sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resenha: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

"Então funcionamos na base da confiança. Se você me diz que seu amigo vai ler os livros profundamente, de um modo que honre os autores, vou acreditar em você". p. 45

Clay nosso protagonista, é vítima da recessão econômica e esta desempregado apesar de ser altamente qualificado, tendo sido um webdesigner e programador de algum sucesso.
Porem como as coisas não andam boas para ninguém, o máximo que ele conseguiu foi um emprego noturno numa livraria 24 horas.
Lá ele percebe que a áurea de mistério não é só aparência, existe um segredo a ser desvendado, e ele utiliza de toda a tecnologia para desvenda-lo.

“Havia escadas que se prendiam às prateleiras e deslizavam de um lado para outro. Essas escadas normalmente têm seu charme, mas ali, se estendendo até a escuridão, elas pareciam agourentas. Murmuravam rumores de acidentes no escuro” (Pág. 16).

Eu queria muito ler esse livro, e até por isso ele foi o primeiro na lista dos novos lançamentos da Novo Conceito.
A capa é linda e eu estava muito feliz por essa leitura.
A estória é cercada de mistério, amizade e tecnologia, existem até alguns pontos que se pesquisarmos, eles são reais, como Gerritszoon por exemplo.
Entretanto, algumas partes me cansaram, como os detalhes da programação do computador, detalhes das maquetes, os computadores da Google, essas "nerdices" que quem é leigo, não se interessa. 
O enredo em si é atraente, o protagonista Clay Jannon é bem  cativante, o suspense é bacana, apesar do final ser meio frustrante. Eu esperava mais do final, e na realidade ele é  mais simples do que podemos pensar, e se pensarmos bem, é a única coisa que interessa. Mas mesmo assim, eu esperava uma super surpresa! *rs
Acho que é um livro ideal para quem gosta de ficção e computadores.

Curiosidade:
A capa americana não chega nem aos pés da brasileira:





7 comentários:

  1. Parece bem legal, pena que o final não te agradou.
    Também prefiro a capa brasileira hahhaha

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcela.
    Eu gostei bastante da capa nacional. Confesso que ao ver a capa americana eu jurava que era uma capa de dvd pirata. XD
    Quanto a trama, fiquei triste por não ser como imaginava, também esperei que fosse repleto de mistérios um tantinho de aventura, por conta das atitudes suspeitas.
    Uma pena que não tenha funcionado bem.

    ResponderExcluir
  3. Eu também estou muito afim de ler esse livro, mas confesso que agora fiquei meio "bolada" lendo sua resenha, não gosto de livros maçantes, que utilizam termos técnicos e tal, gosto da historia simples e que conquista, uma pena ele começar bem e terminar ruim, é pior do que aquele livro que começa ruim e vai melhorando, melhorando! Enfim, vou ler e depois eu digo o que eu achei, mas ja to de pé atras...

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Nada a ver essa capa americana ... a brasileira é infinitamente melhor. Puxa, agora você me deixou pensativa: estava esperando tanto do livro! Achei que teria mais suspense, mistério e nem me passou pela cabeça que fosse cansativo. Agora vou ler já sem tantas expectativas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que capa é essa gente? A nossa é muito melhor mesmo! E que livro *-*
    Adorei tudo nele e que inveja, queria era trabalhar num lugar assim. Com mistério ou não deve ser tão fofo ficar pertinho dos livros, ahhh...
    É muito bom esse livro pelo visto, gostei da trama dele.

    ResponderExcluir
  6. A capa é mesmo lindo, e o clima de mistério é tentador, bibliotecas, por natureza, já tem um cero que de suspense. Já entrou para a minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  7. A capa Americana é horrível, aff!!!

    Não sabia o que esperar dessa trama, na época do lançamento.
    Já li bem poucas resenhas e as reações foram bem mornas...

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!