quinta-feira, 31 de maio de 2018

Resenha: Com amor, Simon - Becky Albertalli

"É que às vezes parece que todo mundo sabe quem eu sou, menos eu.”

Primeiramente tenho que dizer que esse é um livro fofo e acredito que os adolescentes vão amar!

Simon é um garoto boa pinta, bom aluno, bom filho, bom amigo, aquela pessoa que todo mundo quer ter por perto, ele é gay, mas não "saiu do armário" ainda, nem é por causa dos pais, esses são super compreensíveis e ele sabe que o apoiaram,  mas sim por uma insegurança dele mesmo, como os amigos iriam reagir? Como contar?

“Mas estou cansado de sair do armário. Tudo o que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo.”

Simon troca e-mails com Blue, um rapaz gay da mesma escola, porem nem ele e nem Blue sabem quem é um e outro, eles se correspondem por apelidos e emails anônimos. Até que Martim, descobre as correspondências e chantageia Simon. Mas não é uma chantagem agressiva, Martim se esconde na fachada de cara legal, mas que na primeira oportunidade mostra as suas garras.

Em nenhum momento Símon sofre aquele bullying clichê ou agressões físicas, apesar de ter que lidar com Martin que é um preconceituoso disfarçado, o livro trata da questão psicológica, da auto aceitação, de como lidar em si mesmo com as suas opções.


“Sentir-se seguro quanto à masculinidade não é a mesma coisa que ser hétero.”

A narrativa é toda em primeira pessoa, é como se cada leitor fosse Simon, e nessa jornada a gente vai se descobrindo com ele e compreendendo como um adolescente gay se sente e se aceita.

A parte mais fofa do livro é o romance dele com Blue.  Quando eles se conhecem e enfim começam a viver esse amor, é muito fofo!!! 

Achei que é um ótimo  livro para os adolescentes que vivem essa situação e principalmente para quem ainda tem algum preconceito com a questão LGTB.

Paguei $25,90


10 comentários:

  1. Não conhecia mas já gostei, Simon parece bem fofo e inseguro. Já Martim acho que não irei gostar dele. Com certeza uma leitura que eu iria gostar pois não tenho nenhum preconceito.

    ResponderExcluir
  2. Desde a primeira vez que vi este livro, percebi que ele é um livro cheio de representatividade. Um livro envolvente, necessário. Um livro para ler e reler e indicar para que mais e mais pessoas leiam. Amo histórias que mostram esse amor tão sincero e fofo, e quero conhecer Simon em breve.
    Beijos, Marcela!

    ResponderExcluir
  3. Marcela!
    Bom ver que o livro foge dos clichês e entendi perfeitamente o sentido que o autor quis dar as escolhas de Simon, ele apenas queria ser conhecido por quem é de verdade e não por um estigma em relação a sua opção sexual.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “O que eu sinto eu não ajo. O que ajo não penso. O que penso não sinto. Do que sei sou ignorante. Do que sinto não ignoro. Não me entendo e ajo como se entendesse.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcela!
    Esse livro traz uma mensagem tão linda que todos deveriam ler. Não assisti ao filme, porque quero ler o livro primeiro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Marcela, eu tenho a certeza de que entrarei para o time que ama essa história. Acho incrível é como a autora aborda temas considerados tabus da forma que eles precisam ser encarados pela sociedade: com uma simplicidade incrível. Li tantos comentários positivos que antes de conhecer o Simon já o considero um personagem inesquecível! Quero o livro e em breve assistir o filme, que está com um enorme sucesso.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, o maior ponto positivo dessa obra é a abordagem atípica feita sobre a homossexualidade, que não é retratada como o problema em si, mas sim como a mesa pode mudar a relação de quem é próximo. Já vi que vou amar a leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não tive interesse pelo livro por acreditar que a escrita deve ser muito juvenil, mas o filme eu quero assistir.

    ResponderExcluir
  8. Acho de grande importância livros como esse, que tratam da temática de forma natural e ao mesmo tempo trazem um enredo que despertem a atenção em todos os leitores. Já tinha lido outras resenhas sobre o livro e quero fazer a leitura. Muito legal a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcela,
    Também acho que o livro fala bastante de aceitação, e outro ponto legal é a importância que dá a amizade, gostei disso. Apesar do tema ser de extrema importância, principalmente a chantagem que Simon sofre, a história toda parece bem leve e eu gostei! Tô bem curiosa pela adaptação também, a escolha de atores parece combinar bem com os personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto esse livro mas nunca parei para ler a resenha, como tu falou, me pareceu adolescente demais. Porém ganhei o ingresso e fui assistir. Realmente é muito fofo e ele não sofre bullying o que me pareceu fantasioso demais. Sabemos que não é assim tão fácil, tanto por quem descobre quem realmente é quanto para pais e colegas. Enfim achei lindo de qq jeito é se tiver oportunidade vou ler tbm

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!