcluirVerdade LU! Várias crianças qdo perdem a mãe ficam assim, ou como a Hannah, revoltadas :/ de qq forma, deve ser super dificil pras cçs! Beijão!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue lindo o título do livro!!!!!A história é bem lúdica,gostei da idéia de associar as estações do ano aos ciclos da vida.
ResponderExcluirUm abraçoo!!
Como sou mãe de uma menina, já fiquei aqui com o coração apertado. É tão engraçado como certos assuantos tocam a gente de um jeito diferente depois que somos mães. Mas enfim, o livro deve realmente ser lindo e foi uma super indicação.
ResponderExcluirJá vi várias alusões das estações do ano à nossa vida e foram bem pertinentes.
ResponderExcluirParece bem emotivo.