"Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões". p. 58"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso". p. 129"Os adultos também se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se aparecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade". p. 130"Nada nunca é igual...seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo esta sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos". p. 185
Como escolher somente um "quote" dentro de um livro tão maravilhoso? Impossivel!
Antes de ler "O Oceano no Fim do Caminho" é bom você entender um pouco do escritor Neil Gaiman, ele é um escritor aclamado pelos seus quadrinhos que misturam mitologia grega, sonho, morte, destino...e seus romances são tem sempre uma "pegada" de fantasia e escapismo.
"O Oceano no Fim do Caminho" parece um livro autobiografico já que em 2008 Gaiman passou por uma separação, e a personagem principal, um menino de 7 anos, não tenha nome na estória e nenhum dos familiares. Já as demais personagens tem nome e sobrenome.
Bom, o livro começa com um homem de 47 anos voltando a Sussex/Inglaterra para um funeral e lá encontra lembranças do passado. Muitas lembranças que ele nem sequer se lembrava, mas elas estavam ali guardadas.
"As memórias de infância às vezes são encobertas e obscurecidas pelo o que vem depois, como brinquedos antigos, esquecidos no fundo do armário abarrotado de um adulto, mas nunca se perdem por completo". p. 14
Esse homem vai até o terreno onde morava na infância e se recorda de um lago que existia no final do caminho, mesmo sem pensar na sua amiga Lettie Hempstock há várias décadas, ele se recorda dela imediatamente quando olha para aquele lago que ela chamava de oceano. (Título desvendado né?! E eu amei esse título! Lindo!)
Quando ele senta perto do lago várias memórias da infância voltam a florescer e é essa estória que nos é contada.
Quando ele tinha 7 anos, a família do menino passava por dificuldades financeiras e aluga um dos quartos da casa para complementar a renda. Um dos inquilinos é um minerador de Opala. Alguns dias depois de sua chegada, o sujeito é encontrado morto dentro do carro da família. A partir dai coisas inimagináveis começaram a acontecer.
O garoto junto com sua amiga Lettie Hempstock vivem algumas aventuras e emoções a partir de então.
Lettie é uma personagem maravilhosa, ela esteve com o garoto em todos os momentos difíceis e na verdade a gente acaba o livro ... **SPOILLER DETECTADO** sem saber se ela realmente existiu, se era uma amiga imaginária ou se era uma menina. **FIM DO SPOILLER**
Um fato determinante na estória para entendermos as metáforas que Gaiman utiliza, é sempre se lembrar que o garoto era aficionado por leitura, (como o próprio Neil na infância) ele amava livros, a leitura é seu passatempo predileto e existem várias passagens dele com "Contos de Nárnia", "Alice no País das Maravilhas" entre outros títulos cujo gênero é fantasia.
"O Oceano no Fim do Caminho" explora muito bem essa imaginação infantil, a fuga da realidade, como por ex, quando surge a figura de Úrsula, que é uma personagem marcante, tanto por ser psicologicamente brutal como por significar a quebra da família do menino, ele cria todo um universo surrealista que os envolve.
Não levei as passagens surrealistas e fantasiosas ao pé da letra, na minha leitura tudo isso foi despertado pela imaginação do garoto ao ver o homem morto, aquela cena aterrorizante despertou nele um "trauma" que ele conseguiu lidar melhor tendo essas fugas da realidade, como no caso da governanta, que ele não quis "ver" a traição do pai, preferiu ver Úrsula como uma "pulga" , um monstro. Até mesmo o caso da banheira, onde o pai quase o afogou, ele preferiu achar que o pai estava por efeito da governanta malévola.
O oceano para mim tem a função de destino, é o que leva e traz as coisas boas/ruins.
-Fim do Spoiller-
Eu adorei o livro, ele é denso! É marcante! Me fez pensar muito, tanto que acabei de ler no sábado e fiquei até hoje pensando e ruminando ideias.
Tem tanta coisa que eu queria falar sobre ele, porque é tão apavorante, tão surpreendente...é como ser criança de novo e viver os mesmos medos novamente.
Leia! É maravilhoso!
Paguei R$24,50.
AH!! Amei a capa!! Frente e verso são lindos!
Ainda bem que "destacou" bem o spoiler... eu não lia resenhas antes por causa deles, hehe... mas acho que vc percebeu este: "a gente acaba o livro sem saber se ela realmente existiu, se era uma amiga imaginária ou se era uma menina." hehehehe. Mas tudo bem, eu te perdoo por isso!!!
ResponderExcluirEu ganhei uma promo que tinha que escolher dois livros e este estava na lista, mas eu não o escolhi... ESTOU MORTA DE ARREPENDIMENTO! Preciso deste livro com urgência!!! Adorei a resenha... Bjs ;)
ah, eu quis dizer "eu acho que vc NÃO percebeu este..." tenho que ler o que escrevo antes de postar, hehe... Bjs
ExcluirEsse foi um dos poucos livros que li esse ano e acho que um dos mais marcantes, mesmo, apesar de eu não ter gostado taaanto assim, como a maioria parece ter gostado. Acho que porque eu não estou tão familiarizada com fábulas, fantasia, talvez não tenha entendido exatamente a essência da história, por isso estranhei como tanta gente disse que chorou litros e eu que choro por qualquer coisa, não tive nenhuma intenção de fazê-lo. Gostei muito da história, entendi o que ela queria passar, mas apenas não me emocionei. Talvez porque eu ainda não tenha chegado na idade de querer tanto voltar pra infância, ainda não experimentei as desilusões da vida adulta, hehe. Talvez se eu reler daqui uns anos ele me toque de outra maneira. ;D
ResponderExcluirAinda não li nada do Neil. Eu queria começar por "Coisas frágeis", mas me disseram que é um tanto pesado e eu posso não gostar. A mesma pessoa que me disse isso, me recomendou muito "O oceano no fim do caminho" e agora que li sua resenha acho que ela teve toda razão em aclamar esse livro. Não sei se irei gostar, mas acho que a leitura deve valer a pena já que essa não é a primeira (e tenho certeza que não será a última) crítica positiva sobre ele.
ResponderExcluirEle nem é tão caro, já vi ele na Saraiva de R$19,90. Da próxima vez, não pensarei duas vezes em comprá-lo.
Não li nada do autor, mas lembro que na época do lançamento desse livro fiquei bem interessada porque li muitos comentários bons. Depois acabou caindo no esquecimento e não lembrava dele. Agora com sua resenha já me lembrei o porquê queria ler.
ResponderExcluirNão era George o nome do menino?
ResponderExcluirAcho que tem um momento em que ele diz que quando era pequeno seu pai o pegava nos braços e o chamava de "grandioso George" ... ou não o.Õ
Então Rafael, eu achei que ele se referia ao desenho do George, e não propriamente ao nome dele, se for, essa é a única referência a nome né? Bjs
ExcluirEssa história é linda e apaixonante. Achei até que tinha que ter mais páginas. O autor continua a me surpreender com suas obras tão lindas e sublimes. Sua resenha também me deixou mais ansiosa pela história. Beijos.
ResponderExcluirAh! Eu quero muito ler esse livro... mas ainda não tive a oportunidade...
ResponderExcluirFiquei mais curiosa ainda sobre o livro com a sua resenha ♥
Boa semana!
Eu adoro os livros do Neil Gaiman e amei esse particularmente, é tão poético e cheio de significados, aquele tipo de livro que a cada leitura revela um aspecto diferente. Super recomendado.
ResponderExcluirNunca li nenhum livro do autor, mas “O Oceano no fim do caminho” está chamando minha atenção! Já li resenhas ótimas do livro, pretendo lê-lo em breve. Essa capa é linda mesmo, a Intrínseca como sempre fez um trabalho maravilhoso, não vejo a hora de ler esse livro =)
ResponderExcluirÓtima resenha, adorei!!
Bjs
Oi Marcela!
ResponderExcluirAdorei a resenha, desde o lançamento estou namorando esse livro <3
Meu primeiro livro de NG foi Stardust e eu li por causa do filme que tinha assistido, daí me encantei com o autor, excelente, maravilhoso e criativo "contador de histórias"!
Amei os quotes, saber que os personagens são marcantes, bem construídos, a narrativa densa, intensa e tensa.
A capa é mtoooooo linda e amei o título.
Interessante a pegada autobiográfica.
Bjsssss
Desde que eu vi esse livro achei a capa linda mesmo. Tenho curiosidade de conhecer o Gaiman, nunca li nada dele. Adorei a resenha. Vou ver se eu compro esse livro. :)
ResponderExcluirEncantador e emocionante seriam boas palavras para descrever o livro então né??
ResponderExcluirNossa linda a resenha e me deixou com certeza com muita vontade de ler.
O que me chamou a atenção inicialmente nesse livro foi a capa e o titulo. Depois que comecei a ler as resenhas então, fui ficando cada vez mais curiosa, mas esse livro parece tão fininho, é impressão minha?
ResponderExcluirClaro que pretendo ler esse e alguns outros livros do autor, que tem sido super recomendado.
Beijos
Ai Marcela, que resenha linda, faz tempo que to de olho nesse livro e eu tinha ganho num blog em agosto, mas não tinha chegado ainda, e por sorte, ele chegou aqui, agora a pouco, nem vou esperar muito pra ler, pois sei que é uma historia tocante e a narrativa do Neil chega a ser poética né! Não li o spoiller pra não perder toda a grandeza que essa leitura nos proporciona!
ResponderExcluirAi, que aflição de não ter lido esse livro ainda!
ResponderExcluirSou fã da escrita de Gaiman e sem que ele viaja muito em suas propostas.
Parece mesmo ser um livro surpreendente!
Bem que você podia ter posto pelo menos mais 2 quotes, só pra me deixar mais curiosa.
Adorei essa ideia das personagens não terem nome.