sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Resenha: Cadê você Bernadette? - Maria Semple

"Uma vez, quando eu era criança houve uma caça aos ovos no country club numa Páscoa, e eu encontrei um ovo de ouro que me deu direito a um filhote de coelho (...) nós levamos o coelho para o nosso apartamento na Park Avenue. Eu o batizei de Marujo. Naquele verão, fui para o acampamento de férias e meus pais partiram em direção a Long Island, deixando Marujo no apartamento com instruções para que a empregada o alimentasse. Voltamos no final de agosto e descobrimos que Gloria tinha fugifo havia dois meses. (...) O coelho estava tão desnutrido que se pelo estava terrivelmente longo (...) Suas garras estavam enormes e pior: seus dentes da frente haviam se curvado sobre o lábio inferior (...). Aterrorizada, abri a porta da gaiola para abraçar Marujo, mas, num espasmo de fúria, ele começou a arranhar meu rosto e pescoço. Eu ainda tenho as cicatrizes. Sem ninguém para cuidar dele, o coelho acabou regredindo à selvageria.
Foi o que aconteceu comigo em Seatle. Venha até mim, mesmo que seja trazendo amor, e eu vou te estraçalhar de arranhões." pág. 154/155

O texto acima é longo, mas me tocou profundamente, porque o que busco num livro é sempre a parte emocional/psicológica das personagens, e mesmo que não pareça tão claramente, todo bom livro nos dá essa oportunidade que é um verdadeiro aprendizado.
"Onde esta você Bernadette?" não é um livro qualquer, primeiro porque você começa a lê-lo e não dá nada por ele, mas a partir que as páginas vão passando, o leitor percebe o quanto profunda pode ser a sua leitura.

Berbadette Fox é uma mulher de 40 anos, mora numa casa que antes tinha sido um colégio de meninas, tem uma filha de 14 anos chamada Balakrishna (e esse nome não é à toa! Quando a pequena Bee nasceu, ela teve má formação do coração e imediatamente foi operada. Segundo Bernadette, a menina nasceu azul e ninguem esperava que ela vingasse, porem dias depois, quando a menina já estava melhor, a mãe colocou o nome de Balakrishna que é uma deusa azul, significando o milagre dela ter resistido e pela cor de Bee em seu nascimento)

Segue foto da deusa hindu

Pois bem, voltando ao enredo, Bee éa melhor aluna do colégio Galer Street, e como presente de formatura pede uma viagem à Antártida.  Elgin, o pai de Bee e marido de Bernadette, é programador da Microsoft, ausente da família, acha que sua contribuição financeira é mais que o suficiente, e esta prestes a lançar o Samantha 2 que é o projeto da sua vida, ou seja, esse não é o melhor momento para a viagem. 
Bernadette é uma mulher que esta a beira de uma ataque de nervos, não gosta de sair de casa, tem uma secretária na India que faz tudo para ela, pois ela detesta Seatle e as pessoas que lá moram. O simples fato de pensar de ir para a Antártida lhe dá calafrios.
Mesmo assim, a família se prepara para a viagem, no entanto, poucos dias antes de embarcar Bernadette some, e Bee faz de tudo para encontra-la.
Não posso fazer uma sinopse do livro sem mencionar Audrey que é uma das mães mais influentes do colégio Galer Street,  vizinha de Fox,  passa seus dias mandando emails para as colegas reclamando de Bernadette e faz a vida um horror.

"Onde esta você Bernadette?" não é um livro convencional, nas primeiras 50 páginas o leitor pode ficar um pouco perdido, porque são emails escritos por Bernadette à Manjula (sua secretária indiana), cartas e memorandos da escola de Bee, emails de Audrey às suas amigas, Bee contando algumas coisas que aconteceram a nós leitores (o que é muito bacana). Tudo isso junto conta muito sobre o perfil de cada pessoa.
A leitura chega a ser hilária em alguns pontos. São 372 páginas que passam voando.

O que mais me tocou nessa leitura é o resgate  das personagens, o aprendizado que elas tiveram, saber aprender com os erros, saber a hora de voltar atrás e se perdoar, perdoar os outros. 
O livro tem uma mensagem forte de que não podemos simplesmente acreditar no óbvio, apenas do que vemos, existe mais coisas por trás de cada imagem, de cada ato, todos temos motivos para fazer o que fazemos, e que cada fase da vida é uma oportunidade de começar de novo. Nada esta pronto, tudo ser construido quantas vezes forem necessárias.


Achei a capa brasileira linda!
Segue foto da capa americana. Qual vocês preferem?



17 comentários:

  1. Eu não curti muito a capa não. A impressão que me passa é de um livro de comédia, bem superficial, e parece que não é isso né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Petra! Na vdd o livro é hilário em algumas partes, mas vc consegue ter uma visão emocional de tudo. Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Uau...
    Preciso te dizer flor, que sua resenha não me tocou tanto quanto o quote que você escolheu. Quando o li, senti a emoção da personagem. A profundidade da sua dor em afastar tudo aquilo que vem ao seu resgate. notei pela resenha que o livro realmente parece "não convencional" como você descreveu. A maneira como você falou sobre o livro também me fez desejar lê-lo, porque é difícil encontrar uma história que nos sensibilize em tantos aspectos diferentes (rs). Enfim, flor, com certeza esse livro que nunca tinha sequer visto por aí entrou para a minha lista de desejados.
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quote é demais né Fran? Eu grifei várias passagens do livro, mas acabei esvolhendo essa pela profundidade. O livro é cheio de lições ao mesmo tempo consegue ser engraçado. Beijo e adoro seus comentários.

      Excluir
  3. Me interessei por esse livro assim que foi lançado, sem nem saber do que se trata, só pelo fato de que foi lançado pela Cia das Letras (sim, eu julgo livros pela editora). Gostei bastante da capa, mas realmente passa a ideia errado do livro, já que parece ser um chick-lit, mas pela história descrita na resenha acredito que não seja. Li outra resenha do livro, também bastante positiva, o que me deixou ainda mais interessada por ele. Ótima resenha! ;D

    Ah, acho que prefiro a capa brasileira, apesar de gostar mais da expressão do desenho da americana, o conjunto e disposição dos elementos da capa brasileira ficou melhor.

    ResponderExcluir
  4. recebi um livreto com o primeiro capítulo e fiquei bem curiosa de saber o resto... é uma das leituras que pretendo fazer em breve... só não curto o nome da protagonista, pq me lembra alguém que não suporto, mas enfim... rsrsr

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A analogia com o coelho é ótima, a realidade é, realmente, capaz de transformar as pessoas. Você escreve muito bem, mas este post, em especial, etá ótimo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca dei muita importância. Achei que seria uma daquelas histórias chatinhas ou sem graça, talvez até, com um assunto que eu não sou muito fã. E o legal disso tudo é que depois de ler algumas resenhas, eu me interessei pelo livro! Adoro personagens que me fazem rir, e acho que Cadê você Bernadette? pode ser um daqueles livros que me fariam sair de uma ressaca literária. Divertido e bacana. Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha parado para prestar atenção a esse livro, mas acho super válido quando tem algo referente a outras culturas, porque acabamos saindo da mesmice. Além do mais, um livro divertido é sempre muito bem vindo!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro romances escritos de forma pouco convencional, eles representam um exercício extra na hora de compreender a trama mas se for bem feito é muito bom. Quero conhecer esse.

    ResponderExcluir
  9. Nossa nunca tinha visto falar desse livro..super vou procurar *-*

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, ai vem você e faz essa resenha positiva, e agora o livro já entrou para minha wishlist com certeza :D
    Eu achei a capa brasileira mais bonita que a americana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu amei essa capa, a primeira vista da a impressão de um chick lit, mas lendo a resenha, vemos que não é, que a historia traz mais profundidade e que nos traz algumas lições, gostei muito e quero muito ter a oportunidade de ler, amei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Nossa quando vi a capa do livro não dava NADA pela história mais sua resenha mostrou que o livro é totalmente diferente daquilo que espero e OMG me deixou de queixo caído..Ainda não é o tipo de leitura que faço..mais só de saber que o livro é diferente do que eu pensava faz nós darmos segundas chances a capa de livros.

    ResponderExcluir
  13. Só o trecho que você colocou no começo já me convenceu a ler ele!!!! Lendo sua resenha fiquei com ainda mais vontade. Parece ser um ótimo livro.
    Eu amei a capa brasileira, mas achei a original um pouquinho só melhor.

    ResponderExcluir
  14. Não curti a capa também não, tanto que até hoje não tinha parado pra ler a sinopse, porque a capa não me chamou a atenção. Fora que parece mesmo uma comédia pela capa!
    Depois de ler sua resenha, confesso que tive uma visão diferente do livro. Ainda não estou "louca" pra lê-lo, mas assim que tiver uma oportunidade vou ler! (:

    ResponderExcluir
  15. Adorei a quote. É a primeira resenha que eu leio sobre este livro, achei um máximo. A quote me conquistou. Acho legal ter uma protagonista com uma idade mais madura, principalmente porque eu li apenas livros narrados na perspectivas de adolescentes ou pré-adolescentes. A capa brasileira é mil vezes mais bonita, o editor mandou super bem. Não sabia a respeito de Deus Indiana. Curiosidade super bacana, adorei.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!