segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Resenha: A garota do penhasco - Lucinda Riley

"Enquanto permaneço aqui sentada meditando sobre a história que vou lhe contar (...) devo ressaltar que ela tem um tema predominante. Esse tema, é claro, é o amor, e as escolhas que todos fazemos por causa desse sentimento.
Muitos de vocês pensarão de imediato que me refiro ao amor de um homem e uma mulher, e em grande parte é isso mesmo, sim. Mas há outras formas preciosas de amor que merecem consideração: por exemplo, a de um pai ou de uma mãe por um filho ou uma filha". pág 8

Com certeza você já ouviu falar de Lucinda Riley ou de seus livros que nos emocionam devido a enorme carga emocional que carregam e pelas histórias longas e muito bem contadas.
Em "A Garota do Penhasco" não é diferente.

Grania é uma mulher independente que saiu da Irlanda há 8 anos e foi morar em Nova York, lá encontrou o amor nos braços de Matt, um psicólogo, filho de um casal rico e arrogante. Ela nunca quis casar com ele, apesar de morarem juntos todos esses anos. Ambos decidem que esta na hora de terem um filho, e para a alegria de ambos, logo Grania engravida, no entanto no 4o mês de gestação ela tem um aborto espontâneo. A tristeza a consome e ela volta para a Irlanda sem falar nada com Matt. (Na verdade tem um motivo, que no final do livro você ficará sabendo).
Em West Cork, ela retorna  à casa dos pais, e conhece uma garota dançando no penhasco, essa é a pequena Aurora Lisle, 8 anos, orfã de mãe há 4. Ela é filha do lindo Alexander, ambos retornaram a pouco tempo de Londres e moram na mansão no alto da colina. 
A menina é muito solitária e ambas se tornam amigas.

"- Ora, tenha dó mãe! Aurora é só uma criança sem mãe que acabou de se mudar de volta para cá (...)
Kathleen suspirou  e sussurrou para sim mesma : - E você é uma mãe sem filha". pág. 53

A mãe de Grania, Kathleen,  não gosta da aproximação da filha com a família Lisle, e decide contar à ela a história por trás dessas famílias, uma estória centenária de amor, luto, morte, dor, e que envolve mais pessoas do que Grania pode imaginar.

"A Garota do Penhasco" é uma estória longa! São mais de 520 páginas, mas a forma como Lucinda conta nos prende de tal forma, que é impossível parar a leitura.
Quando Grania começa a conhecer a estória de Mary e Ryan tudo fica mais interessante, porque o leitor começa a juntar os pontos.

Fiquei extremamente comovida com Mary, com seu amor sem igual, com sua habilidade de cair, se levantar, e batalhar, sempre agindo com o coração e por amor, mesmo que esse não seja retribuído da forma como ela imaginava.  (Não vou me alongar nesse assunto para não cometer spoiler na resenha).

Aurora é uma menina fantástica, de uma maturidade e uma capacidade inata de conseguir lidar com os obstáculos da vida, e nos dá tantas lições! Sua mãe suicida-se quando ela tinha 4 anos de idade, Lily se joga do penhasco na frente da casa, e mesmo assim, a menina consegue ama-la, entende-la e passar por cima desse e de outros "senões" que a vida lhe guarda.

Garnia é uma mulher que cresce e amadurece muito no decorrer da história, ela consegue se conhecer melhor, lidar com seus medos, teimosia e orgulho.

Senti na leitura um "Q" de "Cem Anos de Solidão", depois queria a opinião de quem leu os dois livros, se acham isso também. 

"Quer dizer que enquanto você esta ai sentada na rocha, eu não estou junto de você, amando você como sempre amei, só porque não pode realmente me ver?"

Ah! E pegue o lencinho, porque você provavelmente vai chorar no final.

16 comentários:

  1. Desde que vi pela primeira vez esse livro nos lançamentos da NC fiquei interessada. Gosto de histórias assim, sua resenha me instigou e com certeza o livro foi para a minha lista de desejos pelo fato de ter como ingredientes td que curto em um bom livro.

    Boa semana
    http://livrosromanticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pelo que percebi é uma história emocionante e talvez um pouco melancólica será? onde duas histórias de perdas se encontram, eu adoro leituras assim e sou do tipo que chora muito viu vou anotar o nome do livro quero muito ler.

    Bjs..e uma ótima semana;

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tua resenha tá ótima! A impressão que eu tinha dele era um livro chatinho, meloso. To começando a gostar!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho dois livros da Lucinda Riley aqui comigo mas ainda não li nenhum deles. Já ouvi falar dessa emoção que ela coloca em cada página e os livros dela sempre são longos, mas quando a história é bem contada, como você bem colocou, a leitura se torna ágil e é um prazer ler. Vamos ver se consigo ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Ai gente não consigo ler esse tipo de livro..Sei lá..São tão emocionais que sei que vou chorar vou sofrer e acabo deixando de lado a leitura.. São livros ótimos...mais como sei o que me esperava sempre evito a leitura. rsrs

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha me interessado por nenhum livro da autora, mesmo ela sendo muito elogiada, porque eu sempre achei as capas dos livros dela meio bregas, o que me induzia a pensar que as histórias também eram, por isso nunca me interessei em ler nada dela. Porém quando lançaram "A Garota do Penhasco", o título, a capa (muito bonita, dessa vez) e o enredo me chamaram muito a atenção e desde então tenho muita vontade de ler esse livro, até porque todas as resenhas que li até agora foram bastante positivas. Adorei a resenha, fiquei ainda mais ansiosa pela leitura. ;D

    ResponderExcluir
  7. É incrivel a capacidade da Lucinda de escrever historias longas, mas muito bem contadas né, ela traz a emoção nas palavras e nos faz emocionar em diversas passagens! Eu vou ler A garota do Penhasco o mais breve possível, ah e claro né, bem lembrado, com os lençinhos na mão,rsrs! Bjão! :)

    ResponderExcluir
  8. Essa é a primeira resenha que leio desse livro. Mas pelo que andei vendo algumas pessoas falarem que esse livro não é o melhor da autora né???
    Mas enfim preciso começar a ler os livros dela urgente, você me deixou curiosa, esse livro parece ser muito bom!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Cem anos de solidão é um dos meus livros favoritos; eu já li um dos livros da Lucinda Riley e gostei muito, depois dessa comparação acho que preciso ler esse o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  10. Dos lançamentos da NC, eu acho que esse foi um dos que mais me interessou. Esse livro parece ser um amor, estou louca para ler qualquer coisa desta autora. Eu não li nada dela ainda, você recomenda começar por esse ou tanto faz?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li nada da Lucinda Riley, claro que vou querer começar por este. Dos lançamentos da Nova Conceito foi o que eu mais fiquei com vontade de ler. Mesmo sendo longo, parece ser uma leitura maravilhosa. Não vejo a hora de ler!
    Adorei a resenha, beijos :)

    ResponderExcluir
  12. me falaram tão bem desse livro e autora que fiquei curiosa em ler um livro dela... a capa é muito linda ^^

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha ouvido falar desse livro antes, mas não tinha dado muita atenção, apesar de ter gostado da capa (sou uma viciada em capas bonitas). Agora, lendo a sua resenha me interessei bastante pela história e vou lê-lo com certeza, a questão vai ser achar tempo pra isso, rs. (:

    ResponderExcluir
  14. A capa é indiscutivelmente linda!!!! Fiquei mega curioosa p ler e saber que tal segredo é esse que escondem.. ai ai ai ...
    Valeu por mais uma maravilhosa dica!!!
    Beeeijocas!

    ResponderExcluir
  15. A capa é indiscutivelmente linda!!!! Fiquei mega curioosa p ler e saber que tal segredo é esse que escondem.. ai ai ai ...
    Valeu por mais uma maravilhosa dica!!!
    Beeeijocas!

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar da autora, mais nunca li nada dela. A história parece ser legal, bem emocionante, com passagens que fazem vc refletir. Já li outras resenhas deste livro e dizem que é realmente emocionante e surpreendente.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!