quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio Intrínseca

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma". p. 11

Extraordinário é um livro mágico, por que faz o leitor pensar, e pensar muito!

Nele ficamos conhecendo o August, um menino que nasceu com uma deformidade facial raríssima e que apesar das 27 cirurgias que se submeteu, ainda é alvo de bullying e chacota.
A estória narra a entrada de Auggie na escola.
Até os 10 anos o menino só tivera aulas em casa com a mãe, e agora os  pais decidem que seria bom que ele se socializasse, e Auggie aceita o desafio.
Chegando na escola, ele é recepcionado por 3 crianças, que teoricamente são as mais boazinhas do colégio,  mas desde esse momento o menino percebe que mesmo na escola, nem todos estão prontos para lidar com  as diferenças.

O maior desejo de August é que todos o vejam como ele se vê: uma pessoa normal, comum! Com um rosto diferente sim, mas só isso!
A leitura é super rápida e fluida, é um livro que você lê numa noite, porque é extremamente interessante, e a linguagem que a escritora usa, nos absorve, queremos mais e mais.
"Extraordinário" é narrado em primeira pessoa, porem como é dividido em diários, cada hora é um integrante da vida de August que nos fala sobre ele, sobre sua própria vida, como se sente em relação a  ele e aos seus sentimentos, carências, medos e inseguranças. Isso faz de "Extraordinário" um livro rico de sentimentos e emoção.

A parte que me chamou mais atenção foi a de Olívia, irmã de Auggie, que se sente só, mas aceita a atenção exclusiva que os pais dão ao menino, por ele ter todos os problemas, ela fala sobre vergonha, culpa, amor. É bem emocionante.

O livro trata da transformação de August, da formação de caráter, do seu desenvolvimento social e humano.
A autora nos faz pensar que apesar dos nossos problemas, os outros também tem problemas e acabamos vivendo nos nossos mundinhos, sem conseguir olhar pro lado. Isso vale pro Auggie, que acaba querendo atenção só para ele, e se esquecendo do que esta em volta.
Com ele, também, aprendemos que as vezes rir da própria "desgraçada" é a melhor saída. Sempre ter senso de humor.

É um livro cativante, cheio de lições de vida, leitura gostosa e  que aquece o coração.
Recomendo!!
Informações:
Título: EXTRAORDINARIO
Autor: PALACIO, R. J.
Tradutor: AGAVINO, RACHEL
Idioma: PORTUGUES
Editora: INTRINSECA
ISBN: 8580573017
Número de páginas: 320
Paguei R$24,90

12 comentários:

  1. Esse livro se tornou um dos queridinhos atualmente, desde a primeira resenha que li dele me apaixonei, fico tocada com historias que envolvem crianças, principalmente quando se trata de crianças diferentes que sofrem discriminação...com certeza é um livro lindo que nos traz grandes lições! Parabéns pela lnda resenha, tem como não amar???? Bjao!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse livro não é? Tenho ele aqui e estou doida pra ler. É impossível não gostar do personagem de cara e não simpatizar com a situação dele. Achei muito boa essa história, o modo como retratou o tema foi bem legal. Uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!!
    Vejo que ele é mesmo extraordinário coo o título.
    O August com seu desejo de ser normal acaba atraindo mais atenção, deve ser complicado para a irmã com relação aos pais, por sorte ela parece compreensiva.
    Fiquei preocupada com os tais três alunos bonzinhos.
    Bullyng é terrível. O preço está até legal.

    Marcela, que vc acha de quando a capa for branca vc coolocar uma borda na imagem, para destacar mais?

    ResponderExcluir
  4. Oi, ah esse livro deve ser encantador mesmo, eu leria com certeza. E que bom que é dividido em diários, acho que a leitura fica mais interessante, e fica mais curiosos!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Nossa, todo resenha que eu leio desse livro eu me apaixona mais.
    Com certeza pretendo ler o livro. A história deve ser muito linda de se ler, sem contar com essa capa, que particularmente amei.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. O livro deve ser emocionante,hj em dia vivemos em uma sociedade com tantos preconceitos,esse livro mostra a realidade nada fácil de uma criança e sua vontade de ser como qualquer criança de sua idade.....Gostei muito da resenha!!!!!!!
    BJJSS!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga!
    Eu estou namorando esse livro desde o lançamento...É livro de chorara, né? rs
    Eu quero! =)

    ResponderExcluir
  8. ainda não li Extraordinário mas só ouço falarem bem do livro. Parece que é unanimidade. Com certeza traz lindas lições de vida e deve ser muito emocionante!

    ResponderExcluir
  9. Geralmente famílias que têm filhos especiais acabam esquecendo o quão especial os outros filhos também são. Ótima resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Estou interessada nesse livro desde o seu lançamento.
    Já li várias resenhas positivas.
    Tenho uma quedinha por livros baseados em fatos reais, pois a leitura é sempre emocionante e tem uma reflexão no final.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!