"Eu noto que as pessoas vivem quase sempre tensas e não tem tempo. (…) Acho que o tempo é espalhado muito fino em cima do mundo todo, feito manteiga, nas ruas e nas casas e nas pracinhas e nas lojas, por isso só tem um tiquinho de tempo espalhado em cada lugar, e aí todo mundo tem que correr pro pedaço seguinte.”
Eu comprei "Quarto" pela indicação da querida Adriana, e eu só tenho a agradecer a ela por isso.
Gosto muito de livros que são narrados por crianças, mas esse não é igual a nenhum que eu já tenha lido.
Quando comecei a leitura, um misto de sentimentos tomaram conta de mim, não sabia se estava gostando ou odiando...fiquei sem dormir...precisava saber como Jack e a Mãe estavam, aí acabei a leitura na mesma noite.
"Quarto" conta a estória de Jack e sua Mãe.
Ele acaba de completar 5 anos, e a Mãe tem 27. Há 7 ela está presa no quarto, onde o Velho Nick os mantem reféns. Mas para Jack aquele comodo é seu mundo! Nada existe fora dali! Ele é feliz e mantem sua rotina, seus brinquedos feitos de casca de ovos e roupas, a sua amiga Dora Aventureira da TV, e os pedidos de domingo.
Entretanto, sua mãe vendo que Jack esta crescendo, e com medo do que possa acontecer a ele, precisa armar um plano de fuga.
Apesar da estória ser contada pelo menino e isso transforma tudo em meiguice, eu fiquei muito ansiosa, e queria tirar os dois de dentro do quarto, fazer alguma coisa por eles...a escrita é muito real! Por vezes, Jack me irritou quando se rebela contra a mãe, quis matar o Velho Nick quando ele vai para a cama com ela, e o menino fica contando os segundos passarem...mas ao mesmo tempo, é um leitura tão linda, de como o amor pode superar qualquer obstáculo.
Fiquei impressionada de como Emma Donoghue conseguiu entrar no mundo infantil de Jack, fazendo-o nos contar todos os sentimentos, saudades, pensamentos e emoções. E ao mesmo tempo, criando uma figura materna excepcional, capaz de tudo pelo seu filho, e ainda assim julgada e criticada pelas pessoas. (Revoltei-me demais na entrevista).
Esse não é qualquer livro, é suave e pesado ao mesmo tempo. Você vai se apaixonar e se angustiar.
Esse não é qualquer livro, é suave e pesado ao mesmo tempo. Você vai se apaixonar e se angustiar.
Que bom que vc gostou Marcela! Esse livro também me fisgou de uma maneira inexplicavel, era um misto de sentimentos, que não consegui definir e fiquei dias sem poder ler nada, pq o livro não me saiu da cabeça, acho que foi uma das melhores leituras que fiz nesse genero, juntamente com A Cidade do Sol do Khaled Hosseini! Parabéns pela resenha, me deu vontade de ler outra vez esse livro! Bjão!
ResponderExcluirNossa Adriana! Exatamente é isso q eu senti tb qdo li A Cidade Do Sol...nossa! Muito forte né?
ResponderExcluirVerdade Marcela! Tão forte que eu chorava compulsivamente, meu marido ficou até bravo dizendo que eu tava ficando deprimida de ler o livro, mas o sentimento é de que o autor(a) fez um trabalho tão bem feito que beirou a realidade, por isso que nos tocou tanto né! Eu confesso que adoooooro um drama! Bjão!
ExcluirA historia parece ser bem tensa. Li algumas resenhas sobre já, mas nao sei se teria a cabeça pra ler. Já li Identidade roubada e outros que tratam de temas do tipo, mas ver pelos olhos de uma criança torna tudo mais cruel, mais abominavel... Algum dia eu tomo coragem pra ler!
ResponderExcluirBeijokas
escolhasliterarias.blogspot.com.br
Eu, também, li a Cidade do Sol e fiquei até meio deprimida de tanto que sofri com a história. Vou querer ler este com certeza. Bjss
ResponderExcluirÉ a segunda resenha que leio desse livro.
ResponderExcluirParece bem tenso, mas merecedor de ser lido.
Essa história me pareceu muito interessante,não é a toa que é um ''best seller''..Adorei a resenha!!!
ResponderExcluirBJSSS
Oi Marcela,
ResponderExcluirNossa a capa é tão meiga que olhando para ela não se tem ideia do que os personagens passam, fiquei bem curiosa sobre a trama. =)
Presos num quarto, e eu me pergunto o motivo. Vou tentar adquirir este para matar a curiosidade. =)
Gostei da dica.
Bj
Não conhecia o livro e nem fazia ideia que tocava em pontos tão sensíveis assim. fiquei angustiada só lendo a resenha. Acho que quando as histórias são contadas por crianças ficam com um tom mais emocional, não sei.
ResponderExcluirQue resenha legal, gostei dos seus comentários. Parece interessante mesmo, com uma premissa que promete. Também adoro narradores infantis, dão um olhar mais delicado à narrativa.
ResponderExcluirLuciana
O livro parece interessante, mas sei lá se leria... Gostei só que nem tanto pra ler. Pelos comentários parece valer a pena, é uma história boa, mas não sei mesmo se leria..
ResponderExcluir