terça-feira, 28 de maio de 2013

Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes - Intrinseca


"Dizem que só é possível se admirar um jardim depois de certa idade, e acho que existe alguma verdade nisso. Provavelmente tem algo a ver com o grande ciclo da vida. Parece que há algo de miraculoso e ver o inexorável otimismo de um novo broto após a desolação do inverno..."

Antes de mais nada eu preciso dizer que estou apaixonada. Totalmente apaixonada por esse livro, e ele não só entrou para os dez mais do ano, como para um dos melhores da minha vida!
Eu amei. Amei profundamente. E fico me perguntando: como não li nada de Jojo Moyes antes? Agora quero ler tudo!

"Como eu era antes de você" conta a estória de Louisa Clark, uma jovem de 26 anos que perde o emprego num café da cidade e precisa urgentemente arrumar outro emprego, já que a situação financeira da casa esta bem difícil. Ela mora com os pais, a irmã que é mãe solteira, Thomaz o sobrinho de 5 anos e o vô que teve derrame.
Louisa é sempre comparada com sua irmã mais nova Treena, que  é "mais esperta e mais inteligente", e Lou é a atrapalhada e "maluquinha", e é um tanto acomodada em sua vida. Tem um namoro estagnado com Patrick há 7 anos, passa os fins de semana assistindo tv com o vô, e não tem nenhuma ambição na vida. Mas ela é uma pessoa engraçada, de bem com a vida, generosa, vive fazendo piada de tudo, uma figura!

A família dela apesar da falta de dinheiro, é unida e eu morri de rir em varias cenas! O pai Bernard é Hilário.

Lou consegue um emprego para cuidar de um tetraplégico.
Will é um homem de 35 anos que há 2 anos sofreu um acidente, foi atropelado, e teve lesões na C5 e 6.
Ele era um CEO de uma grande empresa, adora esportes radicais, como subir em montanhas, escalar...mas agora não consegue viver preso a essa cadeira, tendo dores, infecções constantes e tendo que pedir ajuda para tudo.
Ele pretende ir a Suíça cometer suicídio assistido em 6 meses. E é esse tempo que Louisa tem para fazê lo mudar de idéia.

O livro é narrado em 1 pessoa por Louisa. Tem 3 capítulos que temos novos narradores: Camila (mãe de WIl)l, Steve (pai de Will) e Nathan, o enfermeiro. Esses capítulos são maravilhosos, porque faz com que tenhamos uma visão do que cada um deles sente em relação ao problema de Will.

A escrita é tão gostosa que vc não consegue para de ler. O livro inteiro é cheio de sensibilidade e emoção.
É uma história terna, onde um muda naturalmente a vida do outro, um ajuda o outro, e você vê o amadurecimento das personagens, e se comove.
O que mais gostei é que a escritora em nenhum momento descreveu Will ou Lou como se fossem modelos de beleza, apesar de sabermos que Will é bonito, você se apaixona por eles serem quem são como pessoas. Não tem nenhum apelo sexual, é tudo emoção e sentimento.
Eu chorei que nem criança em várias partes, e ri que nem boba também.
O final é surpreendente.

Se eu pudesse dar um conselho para alguém q gosta de um belo romance é leia esse livro!
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573299
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Beatriz Horta

11 comentários:

  1. Oiii!!!
    Só essa capa já é para se apaixonar!!!
    Agora fiquei chocada com a questão do suicídio assistido!. =O
    Deve ser péssimo estar na pele dele, não consigo sequer imaginar, mas dá para ter ideia a partir da descrição das atividades que ele curtia fazer.
    Essa garota vai ser de grande ajuda para mudar a ideia dele, eu espero.
    Gostei do fato de ter três capítulos sem o POV da Lou, deve ficar mais interessante.
    Adorei a dica Marcela e a resenha tb.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh eu amei tanto esse livro!
    Terminei de ler semana passada e... há tempos não chorava tanto como chorei nos últimos capítulos de "Como eu era antes de você".
    Adorei cada página, cada diálogo, cada comentário ácido de Will... LINDO DEMAIS!Confesso que nos primeiros 5 minutos após o termino da leitura eu surtei um pouco, fiquei inconformada com o desfecho, mas.... superei! ahhahah

    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Amanda :)
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mais uma que se apaixonou pelo livro!!! Eu sabia disso, porque mesmo sem ter lido eu já estou completamente apaixonada pela historia e preciso dessa leitura o mais depressa possível! Parabéns pela resenha tão emocionante e apaixonada! A-D-O-R-E-I!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!

    Comprei o livro essa semana na promoção 5 por 50 do Submarino! Tô muito curiosa, ainda mais depois dessa resenha... Acho que ele vai furar fila! Hehe

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Super ansiosa pra ler, parece ser muito bom! E nem consegui ler o ultimo dela ainda! Querendo pegar e ler os dois de uma vez, com certeza vale a pena.

    ResponderExcluir
  6. Esse com certeza já está no topo da minha lista. Quero muito ler ele.
    Gostei da capa, do nome do livro, da história. Só tenho visto comentários bons sobre ele o que faz com que eu fique com mais vontade ainda de ler ele.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Oi Cela!
    Ai que lindo! Eu quero ler! =)
    Eu tenho o outro livro dela, mas ainda não li!
    Eu adoro livro que faz chorar! Já vou colocar na listinha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. A pessoa certa na hora certa faz toda a diferença. O título é ótimo, de cara já me fez pensar em como eu era antes de conhecer o meu marido. Não preciso nem falar que fiquei louca para ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Não li muitas resenhas desse livro, mas todas que li sempre são unânimes em falar que vale muito a pena. Parece ter muita delicadeza e sensibilidade. Assim que puder vou querer ler.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o livro, terminei de ler hoje e ainda estou meio atordoada com o final... Me apeguei rsrs...

    Está na lista dos melhores do ano.

    Adorei a resenha.

    bjs



    ResponderExcluir
  11. Adorei tua resenha, me interessei bastante por este livro. Seria um tema perfeito para um filme.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!