segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Resenha: A Lista do Nunca - Koethi Zan

"Olhei para o espelho da parede à minha frente e vi o contorno da minha sombra escura. Uma velha amiga, minha única amiga. Eu podia fingir que meu reflexo era o fantasma de Jennifer. Costumava conversar com ela, embora ela não respondesse, como nos anos que passara na caixa.

Nessa noite apenas olhei para ela por um bom tempo, até finalmente me levantar e caminhar até o espelho, onde tracei o contorno de sua imagem com a ponta do dedo. Era o único ser humano que eu ousava tocar. Quem tivera mais sorte?, eu me perguntei. Jennifer não precisava mais ficar sozinha, enquanto eu estava ali, trancada em minha própria caixa, uma figura solitária incapaz de permitir a entrada de alguém. Fechada como um pote hermético, com nada além de fobias e paranoia para me guiar. Destruída. Irrecuperável. Imobilizada". pág. 135

Quando terminei a leitura de "A Lista do Nunca", só tive uma palavra: UAU!!!
Esse livro é um thriller maravilhoso! O leitor fica estaziado.

"A Lista do Nunca"conta a estória de Sarah e Jennifer. As duas sofreram um acidente de carro quando eram adolescentes, o que fez com que elas se tornassem amigas inseparáveis, e Jennifer passou a morar com sarah, pois sua mãe morreu nessa fatalidade.

A partir daí as garotas começaram a tomar todos os cuidados necessários para que sempre estivessem seguras. Elas fizeram a "Lista do Nunca", coisas que não deveriam fazer em nenhuma hipótese. Porem quando entraram na faculdade, por mais que tenham tentando seguir suas próprias regras, foram sequestradas quando entraram num táxi à noite.

Elas jamais poderiam imaginar o que estaria por vir, ficaram 3 anos trancadas num porão com mais duas mulheres, todas acorrentadas numa parede, nuas, sofrendo vários tipos de torturas. Jennifer teve menos sorte ainda, passou o tempo todo numa caixa de 1,5m de comprimento por 1m altura, o que a debilitou muito, e logo ela sumiu do porão.

Passados 3 anos, Sarah conseguiu escapar, numa fuga muito bem construída pela escritora, e denunciar o então sequestrador, que na verdade era um catedrático professor de psicologia da Universidade.

Dez anos se passaram, mas Sarah nunca conseguiu levar uma vida normal, ela mora em NY, nunca sai de seu apartamento, vive trancada e não toca em ninguém desde a saída do cativeiro.
Ela não consegue levar uma vida normal, pois além das lembranças que a torturam, ela quer saber onde Jack enterrou Jennifer.

Cartas do sequestrador começam a chegar, e ela sente que a única maneira de saber sobre o que aconteceu com sua amiga, é seguir as pistas desse psicopata.

Eu fiquei espantada com esse leitura! Juro! Foi tão bem construída...o enredo tão bem articulado, que eu não consegui desgrudar os olhos desse livro até a última linha.
É o tipo de estória que até o final você não sabe em quem confiar.

Sarah começa sua "jornada" para descobrir onde esta o corpo de Jennifer e tem que enfrentar os próprios medos, primeiro o de sair de casa, depois de pegar avião, de dirigir, até de enfrentar as ex-sequestradas Tracy e Cristhine que a culpam por coisas que ela nem imaginava.

A escritora conta sobre a vida de cada uma, e é tudo tão bem amarrado que eu, como leitora, fiquei espantada. Não esperava tanto.
As personagens secundárias tem grande importância no enredo, como Adele, a ex assistente de Jack, que mostra a Sarah, um lado sombrio do sequestrador que nem o FBI conhecia.
Jim, o detetive que cuidou do caso, mas não conseguiu culpar Jack por assassinato.
Ray, o fanático por crimes bizarros.
Noah Philben, o pastor de uma seita religiosa. Todos eles, juntos com Sylvia, a esposa desaparecida de Jack tem uma papel importantíssimo na trama!

Aos poucos, as peças desse suspense vão se encaixando e Sarah terá que lidar com a verdade por mais dura que seja.
Nem todo mundo é o que parece.

Edição: 1
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530408
Ano: 2013
Páginas: 272
Tradutor: Elvira Serapicos


18 comentários:

  1. Nooossa, que lembra aquela história que recentemente veio a tona das meninas que foram sequestradas e mantidas num porão da casa do sequestrador.. ahhh, isso lembra!!! =O
    Uma hist bem triste... E a "lista dos nunca" é uma prova que mesmo sendo super precavida.. a vida sempre pode nos surpreender!!! =/
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa, só de ler tua resenha já fiquei com o coração aos pulos aqui. Adorei a trama, parece ser ótima. ^^

    te indiquei tag no blog. :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2013/09/tag-as-5-melhores-capas-de-sua-estante.html

    ResponderExcluir
  3. Nossaaa que livro chocante oO Esse é aquele tipo de leitura que temos que ter muita coragem para ler e se preparar para todo o suspense e sentimentos que os personagens terão no decorrer da história...Não conhecia o livro e fiquei bem impressionada com a história..

    ResponderExcluir
  4. Nossa, UAU mesmo. Embora eu tenha achado muito cruel, eu acho que leria. Tenho um pavor tremendo por histórias de mulheres que passam por situações inimagináveis. Filmes em que contém cenas de estupro mal consigo ver. O livro parece ser bem chocante, cheio de suspense e mistério. Parece ser mega interessante. Confesso que fico com um pouco de "medo" por conta das violências que deve aparecer, mais acho que leria.

    ResponderExcluir
  5. Menina, acabei de acrescentar mais um livro à minha longa lista de desejados. Eu adoro Thrillers e esse parece ser bem contundente, chocante e bastante violento. O pior é pensar que algumas pessoas viveram esse tipo de drama de verdade, não faz nem muito tempo foram descobertas três moças que foram mantidas em cativeiro por anos a fio, então não tive como não lembrar dessa história e terror da ida real.

    ResponderExcluir
  6. Menina, acabei de acrescentar mais um livro à minha longa lista de desejados. Eu adoro Thrillers e esse parece ser bem contundente, chocante e bastante violento. O pior é pensar que algumas pessoas viveram esse tipo de drama de verdade, não faz nem muito tempo foram descobertas três moças que foram mantidas em cativeiro por anos a fio, então não tive como não lembrar dessa história e terror da ida real.

    ResponderExcluir
  7. Menina, acabei de acrescentar mais um livro à minha longa lista de desejados. Eu adoro Thrillers e esse parece ser bem contundente, chocante e bastante violento. O pior é pensar que algumas pessoas viveram esse tipo de drama de verdade, não faz nem muito tempo foram descobertas três moças que foram mantidas em cativeiro por anos a fio, então não tive como não lembrar dessa história e terror da ida real.

    ResponderExcluir
  8. NOSSA! Sou obrigada a ler esse, depois dessa resenha! É o próximo da lista! o/

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu não gosto muito de ler esse tipo de livro, é muito cruel, muito "pesado", acabo não tendo muita coragem de ler, porque a história parece que fica gravada na minha mente, e meio que me assusta, e eu sempre acabo lembrando da história, fico com uma ressaca literária por dias e dias.
    Mas até que eu leria esse, teria que criar coragem antes, mas leria sim, parece interessante.

    ResponderExcluir
  10. Que meedo! Nunca li nada nesse estilo. Deve ser eletrizante mesmo. O mais perto que eu cheguei disso foi o gênero policial. hehe

    ResponderExcluir
  11. Nos dias atuai temos excesso de informações, o que faz com que acabemos não dando a devida importância para regras simples de segurança que podem evitar muitas situações traumáticas.
    Fico assustada só de imaginar uma pessoa vivendo dentro de uma caixa. Apesar de ser um livro, estórias como essa, infelizmente, acontece. O livro Mentes Perigosas fala sobre psicopatas e de como eles escolhem profissões onde possam ter domínio fácil das vítimas e sem levantar suspeitas. Por isso há um grande número destes que são juízes, padres, pastores, policiais,professores...etc. E,detalhe, segundo a autora não existe ex psicopata. E, ao ler que o sequestrador era um professor lembrei na hora deste livro.

    ResponderExcluir
  12. "UAU" também foi minha reação depois de terminar de ler sua resenha. Mesmo não gostando muito de ler livros "pesados" assim, esse acaba de entrar pra lista de desejados! Fiquei curiosa pra saber se a Sarah conseguiu se recuperar, se é que é possível se recuperar de uma coisa assim.

    ResponderExcluir
  13. Caramba Marcela, esse parece no estilo que gosto.
    Se bem que imaginar as moças trancafiadas num porão e nestas circunstâncias é de embrulhar o estômago. Estou morta de curiosidade para saber o que aconteceu com a Jennifer.
    Adorei a resenha e essa capa é meio sinistra.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. faz tanto tempo que não leio um bom thriller! E esse me deixou sem fôlego só de ler sua resenha, que passou a impressão que deixou você bem envolvida na história. Acidentes e depois trancadas em um porão? Nossa ... é demais! Se tiver oportunidade, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  15. Que livraçoooo! Fiquei arregalando os olhos a cada linha que lia de sua resenha, me lembrei de um livro que li faz um tempão, Identidade Roubada, que me deixou assim! Que bom que a autora nao deixa pontas soltas e consegue construir uma trama perfeita! Vou precisar desse livro pra ontem! Parabéns pelo show de resenha! :)

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece muuuito bom,pelo nome não imaginava que a história fosse assim. Eu fiquei imaginando como seria pra elas fazer uma lista pra se manter seguras, e quando vai pra faculdade ser sequestrada por três anos. Fiquei bem curiosa pra saber como vai acabar essa história, ainda mais sabendo que a história é bem construída e o enredo bem articulado. Adorei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da história. Primeira resenha que leio desse livro, apesar de já tê-lo visto em outro lugar, não li sobre o que se tratava, mas agora me interessei muito, principalmente por ter uma boa dose de suspense. Adorei a dica, mais um pra minha lista de futuras leituras. ;D

    ResponderExcluir
  18. Eu não costumo ler thriller, mas esse parece bem diferente. E eu fiquei pensando na Sarah, em como ela quer descobrir onde a amiga foi enterrada, e tem que ir atrás de quem sequestrou ela.
    Parece muuuuito bom esse livro, vou ler com certeza!
    Amei sua resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!