" As mulheres cultivam a fantasia de que o verdadeiro amor é capaz de transformar os homens. Quando isso não acontece, e isso nunca acontece, elas perdem o orgulho e viram esses farrapos que a gente vê por aí". pág. 23"Só não terminaram porque a Irene tinha mais medo da solidão que da frustração afetiva". pág. 54
Sabem aquelas verdades tão verdadeiras que só temos coragem de falar pro travesseiro? Pois é, Fernanda Torres desnuda todas elas e o resultado é um livro engraçado, irônico e muito bom!
Adorei cada instante da leitura! Me diverti e muitas vezes me vi em vários personagens reclamões.
FIM conta a estória de Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Esses cinco amigos que se conheceram na praia e foram companheiros em festas, carnavais, bebidas, surubas e por ai vai... todos eles estão a alguns instantes da morte, mas não sabem. Nesse momento eles começam a pensar e recapitular tudo o que fizeram na vida, pensam sobre o trabalho, os amigos, sexo, ex mulheres, filhos. Nesses instantes de memórias conhecemos as mulheres que fizeram parte da vida deles, como Irene, Suzana, Célia, Norma e etc que de coadjuvantes não tem nada, elas são peças importantes na vida dos nossos "velhos".
Fernanda Torres conseguiu contar estórias que estão perto de terminar/morrer com um estilo totalmente novo, cheio de vida, de comédia, e sátira. A escrita dela é maravilhosa, contagiante e dinâmica.
Os "velhos" de Fernanda Torres são em sua maioria ranzinzas, eles tem aquele humor pesado e divertido, cada protagonista conta a sua estória em 1a pessoa o que faz a leitura real e engraçada.
ADOREI!
Antes de ler qualquer coisa sobre esse livro eu já sabia que era bom, não é só por eu ser fã da Fernandinha e por ela ser filha da talentosa Fernanda Montenegro, mas porque sempre achei ela inteligente e muito sagaz e com certeza suas historias contém essas qualidades. Adorei sua resenha e claro que quero ler esse livro também né! Super bjo! :)
ResponderExcluirQuando vi o livro achei que não leria... agora fiquei bem a fim :)
ResponderExcluirGostei do que vc escreveu. Acho que livros assim, leves e divertidos, nem tanto "cabeça" agregam nesta vida tão turbulenta!!! Bjks
Estou interessada nesse livro desde que vi o lançamento. Depois dessa resenha então, minha vontade só aumentou. A história parece ser bem divertida e achei a ideia genial. A morte realmente nos faz repensar nossas atitudes, nossos feitos da vida, mas refletir sobre isso quando se está próximo da morte deve ter rendido um livro e tanto.
ResponderExcluirGosto muito da Fernanda Torres, por isso que quando o livro foi lançado eu já me interessei imediatamente, mas até então eu não sabia exatamente do que se tratava e agora que eu li a resenha meu interesse aumentou ainda mais. Já é evidente que a Fernanda é naturalmente engraçada e o fato dela ter utilizado isso no livro, com uma dose de ironia, certamente deve ter resultado num livro muito agradável e que merece ser lido, sobretudo para mim que gosto muito de livros nesse estilo. Já entrou pra minha lista. ;D
ResponderExcluirAdorei saber deste livro da Fernanda Torres. E amei saber que é ótimo, engraçado e com personagens tão distintos. Estou precisando de um livro assim pra me distrair. Obrigada pela indicação e pela resenha. Beijos.
ResponderExcluirEu vi ela comentando um pouco sobre o livro mais não cheguei a imaginar que a história seria tão boa.
ResponderExcluirFiquei aqui com vontade de saber mais, de ouvir/lendo as histórias que esses amigos irão compartilhar.
Adorei a resenha. Beijos.
Oi Marcela!
ResponderExcluirNão conhecia, mas parece uma boa leitura, =D
Bj!
Um livro de pessoas q vão morrer mas q fala da vida?! Parece que o enredo é bom vou da uma conferida nesse livro também!! rs
ResponderExcluirBeijos
Oi Marcela!
ResponderExcluirDesde o lançamento estou curiosa com o livro e sua resenha fez aumentar minha vontade de ler.
Gosto mto da Fernanda Torres e fico feliz que a escrita da autora seja dinâmica, divertida e envolvente.
Gosto de livros que são narrados em 1ª pessoa, parece que lemos os pensamentos dos protagonistas rs
Já está na whislist.
Bjss
Como atriz, Fernanda Torres é impagável, mas não sabia bem o que esperar desse livro dela, mas pelos seus comentários, ela se saiu muito bem com essa história e tenho certeza de que vale a pena a leitura.
ResponderExcluirSabe, no começo eu gostei! bem a cara da Fernanda, tiradas inteligentes, palavrões, e sarcasmo só que foi cansando ... to parado no segundo velho :D
ResponderExcluirRafael, eu tbm não conseguir passar do segundo velho!!! hahaha
ExcluirCara Marcela pires, meu nome é Mauro Chuairi e, recentemente, ao ver no facebook o 1° texto lá de cima, atribuído à Fernanda Montenegro (não sabendo que fazia parte do livro da filha), fiz a seguinte crítica, que postei no face: "Os homens cultivam a fantasia de que as mulheres são capazes de amá-los verdadeiramente. Quando isto não acontece e nunca acontece, eles se tornam estes bostas que vemos por aí.
ResponderExcluirOu seja, transferir a responsabilidade de um para o outro em nada ajuda. Com certeza, muito pelo contrário.
A incapacidade das partes de identificarem o que se fazer para construir um relacionamento maravilhoso é o verdadeiro X da questão.
Por mais que o amor de cada um venha do fundo de seus corações e de suas almas em nada garante que sejam sentimentos compatíveis, pois as "catequeses" impostas a cada um em suas criações provocam, via de regra, premissas sobre o amor completamente díspares, frustando, assim, quase que invariavelmente, de forma significativa, os respectivos anseios.
Vou deixar o recado curto desta forma por não saber sobre o possível interesse sobre este debate, digamos assim. Um grande abraço."
Agora estou tomando conhecimento, através de este seu blog, que o texto que critiquei consta do mencionado livro.
Assim, considero de vital importância saber se aquele texto é da Fernandinha ou de algum dos protagonistas do livro.
Pois, em sendo de algum protagonista, posso até contestá-lo, mas não à Fernandinha.
De qualquer maneira estarei corrigindo a informação no meu post no face, sobre ser uma frase do livro da Fernandinha.
A estou chamando Com intimidade de Fernandinha por ser fã de carteirinha desta grande atriz.
Da mesma forma, sempre fui fã da Grande Fernanda mãe.
Meu mail é maurochs_7@hotmail.com, caso interesse para me responder.
De toda forma, passarei aqui no seu blog em breve para verificar se tem alguma resposta aqui registrada, quanto á minha indagação.
Muito obrigado.
Tenho que discordar. Achei o livro bem ruim. Personagens rasas, pensamentos rasos, piadas comuns e cheio de clichês. Ela é uma boa atriz, principalmente em comédia, mas não passou esse talento para a literatura.
ResponderExcluirEu tenho bastante curiosidade em ler esse livro pra saber se o que a Fernanda escreveu ficou bom.
ResponderExcluirO livro é ruim de dar pena. Achei bem pretensioso, querendo ser o que não é. Também não consegui achar nenhuma graça no humor. Às vezes as piadas pareciam infantis. Não gostei. Livro pobre.
ResponderExcluir