domingo, 27 de maio de 2018

Resenha: O perfume da Folha de Chá - Dinah Jefferies

"...a culpa era capaz de consumir uma pessoa por dentro, e que era uma presença persistente, invisível a princípio, mas ia crescendo até ganhar vida própria."

Ganhei esse livro de Dia das Mães.  Vi essa capa linda e me encantei! Li a sinopse e me encantei, precisava saber qual o segredo que esse casal mantinha. Esse romance é para ser saboreado, a leitura é um deleite, as ações acontecem devagar, não espere um livro onde as coisas vão se encaixando rapidamente, essa é a estória da vida de Gwen e Laurence.

Gwen é uma moça inglesa de 19 anos, recém casada e apaixonada pelo viúvo Laurence de 37 anos. Ele é um fazendeiro de chá no Ceilão e ela se muda para lá. Chegando à essa nova vida, ela percebe que o marido esta cada vez mais distante e mantem vários assuntos em segredos. Logo ela descobre na propriedade um túmulo escondido em meio a um matagal, Laurence não se abre, não tem diálogo,  não conversa nem sobre a sua primeira esposa Caroline.
Após uns meses, ela descobre que esta grávida e a felicidade  reabre  aporta para eles. O parto é  sofrido Gwen esta sozinha em casa com Naveena, aia da Laurence, a inglesa dá luz a duas crianças, mas um medo terrível a faz ter uma atitude impensada, que ela se culpará pelo resto da vida.

No romance temos outros personagens muito importantes para a trama:
Verity - 26 anos, irmã de Laurence, mimada, dissimulada. Boa parte das brigas entre o casal, acontece por culpa dela.

Fran - prima de Gwen, uma menina a frente do seu tempo, orfã dos pais. É como uma irmã para a protagonista.

Savi - um artista do Ceilão, ele tem papel decisivo na estória (olho nele!!). Laurence o detesta, no fim sabemos o motivo :)

Naveena - empregada da casa, foi baba de Laurence, uma mulher muito batalhadora e tem papel bem importante na narrativa como na estoria familiar de Laurence.


"O Perfume da folha de chá" me fez pensar em como é ruim manter segredos, temas que não são conversados... pois esse é o cerne dos problemas desse casal, além do grande preconceito racial que é muito bem relatado nessa obra. 

A trama é muito bem montada, mas como disse, você não pode ter pressa, a narrativa é lenta e bem descritiva, os fatos vão se resolvendo dentro dos 4 capítulos (Nova Vida, O Segredo, O Sofrimento, A Verdade), das 430 páginas. 

O capítulo III O Sofrimento é muito arrebatador, eu sofri e chorei com ela, a dor da culpa foi cortante, enorme, e arrebatadora,

Eu amei e odiei o final, queria bater em  Laurence!!! Porque se ele tivesse conversado com Gwen nada teria acontecido! Ela não teria tomando a decisão desesperada que tomou! E também fiquei impressionada como as pessoas são preconceituosas! Até quem sofre preconceito é preconceituosa! Por exemplo, as pessoas do Ceilão sofrem preconceito pelos Ingleses, e mesmo assim são extremamente preconceituosos com os tâmis, povo que veio para trabalhar no território que hoje é o Sri Lanka.


Recomendo muito a leitura! Paguei $31,90

11 comentários:

  1. Marcela, eu gostei muito de saber que O perfume da folha de chá traz uma história bonita e bem construída, com ligações interessantes com a época na qual está contextualizada, capaz de proporcionar uma leitura fluida e envolvente. Sei o quanto deve ser incomodo o preconceito descrito no livro, mas acredito que devemos conhecer todos os lados de uma época.
    Também acho a capa lindíssima, e quero ler o quanto antes.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive curiosidade sobre esse livro, e fiquei contente em ver que o livro é muito bonito, mesmo sem ação. Amo histórias que trazem tramas cheias de segredos e reviravoltas e por isso já adicionei o livro entre os desejados. Quero ler também.
    Beijos, Marcela!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Primeira vez te visitando. <3
    Gostei da resenha! Parece um romance mais profundo, com reflexões bem importantes.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Marcela!
    Acredito que é o tipo de livro que para apreciá-lo em sua totalidade, temos de nos envolver com a protagonista, enveredando por seus mistérios do passado, bem como suas dores e adaptações no presente. Gosto de livros assim porque são intensos e acabamos nos envolvendo.
    Pena que amou e odiou o final...
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “O que eu sinto eu não ajo. O que ajo não penso. O que penso não sinto. Do que sei sou ignorante. Do que sinto não ignoro. Não me entendo e ajo como se entendesse.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcela!
    Fiquei conhecendo o livro agora lendo sua resenha, que capa maravilhosa.
    Mesmo sendo um enredo que você gosta e odeia parece uma história cheia de tramas, reviravoltas só porque o diálogo não existiu entre o casal.
    Quero ter a oportunidade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou louco para descobrir todo esse mistério que circunda a vida do casal. Como é um romance histórico, é esperado que a leitura seja arrastada em alguns momentos, uma vez que a escrita da leitora parece ser bem descritiva. Mas vale a pena. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro, mas também me encantei pela capa e gostei bastante do título também. É diferente. O enredo é muito interessante e cheio de segredos e mistérios. Quantas coisas estão escondidas e imagino que o leitor fique preso na leitura até o final. Gosto de narrativas que mantém o seu tempo e não atropelam as coisas. Acho que irei gostar bastante desse livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcela,
    Eu já conhecia um pouco da história, e mwamo amando romances, lendo as resenhas não me convenceu tanto a ler, confesso que achei o romance todo meio egoísta sabe?
    Romance histórico é gênero difícil de me conquistar logo de cara, então pretendo ler para entender melhor, fico feliz que tenha feito você se encantar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sinto muita raiva quando em um livro tudo poderia ter sido resolvido com uma conversa e os personagens fazem de tudo, menos conversar, não tenho paciência.

    ResponderExcluir
  10. Eu me apaixonei por esse livro assim que foi lançado, a capa, o título tudo Neme me dava uma sensação boa até que ouvi comentários desanimadores dele. Não que isso me faça desistir da, pois para cada um o livro chega diferente, só sei que deixei ele guardado homem para uma hora que ele me chamasse para ser lido (sim, são os livros quee chamam). Mas agora lendo tua resenha e o modo carinhoso com que tu falou dele a minha chama reacendeu... Muuuito obrigada, ele será mimha próxima leitura

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!