terça-feira, 12 de novembro de 2013

Resenha: Novembro de 63 - Stephen King

"Eis outra coisa que eu sei. O passado é obstinado pela mesma razão que o casco da tartaruga é obstinado: porque a carne viva dentro dele é tenra e indefesa". pág. 709

Gente, que livro é esse?! Amei!
Eu nunca tinha lido Stephen King e amei!
São quase 730 páginas que voam! Porque apesar de ser super grosso, o livro é muitíssimo bem escrito, gostoso de ler.

A Suma esta de parabéns, pois a diagramação está perfeita, a capa é linda e a fonte/papel ótimos!
A capa tem um efeito de jornal com textura mais áspera e uma parte mais lisa e brilhante que imita sangue, muito lindo!
A contracapa é igualmente bem trabalhada, é como se fosse um jornal, porem com outra manchete.

Contra capa

Close da capa - clica que aumenta!
Bom, mas vamos a estória.
Jake Epping  é um homem de 35 anos, professor de inglês, divorciado de Christy, uma mulher que ele conheceu nas reuniões de AA, a separação ocorreu entre outros motivos porque Christy achava que Jake era uma pessoa muito fria e insensível.

O divisor de águas para Jake foi a redação de seu aluno do supletivo Harry Dunning, a partir da leitura daquelas páginas Jake não consegue se controlar e é tomado por uma emoção e terror sem tamanho. A família Dunning sofreu um massacre sanguinário em em meados da década de 50.

Contudo um segredo ainda mais bizarro está por vir, Al o dono da lanchonete Gordoburger conta para Jake que este tem a possibilidade de voltar ao tempo no ano de 1958. 
Essa idéia é mágica aos ouvidos de Jake, pois ele poderia mudar o destino da família Dunning, e ainda salvar JFK do assassinato. Pois de acordo com as pesquisas e estudos feitos por Al, os EUA seria muito melhor e mais desenvolvidos se o então presidente não tivesse morrido.

Epping entra nessa passagem secreta que fica na despensa da lanchonete de Al, e se vê num mundo totalmente diferente. Para que ninguém descubra sua verdadeira identidade, ele se transforma em George Amberson, vive de economias que Al lhe deu, apostas e aulas substitutas.
Mas nem tudo ocorre conforme o planejado, o passado não vai deixar barato, e Jake terá que pagar o preço, será que nosso herói está preparado?
"A resistência à mudança é proporcional a quanto o futuro pode ser alterado por qualquer ato dado..." pág. 229
Eu queria poder falar mais do livro, porque é realmente muito bom! 
King fez uma pesquisa profunda sobre o assassinato de Kennedy, sobre Lee Harvey Oswald (atirador) e sobre a década de 50 e 60.
"Novembro de 63" mistura ficção com a realidade, temos a estória de Jake paralela a fatos reais.
O livro não se baseia só na caça a Oswald, Jake tem outras vidas para tentar consertar, que apesar de sua boa intenção,  sempre acarretará em algum dano no futuro. #efeitoborboleta

Quem espera terror nesse livro irá se surpreender, pois King faz um livro policial, com um "q" de ficção científica, extremamente surpreendente e até emocional, e sem nenhum terror que lhe é peculiar.
Outro fato que li sobre o autor, é que muitas pessoas dizem que os finais de alguns livros dele são corridos, não é o caso de "Novembro de 63". Todos os mistérios são resolvidos no tempo certo, não há correria e nem passagens deixadas no vazio.

Jake conversa com o leitor, nos sentimos parte da vida dele, a narrativa é deliciosa! Mesmo nos momentos mais 'parados' não consegui largar o livro! São tantos detalhes e tanta riqueza que fiquei hipnotizada! Varei noite e dia lendo, pois precisava saber o final! Ainda mais depois que Jake se apaixona...será que ele vai querer retornar ao presente e largar essa paixão?


19 comentários:

  1. Nunca li Stephen King, mas como já assisti filmes baseados em seus livros e gostei, acho que vou gostar mais ainda quando ler. Adoro viagens no tempo e lembrei do filme " de volta para o futuro", apesar de não ser isso, né! hehehe. Adoro suspense, sei que este é estilo do autor, e este livro parece um suspense com mistério. Bem, eu gostei muito da resenha, mas estou optando em ler livros menores, pois estou sem tempo... Mas fiquei com muita vontade de ler, será que aguento? Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Stephen é o mago da escrita... Um rei até no nome... Sou simplesmente apaixonada por ele... Já tinha visto este livro nos lançamentos da suma e tal, mas não tive ainda o prazer de adquirir, minha coleção do Stephen se resumi aos sete livros da série Torre Negra, mas pretende crescer ;) Adorei a resenha, com certeza darei mais atenção a este livro da proxima vez... ;)
    Bom dia

    ResponderExcluir
  3. Eu também não li Stephen King ainda. Tenho certeza que vou gostar de qualquer um dos livros deles. No momento quero muito ler Sob a Redoma. Mas Novembro de 63 tem tudo pra me conquistar também! :)
    A arte da capa está sensacional! Parabéns pra editora!

    ResponderExcluir
  4. Estava bastante curiosa a respeito desse livro. E lendo sua resenha pude entender certos pontos, como a relação do fato da morte de Kennedy, não sabia que falava sobre isso também. Gostei do que li e vou tentar ler, conhecer o personagem e a história de kennedy e do atirador. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro! Vi na livraria esses dias e é realmente lindo e a história parece ser muito interessante, pena que o preço não é tão convidativo, hehe. Como fã de História e de thrillers, eu necessito ler esse livro, espero que eu não demore muito a fazê-lo. Só li um livro do autor, "O Iluminado", e gostei muito, então claro que me interesso por todos os outros e "Novembro de 63" é certamente um dos que mais me chamou a atenção, sobretudo depois dessa resenha. ;D

    ResponderExcluir
  6. É com certeza um livro muito interessante, se fomos contar pela capa com todo esse design de jornal antigo. Stephen King é um REI na hora de escrever seus livros, mas acho que dessa vez ele deixou um pouco a desejar :/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcela!

    Ainda não li nada do autor, mas estou curiosa, =D

    A capa foi uma jogada de marketing!!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcela!
    Sou "kingniana" de carteirinha e fiquei encantada com essa resenha <3
    730 páginas que não são cansativas, uma narrativa fluída, uma leitura que prende a atenção do início ao fim, um thriller policial, emocional, ficção científica e surpreendente. Principalmente por não ter nenhuma pegada de terror do SK ;)
    Adorei os quotes!
    A capa está escandalosamente linda d+!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei muito da sua resenha. Sou escritor e lancei meu livro UM MUNDO PARTICULAR em julho aqui no Brasil e em Portugal. Como é na mesma linha de Novembro, no sentido de mexer um pouco com o conceito de realidade, talvez vc tenha interesse em ler.

    ass: JORGE D'MORAES

    ResponderExcluir
  10. Tive um episódio muito ruim lendo 'Salem, do King, e estou com um pé atrás em ler algo dele desde então, mas esse livro me pareceu diferente, melhor escrito, com um roteiro mais interessante do que vampiros. Está na lista de leitura! Resenha óoootima!

    Beijos, Lu!
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nada do autor, mas sempre tive curiosidade, e tipo assim esse tem 730 páginas???
    Com certeza eu quero um desafio e eu vou procurar esse livro para ler, e é lindo

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada do King, mas de tudo que escuto falar sobre ele, não tenho dúvidas de que seja um ótimo livro. Volta ao tempo pode ser um tema batido, mas na mão de um bom autor nenhuma história consegue ficar clichê. Principalmente quando se mistura realidade e ficção. Stephen King é mestre nisso e eu não vejo a hora de ler qualquer obra dele.
    A capa é linda e eu nunca iria imaginar que tem esse tanto de páginas.

    ResponderExcluir
  13. Eu também ainda não li nada do Stephen King e não conhecia esse livro, mas acho que de todos os que vi dele, esse foi o que mais me chamou a atenção. Gosto muito quando a ficção se mistura à realidade e ficamos pensando: será que aconteceu assim mesmo? Adorei a indicação.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nada de Stephen King.
    Também amei a capa.
    Parece ser bem interessante mesmo. Policial, ficção científica e até viagem no tempo! Bem que falam que os livros de S. King são inesquecíveis! Quem lê vira fã!
    Poxa, fiquei com pena que o protagonista se apaixona por alguém fora de seu presente.

    ResponderExcluir
  15. Caramba! Quase 730 paginas? É enorme esse livro do King, mas se vale a pena, então não importa! Gosto muito das historias dele, e adorei saber que esse livro mescla ficção com realidade e que ele pesquisou a fundo a morte de Kennedy, é sinal de respeito e atenção com o leitor pra nos trazer sempre o melhor, excelente resenha, com certeza vou ler! :)

    ResponderExcluir
  16. Eu também não li nada do Stephen King, mas estou querendo ler alguma coisa dele, e a história desse livro parece ser muito interessante por se tratar do assassinato de Kennedy, e acho que isso é um pouco diferente dos livros que eu costumo ler, então estou bem curiosa pra conhecer esse livro. Mas como ele é bem grande, acho que vou ler só nas férias. Adorei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Vejo muitas pessoas falando da genialidade do King mais não consigo me conectar com sua escrita e histíorias..os livros parecem ser bem escritos com personagens e histórias fascinantes mais não é meu tipo AINDA de leitura.

    ResponderExcluir
  18. Eu fico de olho nos títulos que estão na estante! Um dia faz um post pra gente mostrando ela??!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu só li um livro do Stephen King e adorei, e sou doida pra ler mais livros dele. E pelo jeito esse vai ser o próximo, eu estou ouvindo vários elogios sobre esse livro, e a história dele parece ser fascinante. Mas vou esperar ele ficar um pouco mais barato pra comprar =P
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!