sábado, 16 de junho de 2018

Resenha: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se - Mark Manson


" A certeza é inimiga do crescimento"

Vou contar pra vocês que quando eu vi esse livro nas livrarias, eu pensei: Hummm esse livro deve ser mais um auto ajuda como tantos por aí...
Mas ai eu comecei a ver um monte de gente lendo e gostando...minha irmã leu e adorou...ai comprei o e-book (paguei R$13,00).
Eu adorei! Me rendi a ele! Postei algumas frases no instagran do blog, no FB e muita gente se interessou também. Na verdade ele não é auto ajuda não, ele é auto realista *rs, ele te dá vários exemplos e choques de realidade de que você é quem faz a sua vida, você é responsável por tudo o que acontece com você, mesmo que não seja o culpado por elas.

"Quando você passa a se sentir confortável com toda a merda que a vida joga na sua cara (e ainda vai rolar muita merda, pode acreditar), você se torna invencível, num sentido levemente (bem levemente) espiritual. Afinal de contas, o único jeito de superar a dor é aprender a suportá-la.”

Eu amei a parte que ele fala sobre as referências, me dei conta de que tudo na vida é referência! Ele conta diversas histórias de vida, as vezes dele mesmo, as vezes de artistas como Ringo Star, Dave Mustaine, Buda e por ai vai.
A linguagem usada no livro é "mara", porque na verdade é como se Mark estivesse conversando com você o tempo todo, contando as experiências dele, e te dando conselhos, falando sobre a vida...vi essa leitura como um bate papo com um amigo.
Acredito que Mark Manson tem um dedo no Budismo, pois muitas das suas filosofias pairam sobre os preceitos dessa filosofia de vida, como a aceitação, sofrimento é inevitável, viver o hoje, e por ai vai.

"Se o sofrimento é inevitável, se os problemas da vida também são, a pergunta que devemos fazer não é "Como paro de sofrer?", e sim "Pelo que estou sofrendo? Com que propósito".


O mais importante é que ligar o f*da-se não é não se importar com nada, e sim, se importar apenas com o que realmente importa, a vida é curta, você precisa parar e refletir o que é importante pra você.

6 comentários:

  1. Ao contrário de ti, nunca pensei que fosse um livro de auto ajuda, com um título desses achei que fosse bem mais impactante ahahaha. Ouço comentários positivos dele assim como tu tbm gostou. O que achei curioso é que foi escrito por um homem, quero ver sua visão de certas coisas. Já está na lista a horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana! Eu não imaginava que ia gostar, mas adorei!!

      Excluir
  2. Pois é, acho que muitas reflexões que esse livro pode nos forçar a fazer, seriam muito úteis para mim. Eu vivo me preocupando com problemas que nem sempre tem soluções rápidas ou fáceis. Acho legal essa comparação de alguns pontos com a filosofia budista que admiro demais. Gostei bastante da dica. Eu já tinha visto o livro por aí, mas não com tantas informações que pudessem realmente me deixar interessado.

    ResponderExcluir
  3. Marcela!
    Todo livro que traz algum tipo de ensinamento e melhoria pessoal, é um aprendizado imperdível de leitura.
    O mais importante é sabermos mesmo se estamos ou não preparados para ler a ideia que o livro traz e implementá-las em nossas vidas?!
    Tenho ele na estante, porém ainda não li.
    Que o domingo seja abençoado!
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Marcela, não podemos ignorar que A sutil arte de ligar o f*da-se é daqueles livros que realmente chama a atenção logo no título. Gostei de saber que com tantos livros de autoajuda sendo publicados, a narrativa de Mark Manson se destaca com uma linguagem informal, próxima e revigorante. Quero ler!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Creio que o principal motivo para esta obra ter se tornado famosa se dá pelo nome e, em seguida, pelo jeito como Mark Manson escreve. Afinal, não é sempre que nos deparamos com um palavrão na capa de um livro quando estamos olhando o catálogo de uma livraria, não é mesmo? E mais ainda quando se encontra na categoria de autoajuda. E já imagino que, se o nome já é assim um tanto simplório, o texto tende a seguir o mesmo caminho. Adorei a dica de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!