sábado, 30 de março de 2013

Resenha: Meu Pai Não Mora Mais Aqui - Caio Riter - Ed Biruta

"Ás vezes fico me perguntando de quem é a culpa de o casamento deles ter acabado. A mãe põe a culpa nele (pai), o pai fica dizendo que o amor acabou, e eu até, de vez enquando, acho que a culpa é minha". p.49
Desde que eu li "Eu e o Silêncio do Meu Pai" do Caio Riter fiquei apaixonada pelo modo que ele escreve,  pela emoção que passa em seus livros e  sua escrita fácil e atraente.
Foi então que a Editora Biruta me enviou um outro título do Caio Riter que é mais focado para adolescentes, mas é uma ótima leitura principalmente para quem esta passando/passou por uma separação ou morte.
O livro já começa em forma de diário. O diário inicialmente é uma tarefa escolar, e nele será que os dois personagens principais: Letícia e Tade, contaram para os leitores sobre sua vida, seus anseios, suas angústias, seus momentos de solidão, tristeza, alegria, paixões...

"Há coisas que ninguém tem o poder de mudar mesmo. Elas acontecem e pronto". p. 22

A Letícia passa por uma grande crise familiar, pois seu pai saiu de casa, separou-se da mãe e esta namorando outra mulher.
Já ele, tem uma famíla cujos pais se amam, vivem "namorando", e ele acaba até se sentindo um intruso as vezes.
Nesse contexto, ficamos conhecendo seus melhores amigos, suas paixões, seu dia a dia na escola e em casa.
Letícia tem uma irmã caçula e Tadeu é filho único. Ambos estudam na mesma classe, mas não tem contato um com o outro.
A garota é muito emotiva, sensivel, ela passa claramente as angústias que um adolescente deve passar ao ver seus pais se separando, ela vive numa montanha russa de emoções e conflitos.
O diário de Tadeu começa como de um garoto de bem com a vida, sem problemas, que adora curtir com os amigos, tocar violão, garotas...até o ponto que essas duas estórias se cruzam e essas vidas começam a fazer sentido uma para a outra.
"Não deve ser fácil ser abandonado. Por mais que a gente desconfie que isso seja possível. Não deve ser fácil. Por vezes tenho vontade de conversar com ela sobre a separação e saber o que ela esta sentindo, saber sobre sua dor, trocar sofrimentos, esperanças, porém ensaio, ensaio ensaio". p 50
É um livro muito interessante! E como todas as publicações da Ed Biruta é muito bem ilustrado, de excelente qualidade, sem erros de português.
Uma ótima leitura para todas as idades, principalmente para adolescentes ou para quem tem filhos nessa faixa etária.
Informações:
Editora Biruta
Páginas 198
Clique aqui para ver o livro por dentro.

Outros livros do autor:
Eu e o Silêncio do Meu Pai - Resenha aqui

12 comentários:

  1. Parace-me tão real e verdadeiro! Será que há em Portugal?

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Né! Se vc entrar em contato com a Editora Biruta, acredito que eles enviam para Portugal, só não sei o preço e frete. Beijos!

      Excluir
  2. LInda resenha Marcela, um livro emocionante com certeza e eu nao conhecia, mas quero muito ler, parabéns pela resenha linda! bjao! Feliz Pascoa!

    ResponderExcluir
  3. A separação dos pais na mente dos filhos jovens é um bom tema ...Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosy! Acho q é difícil até qdo somos mais velhos, imagina qdo somos jovens né? Beijo!

      Excluir
  4. Deve ser bom mesmo para adolescentes ou pais, como vc disse. Boa dica.

    beijos,
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Com certeza auxilia os pais e filhos nessa etapa difícil Beijo

      Excluir
  5. Oi Marcela. =)
    Adorei a resenha, a capa é simples e me lembrou a papel de presente.
    O livro é curtinho e nesse formato de diário parece bem envolvente, gosto de livros assim. Ainda não tenho nenhuma obra desta editora, mas costumo adorar as capas.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Verdade! Parece papel de presente! Kkkkk os livros da Biruta são um capricho! Beijo

      Excluir
  6. Não conhecia o livro, mais gostei.
    O nome e bem sugestivo, só a capa que eu não gostei muito.
    Parece ser um a leitura muito boa e rápida.
    Gostei da dica.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que capa mais linda, nem parece livro hehehe
    Adoro livros escritos por diários/cartas são mais simples, mas não deixam de ser belas. Mesmo não tendo passado por nenhuma dessas situações, me identifiquei um pouco com a história dos personagens !

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!