segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Resenha: Cidades de Papel - John Green

"Eis o que não é bonito em tudo isso: daqui não se vê a poeira ou a tinta rachando ou sei lá o quê, mas dá para ver o que este lugar é de verdade. Dá para ver o quanto é falso. Não é nem consistente o suficiente para ser feito de plástico. É uma cidade de papel. Quer dizer, olhe só para ela, Q: olhe para todas aquelas ruas sem saída, aquelas ruas que dão volta em si mesmas, todas aquelas cosas construídas para virem abaixo. Todas aquelas pessoas de papel vivendo suas vidas em casas de papel,queimando o futuro para se manterem aquecidas."p. 68

Eu adoro o John Green, amo de paixão os livros dele, então é claro que não podia ser diferente, amei "Cidades de Papel". 

Neste livro Green conta a estória de Quentin Jacobsen: um garoto de 18 anos que esta prestes a se formar no ensino médio, está a alguns dias do baile de formatura. Ele é um garoto centrado, responsável, tem amigos muito bacanas e meio nerds (Radar e Ben), seus pais são psicólogos, e ele tem uma paixão platônica por Margo, sua vizinha desde os 2 anos de idade.

Margo é a garota popular da escola. Ela e Q sempre foram amigos, mas quando eles tinham 10 anos, uma cena mudou tudo, eles viram um homem morto pendurado numa árvore. De alguma forma depois desse dia, a amizade dos dois nunca mais foi a mesma, até que 8 anos depois Margo convida Quentin para um engenhoso plano de vingança contra o seu namorado que a traiu. 
No dia seguinte ela some. 
No entanto, as sumidas de Margo eram mais ou menos comuns, e ela sempre deixava pistas. Quentim recorre a todo tipo de mensagem que ela possa ter deixado, sua meta é acha-la.

O que mais gosto nos livros de Jonh Green é que fico pensando na estória durante dias. 
São livros para "adolescentes", mas que fazem qualquer pessoa pensar sobre si mesma, sobre a vida, sobre tudo.
Nesse livro, eu me peguei pensando nessa questão de ser uma pessoa de papel, vidas de papel...como a gente às vezes se torna pessoas superficiais, como temos idéias do que as pessoas são, mas nunca saberemos exatamente como elas são e o que sentem. 
Como corremos atrás de nossas obsessões (e no livro explora muito bem isso na parte que a professora fala sobre Moby Dick) sem no entanto pararmos para conhecer e ver se aquela pessoa é só uma projeção do que queremos ou se é realmente assim.
Quentim descobre diversas Margos. A Margo dos amigos dela, a que ela espera, a dos pais dela...cada um faz uma idéia de como a Margo era, mas quem será que ela era realmente? Quem somos realmente? E quem nos conhece de verdade?

"Pensei na minha Margo, na Margo de Lacey, na Margo da Sra Spiegelman, e em todos nós olhando para o reflexo dela nos vários espelhos de um labirinto de espelhos de um parque de diversões". p. 211

Paguei R$22,00

18 comentários:

  1. Eu também gosto muito do autor. Amei A Culpa é das Estrelas, e já fiquei com vontade de ler este também.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu só li A culpa é das Estrelas do Jhon, mas foi suficiente pra eu gostar muito do estilo de narrativa dele, espero gostar de Cidades de Papel também! Nossa, parece que nesse livro tem mistério, e bastante né! Onde está Margo? Agora fiquei curiosíssima pra saber! Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do John Green, mas já sou apaixonada. hauhua Loucura né? É que nunca vi ninguém falar mal da escrita dele. Cidades de papel ainda não está na lista dos livros pra esse ano, mas o próximo vai ser A Culpa é das Estrelas!

    ResponderExcluir
  4. Recentemente li "Quem é você, Alasca?" e gostei muito. Esse parece interessante, mas a ideia de uma menina que sumiu lembra um pouco esse que já li. Fiquei desanimada em ver que o autor não tenta algo novo. Mas parece bom.

    Luciana M.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ter os livros do John Green, ainda não li nenhum deles mas tenho certeza de que ele escreve de modo a deixar algo com o leitor e com Cidades de Papel não deve ser diferente, pela sua resenha. Mais uma história desse autor que nos faz pensar e isso é bom demais!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por John Green, e com certeza amarei tanto essa história como todas as outras dele!
    Essa foi a primeira resenha que li sobre cidades de papel, e gostei muito dela, mas devo dizer que o que mais me chamou a atenção no livro foi a capa, é simplesmente linda *-*
    Eu espero ter a oportunidade de ler logo esse livro!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Minha flor, penso como você... Os livros do John Green encantam! Fazem você pensar durante dias e se torna impossível não ler o próximo lançamento do autor quando com ele nos identificamos (rs).
    "São livros para "adolescentes", mas que fazem qualquer pessoa pensar sobre si mesma, sobre a vida, sobre tudo." ---- Essa sua frase diz tudo o que penso sobre a narrativa dele (rs)!
    Cidades de Papel está em minha meta de leitura, mas ainda não tenho o livro em mãos. De qualquer modo, sua resenha só fez crescer meu desejo em ler este livro! Quentin parece o tipo de garoto que marca muito mais pela sua relação com a Margo do que por sua personalidade individual. (rs) Ouso dizer que é assim em seus outros livros, mas não li todos ainda de John Green para constatar (rs).
    Com certeza, lerei este livro e espero curti-lo muito, como você!
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Confesso que sou apaixonada pelo John Green e que adoro suas histórias. Quando vi o lançamento desse livro fiquei louca para ler, parece ser muito perfeito. Amei sua resenha, me deixou mais ansiosa ainda para ler o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Do John Green eu só comecei a ler "O Teorema Katherine" mas não me interessei em continuar. Não gostei da história e livros com protagonistas adolescentes dificilmente me agradam, então conclui que os livros do autor não são para mim. Mas claro, estaria disposta a ler "A Culpa é das Estrelas", já que as opinião são quase unânimes quanto à sua qualidade. Antes de começar a ler "O Teorema Katherine", "A Culpa é das Estrelas" era o primeiro da minha lista de desejados, mas depois de conhecer o estilo do autor, eu só leria pra confirmar mesmo que não vale a pena eu adquirir outros livros do John Green, mesmo sendo tão elogiado. Então quando saiu "Cidades de Papel", nem me interessei muito. Mas claro, eu sou uma exceção, o autor é super recomendado. ;D

    ResponderExcluir
  10. Eu li e adorei!!!
    Devorei até bem rápido, tive medo que ele fosse tipo o que dizem do Sparks: autor com uma única fórmula. Pq se fosse assim eu não teria curtido, não estava no clima para dramas seja ele bonito/emocionante ou não.
    Amei o Quentin agindo de maneira diferente e fiquei bem surpresa com o desenrolar da situação.

    ResponderExcluir
  11. ah, eu amo os livros do John Green! ele é incrível e quero muito muito ler cidades de papel

    ResponderExcluir
  12. Eu sei que John merece toda a nossa atenção mais ainda não li nada dele e nem sei se terei coragem de ler.. A Culpa das Estrelas já sei que vou chorar do início ao fim e não quero isso no momento..Cidades de Papel parece ter uma história e premissa bem interessante.. É que nem vc disse John Green consegue levantar vários pontos importantes sem perder a leveza e espírito de um livro Juvenil.

    ResponderExcluir
  13. Não basta história parecer fantástica tem que ser do John Green! OS livros dele também me deixam assim, pensando por dias... Não vejo a hora de le-lo.

    ResponderExcluir
  14. Green é demais, o meu favorito até agora é Onde esta vc Alasca. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  15. mais um título que estou louca pra ler...

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada do John Green, mas só ouço falar bem. Um que estou com muita vontade de ler é A culpa é das estrelas. Só vi crítica boa desse livro e ele me interessou muito. Depois que ler esse, se eu gostar do autor, vou ler Cidades de Papel, que também parece muito bom. Na verdade, todos os livros dele parecem bons, estou com as expectativas lá no alto, espero não me decepcionar..

    ResponderExcluir
  17. Acabei de ler " a culpa é das estrelas" e é claro que esse é o próximo livro que me dedicarei a ler!!! *__*
    Beiiiijos!

    ResponderExcluir
  18. O primeiro contato que tive com o Sr. Green foi lendo "A Culpa é das Estrelas". Minha irmã ganhou de presente de aniversário e e eu acabei lendo assim que ela terminou. Também fiquei pensando no livro por dias... A escrita do Green é simplesmente emocionante. Quero ler todos os livros dele lançados aqui no Brasil, e Cidades de Papel já entrou na lista. Além de ter um romancinho, tem um mistério legal envolvendo a história.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!