quarta-feira, 24 de abril de 2013

Resenha: Como Viver Eternamente - Sally Nicholls

"Meu nome é Sam. Tenho onze anos.
 Coleciono histórias e fatos históricos.
 Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto."

Inaugurando a onda dos Sick-lit, "Como viver eternamente" é o primeiro livro de Sally Nicholls, publicado em 2008.
Ele conta a estória de Sam, um menino de 11 anos que tem leucemia no estado final da doença.
Devido a doença, Sam não vai à escola, mas tem aulas particulares em casa com a Sra Willis e com o amigo Félix, também portador de câncer.
Em uma das aulas, a professora pede que os alunos escrevam algo sobre eles, empolgado. Sam começa a escrever o seu livro!
Nele, o garoto conta fatos do dia a dia,  faz listas de coisas que gostaria de fazer antes de morrer, como gostaria que as coisas fossem depois que ele morresse, e escreve sobre curiosidades e fatos históricos.

A edição é linda! Com muitas páginas cheias de desenhos, imagens imitando cartões, papéis...bem bonito mesmo!
A narrativa é uma mistura de choro e riso. 
Apesar de ser um livro com um tema forte e triste, ele tem uma mensagem positiva: Não se pode perder tempo! Não se pode deixar as oportunidades passarem! Vamos ser felizes hoje!
Notei muita semelhança de "Como viver eternamente" com o livro "A Culpa é das Estrelas" que foi publicado em 2012. Acredito que Jonh Green tenha lido o livro de Sally Nicholls e se inspirado.

É uma leitura fácil, emotiva, sensível, bonita! Só lendo para saber! Recomendo muito!


7 comentários:

  1. Oi Marcela,
    Devo dizer que a cada nova resenha desta editora eu fico encantada e louca para ler. apesar de evitar histórias tristes gostei da sinopse e da moral da história a ponto de me aventurar na leitura.
    O quote que vc transcreveu é simples e de certa forma bem chocante, por conta da consciência que o Sam tem de que tem pouco tempo, deve ser horrível viver assim.
    Adoro quando a arte interna é lindinha, pena que vou ter de imaginar ao menos até pegar ele na livraria. =)

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada nesta nova onda, a não ser o Um Amor Para Recordar do Nicholas Sparks, mas este é mais antiguinho. Tenho em casa o É Culpa das Estrelas, mas ainda não li.
    Estou cada vez mais interessada nos livros da Geração.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Legal esse livro, tem um jeito de ser bem bacana. Bom pra ler nessas trades frias...

    ResponderExcluir
  4. Que livro lindo, eu gosto muito desse genero Sick lit, amei A culpa é das estrelas, que tb, assim como esse, nos traz mensagens positivas! Com certeza vou le-lo sim, amei sua resenha, bjão!

    ResponderExcluir
  5. Ah, gente, me desculpem mas nesse momento não teria condições de ler essa história. Quando envolve criança/doença eu fico pra me acabar. Depois não há o que tire o assunto da minha cabeça. Tenho certeza que a história é linda e que deixa muitas lições valiosas.

    ResponderExcluir
  6. Eu evito ler livros com histórias tristes seguidos, pois senão deprimo. Mas, alternadamente, gosto e está na minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Parece bastante com ACEDE mesmo.
    Será que Jonh Green leu mesmo esse livro? rsrs

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!