sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Resenha: Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle

"Eu sempre tive a opinião de que não se deve nunca desistir de um meio feliz na esperança de um final feliz, porque não existem finais felizes. Sabe o que quero dizer? Há tanto a perder". pág. 200

Confesso que comprei "Deixe a Neve Cair" por causa do John Green, mas tive uma grata surpresa: os contos de Maureen e Lauren são os melhores!

"Deixe a Neve Cair" é um livro que conta 3 histórias distintas e interligadas, são como 3 contos, cada um escrito por um autor diferente. Todas as estórias ocorrem na cidade de Gracetown na véspera de Natal.

Começamos com o conto de Maureen Johnson, nele ficamos conhecendo Jubileu, uma menina de 16 anos que namora Noah e na véspera de Natal é obrigada a pegar um trem para a casa dos avós na Flórida, pois seus pais se meteram em uma encrenca numa loja e foram presos.
A segunda estória é a de John Green que conta as aventuras de Tobin, Duke e JP que enfrentam a nevasca para conseguir ir na Waffle House ver lideres de torcida.
E a última é de Lauren Myracle, onde conhecemos Addie e Jeb, um casal de namorados fofo, mas que estão em crise.


O que mais gostei é que além do fato das estórias serem interligadas, as personagens interagem uma na estória da outra.
Fiquei encantada com o conto de Lauren, com a forma dela conseguir explorar todos as personagens dos contos anteriores, como ela faz Addie refletir sobre si mesma e constrói um romance fofo, uma estória de amor simples e linda! E mostra para o leitor como nós esperamos demais das pessoas que amamos, e que o fato delas não nos amar como queremos, não significa que não nos ame. Cada um demostra como sabe.

No conto de Maureen, a gente conhece Jubileu e Stuart, e aprende que os finais também são recomeços.

Decepcionei-me um pouco com o conto de John Green, porque ele usou mais de 20 páginas para contar como Tobin, JP e Duke se aventuraram na neve, achei uma estória pouco emocional e com muita aventura. Faltou aquele "dom" tão espetacular de Green, já os contos das escritoras valeram o livro inteiro.

Alguem já leu? O que achou?

17 comentários:

  1. Ahhh, eu quero muito ler este livro. Acho ele tão charmoso e convidativo!!! Pena que o conto do John não é tão bom quanto os outros. Me parece um livro leve e divertido... Só fiquei angustiada porque você riscou no livro... eu fiz curso de preservação e desde então só assino meu nome na folha de guarda, hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs ai Edna, se eu não grifar, não sou eu...mas só grifo os livros que pretendo ficar, a maioria q leio, estou colando post it em vez de grifar...beijo

      Excluir
  2. Eu pensei em comprar este livro somente por causa do JG, e quase o fiz, mas acabei optando por outros livros no momento.
    Ainda bem que eu não comprei na empolgação, pq poderia acabar me decepcionando.
    Agora que tenho uma visão um pouco mais ampla,posso me aventurar com este livro sabendo que não devo criar expectativas absurdas. heheh

    bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tinha me interessado em comprar esse livro também por causa do John Green, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. E ufa! Você me poupou de uma grande decepção e me preparou para me surpreender também com duas escritoras, até então, desconhecidas por mim. Eu não gosto muito de histórias de natal, então já vou ler o livro com um pouco menos de expectativa.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ganhar este livro. E amei saber que o livro é muito bom. Também estava curiosa por ter um conto do autor John Green e queria saber se era bom. Mais sabendo que ainda tem mais dois contos de autores diferentes e ainda por cima melhores que o do John, vou adorar ler. obrigada por esta resenha inspiradora. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcela!
    Acho essa capa uma graça!
    Não sabia dos contos, fiquei um pouco desmotivada...
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcela!
    Acho essa capa uma fofurice e estou muito interessada no livro.
    Adoooooooooooooro contos e me encantei. Agora fiquei ainda mais interessada já que os contos das outras autoras são ainda melhores que de JG, meu queridinho rs
    E ainda as estórias são interligadas e os personagens interagem <3
    Quero mtooooooo e vou aproveitar esse fds para ir à livraria ;)
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Pela sua resenha parece ser uma delícia de livro, o Jonh Green é o mais famoso dos três, pelo menos no Brasil nesse momento, mas eu ainda não li nada dele. Um presente perfeito de Natal.

    ResponderExcluir
  8. Nossa esses livrinhos triplos assim costumam me desanimar. Nunca li nada de John Green então acho melhor nem começar por este... kkkkkkk... realmente os demais contos parecem interessantes e o fato de serem interligados é bem legal também, mas antes vou ler outros trabalhos do Green... para não acontecer um desastre na minha vida de leitora... kkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu desisti do John Green depois de tentar ler "O Teorema Katherine" e "Will & Will", não consegui terminar a leitura de nenhum dos dois. Não que sejam ruins, mas acho que livros juvenis não funcionam mais pra mim, não consigo mais lidar com dramas adolescentes, portanto não gostei e a partir de então não me interesso mais por livros voltados para esse público ou mesmo do autor, por mais elogiado que seja, não faz meu estilo. "Deixe a Neve Cair" parece legal, gosto muito de contos, mas novamente o problema de ser meio juvenil, mesmo que eu tenha lido comentários positivos vindos de pessoas mais velhas, não sei se eu iria gostar muito, mas gostaria de ler. Só acho que os livros do Harry Potter serão eternamente os únicos juvenis dos quais gostarei, hehe. ;D

    ResponderExcluir
  10. Muito legal! É uma boa dica de presente de Natal né? Eu ainda não li, mas deve ser bem legal pra entrar no clima de Natal. haha

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da ideia desse livro com contos e já li algo sobre o que você disse, que o do John Green não foi dos melhores. Talvez porque agora se crie muita expectativa em torno de tudo que ele escreve.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro contos, e quando são bem escritos, me ganham completamente. Eu juro que imaginei que o conto do John Green seria o melhor, mas pelo visto, pro seu gosto não foi! Espero poder ler esse livro em breve, porque me apaixonei pela capa dele, a imagem me transportou para os Natais da minha infância! :)

    ResponderExcluir
  13. Eu não costumo ler livros de conto, mas achei esse bem interessante. Achei bem legal as histórias serem interligadas e as personagens interagirem. Que pena que o conto do John Green não seja tão bom =/
    Eu achei ela muito linda *-*
    Amei sua resenha!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Acredita que não li nada desse autor ainda?
    Pois é, mas fiquei curiosa por começar por ele,que são conto e não irão me lavar ao um diluvio de lagrimas né?? :)
    Pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  15. Eu querendo muito ler esse livro. Achei a ideia dele fantástica, fazer três contos que interligam e os personagens interagem. Estou muito ansiosa pra ler ele. Mas sério que o conto do John Green é decepcionante?
    Gostei muito da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Não sabia que eram contos! Adorei!
    Poxa, que peninha que John Green não fez jus à seu talento e deixou a desejar. Mas se os outros dois contos são imperdíveis então não posso deixar de lê-los também.
    Pela breve sinopse de cada conto que você citou não dá pra ter uma noção de qual estou mais ansiosa para ler.
    Menina... não risque os livros!!! Tadinhos! Eu morro de dó disso, haha

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!