segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vale a Pena Ler: O Estrangeiro - Albert Camus

"Dizia que em boa verdade eu não tinha alma 
e que nada de humano, nem um único dos
 príncipios morais que existem no coraçã
dos homens, me era acessível."


"Não seria errado ler "O Estrangeiro" como a história de um homem que, sem nenhuma atitude heróica, aceita morrer pela verdade. Meursault para mim não é um perdido, mas um homem pobre e nu, apaixonado pelo sol que não faz sombra. Longe de ser privado de toda sensibilidade, uma paixão profunda, porque tenaz, o anima - a paixão do absoluto e da verdade." Albert Camus

Sinopse:
O romance conta a história de um narrador personagem, Meursault, um homem vivente que então comete um assassinato e é julgado por esse ato. A ação desenrola-se na Argélia na época em que ainda era colônia francesa, país onde Camus viveu grande parte da sua vida.
A narrativa começa com o recebimento de um telegrama por Mersault, o protagonista, comunicando o falecimento de sua mãe, que seria enterrada no dia seguinte. Ele viaja então ao asilo onde ela morava e comparece à cerimônia fúnebre, sem, no entanto, expressar quaisquer emoções, não sendo praticamente afetado pelo acontecimento. O romance prossegue, documentando os acontecimentos seguintes na vida de Meursault que forma uma amizade com um dos seus vizinhos, Raymond Sintès, um conhecido proxeneta. Ele ajuda Raymond a livrar-se de uma de suas amantes árabes. Mais tarde, os dois se confrontam com o irmão da mulher ("o árabe") em uma praia e Raymond sai ferido depois de uma briga com facas. Depois disso, Meursault volta à praia e, em um delírio induzido pelo calor e pela luz forte do sol, atira uma vez no árabe causando sua morte e depois dá mais quatro tiros no corpo já morto.
Durante o julgamento a acusação concentra-se no fato de Meursault não conseguir ou não ter vontade de chorar no funeral da sua mãe. O homicídio do árabe é aparentemente menos importante do que o fato de Meursault ser ou não capaz de sentir remorsos; o argumento é que, se Meursault é incapaz de sentir remorsos, deve ser considerado um misantropo perigoso e consequentemente executado para prevenir que repita os seus crimes, tornando-o também num exemplo.
Quando o romance chega ao final, Meursault encontra o capelão da prisão e fica irritado com sua insistência para que ele se volte a Deus. A história chega ao fim com Meursault reconhecendo a indiferença do universo em relação à humanidade. As linhas finais ecoam essa idéia que ele agora toma como verdadeira:
Cquote1.svgComo se essa grande cólera tivesse lavado de mim o mal, esvaziado de esperança, diante dessa noite carregada de signos e estrelas, eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo. Ao percebê-la tão parecida a mim mesmo, tão fraternal, enfim, eu senti que havia sido feliz e que eu era feliz mais uma vez. Para que tudo fosse consumado, para que eu me sentisse menos só, restava-me apenas desejar que houvesse muitos espectadores no dia de minha execução e que eles me recebessem com gritos de ódio."

Na minha leitura, o ponto central dessa trama figura em:
O que importa o que você fez da vida, se todos teremos o mesmo fim?
Se você foi bom, se vc sentiu, se vc sofreu, o que isso importa?? O seu fim será como o de qualquer pessoa: a morte.

CAMUS, Albert. O Estrangeiro
. Trad.Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro. ± 28º ed. - EditoraRecord, 2007 ISBN-10: 8501014869

3 comentários:

  1. Vou tentar ler, gostei muito da resenha!!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa...vou ver se acho esse livro por aqui.
    Sempre bom ter uma nova dica de livro ;)

    ResponderExcluir
  3. adoro essas dicas de livros, estou viciada em ler!
    bjks

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!