segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Resenha: QuimioTerapia e Beleza - Flávia Flores


“Resolvi escrever esse livro para tentar descobrir-me e saber de onde tirei forças para manter o sorriso apesar das bombas químicas que brigavam em meu corpo durante o tratamento de câncer. Decidi tornar-me parte dessa química, ajudando gente que nunca vi a encontrar beleza e um novo começo onde quase todo mundo vê feiura e fim”. P 12



Quando eu vi que tinha saído o livro "QuimioTerapia e Beleza" eu me interessei de imediato, primeiro porque câncer é uma doença que a maioria das pessoas teme, e eu temo, como também tive uma pessoa jovem e muito próxima de mim com câncer de mama, o que me aterrorizou no começo, mas me aliviou muito depois, pois acabado todo o tratamento e cirurgias, ela esta curada e bem!

Câncer não é um tema fácil, mas Flávia Flores consegue em seu livro passar muita energia boa e otimismo. É um livro leve! 
Claro que ela não levou na esportiva, ela teve momentos de sofrimento, tristeza, medo da morte, medo de ficar careca, mas passada essa fase de revolta, ela conseguiu fazer um projeto lindo!




“Será que vocês entendem se eu disser que o câncer veio como um presente? Pode soar como um pensamento dissimulado, mas foi isso mesmo. A doença me fez enxergar tanta coisa que eu não via!”p. 35


O que mais gostei do livro, além de conhecer a estoria de vida da escritora, são as dicas que ela passa. Eu não sabia por exemplo que existem bancos de doação de peruca.
Outra coisa legal, ela dá dicas de como colocar cílios postiços, fazer sobrancelha com henna, como lavar a peruca, como colocar lenço, como se maquiar, como proceder depois da quimio, o que comer, que exames fazer...são tantas dicas bacanas para quem esta passando por essa fase, que apesar de ser um livro curto e de fácil leitura, é um livro que servirá para a vida toda! Pois é um guia para amigos, parentes e portadores de câncer.

No final tem vários passos a passos de como se maquiar. Tudo fotografado e colorido.


O livro esta muito bem feito, a edição esta linda! Existem dezenas de fotos,  uma sessão de perguntas e respostas, um capítulo só sobre direito dos pacientes, por exemplo, um paciente de ca pode retirar seu FGTS, pode comprar um carro com 30% de desconto e não tem que pagar IPVA, pode se aposentar por invalidez, pedir bolsa família.
Um monte de dicas utilissimas! 

Emocionei-me em vários pontos do livro, pois como disse Gilberto Dimenstein no seu prólogo: "O drama de um câncer serviu para que ela ajudasse a disseminar a beleza. Literalmente.”





18 comentários:

  1. Uau! Adorei.
    É muita coragem a dela em se expor dessa forma simplesmente para alertar e ajudar quem está passando pelo mesmo. Felizmente o câncer hoje não é tão temido quanto antigamente, afinal, há tratamento, há acompanhamento e isso é de fato muito importante. É maravilhoso ver essas pessoas se reconstruindo após um abalo.
    Uma senhora aqui da rua está passando pelo tratamento, é uma pessoa querida quando tive contato com ela ela me ajudou no que lhe foi possível para que eu conseguisse um emprego e graças ao incentivo e à torcida dela eu consegui. Ver ela passando por esse tratamento é triste, mas ela é forte até na aparência. Ficou linda carequinha!!! É ótimo ver que á pessoas que encontram forças a mais para lutar pela vida ^^
    Adorei!!! Vou até anotar no skoob para ler *-*
    Abraços,
    Stefanie O.

    PRATELEIRA DE BIBLIOTECA.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que livro lindo! Fiquei emocionada com a capacidade da autora em descrever tudo por que passou. Não são todos que ao passar por isso falam e ainda dá dica de como superar e aguentar tanta dor e sofrimento. Adorei saber deste livro e de ter mais uma opção de leitura. Este vai ser uma inspiração pra muita gente e espero que muitos o leiam. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Achei um livro super lindo e muito inspirador. Pra quem passa por esse processo todo sofre e esse livro mostra uma outra forma de encarar a doença. Se eu tiver a oportunidade irei ler ele com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa o livro parece ser realmente incrível D: realmente o cancer é algo que assusta a todos nós e o livro parece lidar com isso de uma forma interessante. Grande dica ;)
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Câncer é sempre um assunto delicado né? Eu também tenho muito medo, a minha família já sofreu algumas vezes com esse diagnóstico e parece que ele tá sempre próximo de mim. É um horror... Mas pelo visto o livro deve ser bem útil mesmo. Pode parecer estranho, mas acho que eu gostaria de ter em casa, pra poder emprestar pra alguém ou sempre estar consultando. É bom a gente saber o que fazer nesses momentos. :/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Vou indicar este livro pra minha mãe. Ela teve câncer em 2010, e até hoje ela sofre os efeitos da medicações... são uma bomba mesmo!!!... (ela continua em tratamento).
    A autora é uma guerreira mesmo, um exemplo a ser seguido.

    Belo livro, bela mensagem!

    ResponderExcluir
  8. Nossa SUPER LEGAL idéia da autora de escrever um livro com um tema tão forte como o câncer mais ao mesmo tempo colocar ele num contexto leve..lógico que o medo da doença e da perda sempre existe..mais você saber que existem forças de se conviver em harmonia e tentar SOBREVIVER feliz com a doença é algo que se vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  9. Excelente indicação! Eu passei por uma cirurgia para retirada de um câncer de mama no início desse ano e como foi detectado no início, não precisei de quimioterapia nem radioterapia e o tratamento à base de hormônios que estou fazendo não está sendo agressivo. Mas principalmente para a mulher é complicado passar por essas coisas, ter aceitação do "novo" corpo (eu precisei colocar prótese) e acho a iniciativa desse livro super válida.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece muito emocionante. Eu já tive duas pessoas próximas a mim com cancer, e essa é uma doença que eu também temo muito. Achei muito legal a autora dar dicas. Se um dia eu tiver oportunidade, vou ler esse livro sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Deve ser uma leitura muito emocionante!!
    Não conhecia esse livro.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Sempre temi o câncer, até porque minha família já tem um histórico de casos e eu tomo todos os cuidados possíveis. Vi a sinopse dele num post de lançamento e já me interessei. Porque só com muita força, coragem e determinação você consegue superar a doença e ainda dar a volta por cima, mostrando que não é uma doença que vai te deixar menos vaidosa ou bonita.
    Ainda não sabia desses direitos dos portadores de câncer e aumentou a minha vontade de ler. Sem dúvidas, uma história que mostra que viver vale a pena.
    Apenas esperando a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcela!
    Como vc diz na resenha: um lindo projeto esse livro. Um guia com fotos, dicas, perguntas e respostas, a beleza da vida, a disseminação da beleza como um todo, a delicadeza de distribuir ao próximo o reinventar-se. Emocionante!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante, sobretudo pra quem está passando ou já passou por isso, de certa forma ajuda. Felizmente ninguém próximo de mim enfrentou essa doença, mas é algo que ninguém está livre de enfrentar, então é muito bom que tenha pessoas como a autora desse livro, porque todo tipo de ajuda é válida. Gostei muito da edição do livro, com as fotos e tal, um ótimo lançamento. ;D

    ResponderExcluir
  15. Que livro excelente! Acho que deva ser uma leitura importante, não só pra quem ta passando por esse periodo, mas pra todos nós, pois infelizmente, muitos de nós já tivemos alguem querido passando por tudo isso que esse livro relata. Imagino a força dessa mulher pra conseguir passar tudo de forma leve nesse livro, eu não conhecia esse livro, é uma super dica de leitura pra todos nós! :)

    ResponderExcluir
  16. Vou ser sincera e dizer que esse livro não é do tipo que gosto de ler, mas conheço quem pode gostar: minha irmã! É uma dica bem legal para quem curte esse tipo de coisa...confesso não ser muito interessada quando o assunto é beleza e estética, infelizmente :/

    ResponderExcluir
  17. Parece ser lindo e muito emocionante essa leitura.

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Que bom que a pessoa próxima a ti venceu o câncer.
    Que livro maravilhoso! Mesmo sem ter lido, só por sua resenha e pela imagens dá para notar o quanto a Flávia foi e é uma guerreira e o quanto ela quer passar aos leitores o quão a vida é boa, não importa o que aconteça.
    É uma grande vitória!
    Quero ler esse livro, logo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!