"Seríamos muito felizes se pudéssemos abandonar a nós mesmos como abandonamos os outros."
Com essa frase é que começamos a ler "Replay" de Marc Levy.
Preciso dizer que de todos os livros dele que já li, esse foi o que mais gostei, porque ele mistura romance, suspense e mistério. Tem coisa melhor? Para mim, não.
Andrew Stilman é um jornalista do NY Times, tem quase 40 anos, solteiro. Ele adora o trabalho, sente muito orgulho por ser um jornalista de um jornal tão respeitado, mas nem sempre foi assim, ele começou no setor de obituário, e foi sendo promovido, até chegar onde chegou.
É um frequentador assíduo do bar Marriott onde por uma coincidência do destino reencontrou Valérie Ramsay, sua namorada da época do colégio.
Valérie fugiu do Meio-Oeste onde moravam assim que conseguiu um vaga na universidade de Indiana, desde então eles nunca mais se encontraram (isso faz 20 anos), hoje ela é veterinária da polícia montada de Nova York, está comprometida, mas a atração e a paixão que sente por Andrew é forte demais! Até que ela rompe com o atual namorado e começam um romance. Ambos estão muito apaixonados.
Nesse meio tempo, Stilman tem que fazer viagens a trabalho, ele é encarregado de fazer matérias perigosas e confidenciais. Como por exemplo, uma na China, sobre roubo de crianças, e algumas viagens para a Argentina. Valérie se sente sozinha nessas ausências do namorado, e num rompante de amor, Andrew pede a sua mão em casamento.
Valérie é a mulher da vida de Andrew, eles se amam, o leitor consegue perceber que o relacionamento deles é perfeito, foram feitos um para o outro.
No entanto, após a última viagem à Argentina, Stilman vai com o amigo Simon ao bar Novecento e fica atraído por uma mulher desconhecida com quem trocou meia dúzia de palavras. Andrew não sabe porque, mas não consegue tirar essa mulher da cabeça, e logo após o casamento com Valérie, conta a ela que estava apaixonado por outra, deixando-a arrasada.
"Eu sei que, em alguma parte dessa cidade pela qual ando só, você respira, e isso me basta". pág. 52
Uma semana após esse turbilhão de fatos, andando sobre o Pier 4, e pensando em como fora tolo por trocar Valérie por uma ilusão, Andrew sente uma "facada" na barriga, sente que esta morrendo e que perdera a oportunidade de esclarecer tudo com sua amada, porem o que ele não imagina, é que nesse momento algo acontece: ele ganha uma nova chance! Desperta 62 dias antes da sua possível morte! Nosso protagonista tem a chance de procurar seu assassino e recuperar a mulher da sua vida.
"Replay" tem uma narrativa fluida, a leitura é dinâmica e os fatos acontecem rapidamente.
A partir do momento que Andrew 'acorda' do atentado que sofreu, o livro começa a ter uma grande movimentação cheia de suspense e mistério.
Eu, como leitora, ficava me perguntando se alguma organização criminosa estava atrás dele por causa das matérias, se era algum colega de trabalho invejoso, o que aquela mulher misteriosa do bar Novecento tinha a ver com isso.
A estória é bem contada,a trama é muito bem amarrada, o leitor fica vidrado nos acontecimentos, e o final é surpreendente.
Com certeza foi o livro que mais gostei de Marc Levy!
Leias outras resenhas dos livros de Marc Levy:
.
Nunca li do Marc Levy, mas lendo a sua resenha fiquei com vontade de comprar esse livro. Gosto desse fato de ter um Q de romance e suspense. Deixa o romance mais gostoso.
ResponderExcluirEu li O Primeiro dia e A última noite, amei! Adoro o estilo de escrita do Marc Levy, ele é demais! Muito melhor q Sparks ou qq outro. Amei a resenha flor.
ResponderExcluirAdoro romance, mas acho que esta mistura faz toda diferença. Romance muito meloso não tem me atraído muito... deve ser uma fase. Este livro eu leria. Romance com suspense e mistério, mas ao mesmo tempo me parece muito leve. Muito bom! Vou ler!!
ResponderExcluirEu sou fã de suspense e mistério, gostei da premissa desse livro, o peronagem recebe uma segunda chance de reviver algunss dias fundamentais da sua vida, apesar de não ser tão original assim é um bom ponto de partida para uma história. Não conhecia esse livro do Marc Levy, é lançamento? Agora eu quero ler.
ResponderExcluirNão li nada do autor. E pretendia iniciar com E se fosse verdade... pq amooo o filme.
ResponderExcluirMas esse Replay parece uma tacada de mestre. Confesso que já estou fula com o mocinho. Como assim? Tá com uma mulher maravilhosa e faz uma declaração dessa após o casamento? Golpe baixo, se queria ser sincero o correto teria sido contar antes do matrimônio. Pq se ele pensava q ia diminuir a canalhice foi um tolo e meio.
Curiosa sobre quem foi o responsável pela morte dele.
Confesso que achei o começo da história bem interessante, mais depois que li que ele volta no tempo me deu um desanimo.
ResponderExcluirNão sou muito fã de histórias que voltam no tempo, não sei porque mais isso não me atrai, então acho que não leria o livro. Pelo menos não no momento.
Mesmo assim, gostei da resenha, ainda não tinha lido nenhum sobre o livro.
Beijos.
Acho extremamente incrível quando um livro mistura vários gêneros, e não fica focando num mesmo assunto o livro todo. Tenho que admitir que não sabia da existência desse livro, mas depois que li a resenha fiquei muito interessada em lê-lo. REPLAY está na minha wishlist :)
ResponderExcluirA capa é muito linda, já me apaixonei ai!
ResponderExcluirE o tpitulo faz todo o sentido do mundo... perfeito. Odeio quando os títulos não tem nada a ver com a história. Nunca li nada do autor e essa foi a sinopse que eu mais gostei. Vou começar por ele!! :)
Que loucura! Seria tão bom se na vida real pudessemos voltar no tempo pra conseguirmos consertar umas coisas que fizemos errado né? Eu já li um livro dele e gostei do estilo, pela resenha, também vou me interessar por esse livro, fiquei imaginando o quanto Valérie ficou arrasada ouvindo dele que estava apaixonado por outra, meu Deus! A capa é tão linda e o título é perfeito pra historia, com certeza um super livro que quero ter na minha estante! :)
ResponderExcluirAinda não conheço a escrita do Marc Levy, mas esse livro me deixou curiosa, é bem provável que comece por essa obra.
ResponderExcluirRomance, suspense e mistério na mesma trama, então deve ser muito bom mesmo!
Nossa se o livro foi capaz de te deixar assim tão empolgada e encantada, eu vou amar ler e conhecer a história desses personagens tão incríveis. Que bom que Andrew teve essa oportunidade de voltar no tempo e esclarecer sua vida. Adoraria ler este livro. Quem sabe daqui a uns dias. Beijos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConfesso que não simpatizei muito com esse livro, a princípio, mas depois de ler essa resenha, com certeza me interessei em lê-lo, até porque quero ler algo do autor desde que descobri que ele escreveu o livro que originou uma das minhas comédias preferidas (E Se Fosse Verdade), mas nem esse eu consegui ler ainda. De qualquer forma, gostei da história de Replay que você descrever e já quero muito ler o livro. ;D
ResponderExcluirNão leio muitos livros da Suma de Letras, mas essa resenha me instigou muito. Pela sinopse e capa apenas eu não fiquei com vontade de ler o livro, mas depois de saber quanta mistura de gênero nesse livro ai a vontade aumenta :D
ResponderExcluirAdoro romances que não são muito melosos. E gosto de um mistério no livro. E curiosa para saber se a protagonista consegue encontrar o assassino e se ela fica com seu amado <3
ResponderExcluirNunca li nenhum livro do Marc Levy e romance está longe de ser meu gênero preferido. Mas se acrescentar suspense e mistério eu posso até dar uma chance para esse livro, o que de fato vai acontecer. Adorei o nome do livro e achei a capa bem bonita também.
ResponderExcluirAdorei o livro!!Com certeza é uma das resenhas que mais me deu vontade de ler,eu viajei na história só de ler esta resenha!!!!!esse livro deve ser muito bom!!!!!
ResponderExcluirBJSS