domingo, 10 de novembro de 2013

Resenha: Menino de Ouro - Abigail Tarttelin

"Olhando para ele agora, Max parece feliz, mas do jeito que alguém fica quando está triste, só que ele faz o seu melhor para permanecer otimista, e eu me pergunto se algum de seus amigos percebe isso. Sempre me parece estranho como as pessoas reparam tão pouco na vida das outras". página 86

Que livro maravilhoso!
É o tipo de livro que tira o fôlego, te faz pensar e que você leva para toda a vida.

Max é um garoto de 16 anos que tem uma família perfeita e rica, ele é popular na escola, capitão do time de futebol, é lindo, seus pais, Karen e Steve, são advogados, o irmão caçula Daniel é seu amigo. Mas Max tem um segredo: ele é intersexual.
"Intersexualidade, em seres humanos, é qualquer variação de caracteres sexuais incluindo cromossomos, gônadas e / ou órgãos genitais que dificultam a identificação de um indivíduo como totalmente feminino ou masculino. Essa variação pode envolver ambiguidade genital, combinações de fatores genéticos e aparência e variações cromossômicas sexuais diferentes de XX para mulher e XY para homem. Pode incluir outras características de dimorfismo sexual como aspecto da face, voz, membros, pelos e formato de partes do corpo"
Apesar de sua condição, Max nunca pensou muito sobre isso, ele sempre foi tratado como um menino e sempre se sentiu assim.
Mas como eu  sempre digo que segredo só é segredo se só uma pessoa sabe... Então não podemos dizer que Max tenha realmente um segredo, porque sua mãe na época que o garoto era bebê, acabou contando para sua melhor amiga Leah e seu filho Hunter
Max acaba sempre sendo condescendente com o garoto, pois está nas mãos dele. Hunter sabe a verdade.

A problemática da estória começa exatamente por Max não ter muita informação sobre sua condição, ele não sabe se tem órgãos internos femininos, como são seus cromossomos e etc. Por tudo ser tratado com sigilo pela família, que é extremamente influente na cidade que moram e pelo pai concorrer a cargo público, Max sempre optou por levar a vida sem se preocupar ou questionar isso.

Lá pela página 20 algo terrível acontece e muda para sempre a vida de Max.
Foi uma das cenas mais fortes que eu já li na vida! De tirar o fôlego de qualquer leitor. Penso que é de extrema coragem da escritora, logo na apresentação das personagens, encaixar uma cena tão impactante.

A partir desse acontecimento temos uma estória extremamente humana e emocional pela frente.

"Menino de Ouro" divide-se em 3 partes, são 3 momentos da vida de Max. No entanto, a estória é sempre linear, a leitura é fácil e fluída.

Temos 6 narradores: Max, Daniel, Steve, Karen, Sylvie (colega da escola) e Dra Archie (médica).
Cada uma das personagens relata pontos de vista sobre o mesmo tema: MAX. Ficamos sabendo como cada personagem lida com o que acontece com ele.

Apesar de serem 6 personagens narrando em primeira pessoa, logo ficamos conhecendo cada um deles e é impossível confundi-los.

Karen é uma advogada muito bem sucedida, ela chega a ser manipuladora, mas no decorrer do livro, consegui entende-la, pois quem disse que é fácil ser mãe, não é mesmo?
Steve trabalha para a Coroa Inglesa, vive atolado de trabalho, quase não tem tempo para a família, e no decorrer da leitura, ficamos surpreendidos com ele.
Daniel é o irmão caçula que sempre é comparado ao mais velho, pois todo trabalho que Max não deu na vida, Daniel dá, ele tem gênio forte, é briguento, esperto e inteligente.
Sylvie é uma garota mais emocional, tem acessos de pânico, é observadora e cheia de empatia.

Max é um doce, um garoto perfeito, um menino de ouro, mas no decorrer do livro ele começa a perceber o quanto a vida das outras pessoas influenciam o seu comportamento, o quanto ele muitas vezes se sente uma marionete na mão das pessoas que o cercam.

"Sou um observador passivo da dor à minha volta, Sou o fusível da bomba. Nem sequer acendo, Tampouco escolho quando apagar. Eu não explodo. Eu apenas sou". página 317

"Menino de Ouro"é um livro extremamente emocional, sensível, faz o leitor pensar o tempo inteiro, eu consegui me colocar em cada personagem, entende-los, sofri com eles, e continuo pensando muito nessa estória maravilhosamente bem construída por Abigail Tarttelin.

Eu não dou nota para os livros, mas se desse com certeza seria 10 para "Menino de Ouro".

Edição: 1
Editora: Globo Livros
ISBN: 9788525055019
Ano: 2013
Páginas: 384
Tradutor: Cecilia Giannetti

20 comentários:

  1. Li a sinopse desse livro, mas não esperava que fosse tão impactante. Estou agradavelmente surpresa e feliz por ter gostado do que li em sua resenha. E com certeza vou ler este livro. Espero que logo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro, nem a autora... Eu amei. Minha resenha preferida até o momento. Preciso deste livro. Foi para o primeiro lugar na minha lista. A questão da sexualidade é um tema super atual... fiquei sem palavras; enquanto lia fiquei literalmente boquiaberta!!! parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bom q gostou Edna! Acho que qdo a gente ama o livro não tem como desfarçar né? As palavras fluem! Beijo querida!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Não conhecia esse livro e agora fiquei extremamente curiosa sobre o que acontece lá pela página 20. Marcela, você não pode fazer isso! Haha
    Vou tratar de comprar já esse livro porque não posso esperar para ler uma história tão bacana.

    ResponderExcluir
  5. Que história interessante! Gosto muito de livros que abordam esse tipo de tema, pessoas com condições, digamos, bastante atípicas, porque isso fornece aos leitores um maior conhecimento acerca do assunto e isso é sempre bom. Parece ser um ótimo livro mesmo, já adicionei à minha lista de desejados. Adorei a resenha! ;D

    ResponderExcluir
  6. Nossa... O.O o livro parece ser muito bom mesmo... Adorei a premissa. Muito me chamou a atenção, não conhecia esta publicação... pesquisarei um pouco mais sobre as publicações da Globo.
    Boa semana!
    http://livrosromanticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcela!
    Resenha maravilhosa! Não conhecia o livro e fiquei encantada com tantas possibilidades de narrativa: 6 narradores, 6 pontos de vista diferentes, empatia com os personagens, sensível, atual, impactante, humano, envolvente e emocionante.
    Além disso uma narrativa fluída!
    Está na whislist !
    Bjss e excelente semana para todos

    ResponderExcluir
  8. Publica no Skoob, na página do livro, Marcela! http://www.skoob.com.br/livro/350198-menino-de-ouro

    Mais pessoas precisam saber sobre o assunto. Abraço,

    ResponderExcluir
  9. Eu estou precisando ler livros mais pesados e sérios assim e acho que esse é ótimo pra isso!
    Acho que eu vi a Alba do Psychobooks falando desse livro e na hora quis comprá-lo. Parece ser uma história bem forte e nem vou pesquisar mais sobre o livro, pq senão eu leio demais! hehe

    ResponderExcluir
  10. Uau '-' Tenho que confessar que me surpreendi com esse livro. Acho que é o primeiro que ouço falar que relata sobre a intersexualidade. Sim, fiquei muitissimo curiosa para lê-lo, mas, sem preconceito nenhum, acho que não vou ler. Vou continuar curiosa por enquanto, até que eu mude de ideia...

    ResponderExcluir
  11. Depois de tantos elogios sobre o livro nesta resenha PRECISO comprá-lo urgente. Estou morrendo de curiosidade para saber o que acontece na página 20 rsrsrs. Pelo visto, esse livro vai figurar na lista dos melhores de 2013. Adorei a resenha. Ótimo trabalho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. O que aconteceu nessa página 20 heim???
    Maldade fazer isso com a gente, rsrsrs.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Nao conhecia esse livro porem adorei o enredo, muito bom!


    xx

    ResponderExcluir
  14. A história parece-me ser um drama bem trabalhado pela autora e que eu creio que me deixará fascinada com a trama. Ansiosa para poder ler.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e o jeito empolgante que você falou da leitura, para falar a verdade a capado livro nao chamou muito a minha atenção, mas depoois da sua resenha com certeza sim!!

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma história bem emocionante mesmo. Ainda não sabia de que se tratava, é a primeira resenha que leio do livro. Além de tudo, parece uma história muito bem contada e cheia de emoção.

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Achei muito interessante! E já estou com raiva de Hunter por ameaçar Max.
    Fiquei bem curiosa, principalmente por não ser uma trama bem diferente. Não é todo livro que nos apresenta uma temática tão difícil.
    Amei a diversidade de narradores!!

    ResponderExcluir
  18. Que historia tocante! Não imaginava que esse livro fosse tão forte e impactante, mas voce realmente me deixou cheia de vontade de ler e muito curiosa pra saber o que de tão grave acontece logo no inicio da leitura! Com certeza é um livro que vou ler, já coloquei na lista de desejados, excelente resenha, adorei! :)

    ResponderExcluir
  19. Nossa a temática do livro parece ser tão forte e profunda...Nunca tinha ouvido falar dessa variação chamada Intersexualidade achei curioso e interessante..mais não é o meu tipo de leitura...

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser muito bom. Eu ainda não conhecia ele, mas agora já preciso dele. Nunca li nada sobre intersexualidade e fiquei muito interessada na temática. Só acho que talvez eu me confundiria com tantos narradores. Mesmo assim pretendo ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!