terça-feira, 10 de setembro de 2013

Resenha: A maldição do olhar - Jorge Miguel Marinho

"A única falta que sentia era o encanto de fazer uma guirlanda de margaridas ou rosas azuis. Não pelo adereço que lhe dava uma aparência meio débil, mas pela alegria de escolher as flores e arrancar a beleza pela raiz. Lamentava que o coelho com olhos cor de rosa não se multiplicasse na esterilidade do sonho e só restasse dele um colete branco, um relógio quebrado, uma pata em forma de chaveiro que ela usava como fetiche nos últimos anos de vazio. Alice não suportava lembrar do passado e estava decidida a abandonar o fundo do espelho por mais que a vida fosse a maravilha das maravilhas naquele estranho país." p. 42

"A maldição do Olhar" conta a estória de Alê, um adolescente que não sabe ao certo se é vampiro ou se é um humano. Ele vive com o pai José Régio que é um vampiro decadente, que já perdeu todos os caninos por falta de dinheiro, trabalha num cartório e sonha em se aposentar em ir para a Aústria.
Alexandre também convive com a madrasta Elza por quem tem alguns sonhos levemente sensuais. Ela trabalha em um motel. Nem ela e nem Alê sabem se realmente são imortais. Porem uma onda de assassinatos contra vampiros os deixa em alerta, eles começam a andar com alho, água benta, estaca de prata...para se defenderem de qualquer potencial assassino.
Qualquer humano é suspeito já que eles correm enlouquecidamente atrás de uma fórmula que os deixem sempre jovens.

Dentro do quarto de Alê, mais precisamente dentro do guarda roupa, há um espelho... um espelho até então sem utilidade já que vampiros não conseguem ver sua imagem refletidas neles, porem dentro desse mágico objeto esta presa a Alice do País das Maravilhas.
Ela quer se ver livre daquele lugar maravilhoso, quer ver o que há do outro lado. Alê só consegue se ver através dos olhos de Alice, e aí surge uma bruma de Narcíso.
O livro em si é pequeno, são 120 páginas, mas ele é denso, forte e faz o leitor pensar.

Não tem apenas um mote, são vários, e cada leitor tem a possibilidade de se agarrar ao que mais se identificar. Existe o suspense em desvendar quem é o verdadeiro assassino, tem a dualidade do ser (meio Milan Kundera), tem a questão da descoberta do sexo, a descoberta do amor, a dúvida em ser feminino ou masculino.

É um livro juvenil, mas que pela linguagem, pelos simbolismos e pela série de interpretações que são possíveis através dele, acredito que vá atrair muito mais os adultos.

14 comentários:

  1. adoro livros juvenis, esse parece ser divertido :D

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e nem o autor e me surpreendi que em tão poucas páginas o autor consiga colocar tantos elementos e tantas frentes de pensamento. Deve ser bem rápido de ler também. Se tiver oportunidade, vou dar uma olhada com mais carinho nessa história.

    ResponderExcluir
  3. Caraca, nunca tinha nem ouvido falar desse livro. Que louco! A história é bem diferente e parece ser engraçado. heuhue

    ResponderExcluir
  4. Eu li um livro da mesma série desse (eu acho, a capa era quase igual) e amei DEMAIS! Apesar de não gostar muito de livros juvenil,, fiquei com muita vontade de ler esse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar nesse livro e não sei se me interesso muito. Gostei da parte que existe um suspense em desvendar quem é o assassino, mas já não gostei da parte em que o personagem não sabe se é vampiro ou humano. É um livro pequeno, o que significa que é fácil de ler, mas a capa e o tema não em chamaram muito a atenção, então nem mesmo com a pequena semelhança a um grande autor como Milan Kundera, que você citou, não me motivou a querer adquirir o livro, mas parece legal. ;D

    ResponderExcluir
  6. Gostei já pelo fato "vampiro" , adoro livros que citam ou tenham vampiros =)

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas não me interessei muito por ele não :/

    ResponderExcluir
  8. Não conheço o livro e fiquei meio assim oO com sua resenha.. O livro é tão curtinho e com uma história tão diferente que nem sei o que pensar.. Fiquei meio confusa na verdade com a história..Vampiros ou não vampiros , Alice no País das Maravilhas.. Acho que o autor acertou em fazer uma história com outras histórias já conhecidas envolvidas mais com finais diferentes mais fiquei confusa com o livro.

    ResponderExcluir
  9. Olha não conheço o livro, aliás nem sabia que ele existia. Não gosto de livro muito curtinho, pois sempre acho que deve ter mais história, mas não gostei muito da história dele!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  10. Realmente um livro bem pequeno, mas que pela resenha, é uma historia densa e complexa, mesmo se tratando de uma historia sobrenatural e inusitada né, porque tem até Alice no Pais das maravilhas, mas gostei da premissa do livro e se tiver a oportunidade lerei, ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  11. eu curto literatura juvenil mas essa história realmente não me despertou interesse... =/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia nem o autor nem o livro. Achei a trama bem interessante, parece ser um bom livro. Fiquei bem curiosa. Só achei ele bem pequeno.
    Mas já coloquei na minha listinha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, nem o autor.. nunca tinha ouvido falar, mas adoro livros juvenis, eles são um bom passatempo, até porque são bem fáceis e rápidos de ler. A história me deixou bastante curiosa, vou procurar esse livro pra ler, me interessou bastante! (:

    ResponderExcluir
  14. Caramba, que divertido. Nunca imaginei na minha vida um vampiro sem caninos e muito menos um espelho que mantém presa Alice. Fiquei curioso em saber como o autor reúne essas história em apenas 120 páginas. Quando tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!