sábado, 13 de abril de 2013

Resenha: O Diário de Helga - Helga Weiss - Intrinseca

"Muitos - não, certamente todos - estão chorando em silêncio, mas nós não demostramos nossas emoções. Para que dar esse prazer aos alemães? Jamais! Temos força para nos controlar. Ou deveríamos nos envergonhar de nossa aparência? Das estrelas? Dos números? Não, não é culpa nossa, alguém se envergonhará por isto. O mundo é apenas um lugar estranho". p.63

"O Diário de Helga" é uma obra prima de editoração e de conteúdo. O livro é lindo, a capa parece um velho diário, e as abas tem efeitos de "amassadinho" como nos velhos cadernos.
Dentro tem fotos, cartas e pinturas feitas por Helga. 


"O Diário de Helga" é um testemunho real e emocionante de todo o período do Holocausto.

Helga era uma menina de 8 anos quando começou a escrever o diário, contando sobre o que acontecia em seu país, com a sua família de 1939 até 1945.
Filha de bancário e de costureira, Helga desde cedo se mostra politizada. O diário não carrega um tom infantilizado, a menina é madura e enfrenta de cabeça erguida todos as dificuldades que aparecem. Ela nos passa uma força, uma garra que falta em muitos adultos. 
A família foi enviada primeiramente para Terezín e posteriormente para Auschwitz (onde a menina escapou por muito pouco da câmara de gás), ficando seu diário escondido com seu tio que trabalhava no setor de registros.

Logo que chega em Terezín, ela e a mãe são separadas do pai, e com o tempo Helga é separada da mãe. 
A garota nos conta toda a sua rotina, suas amizades, as doenças, os medos, as inseguranças...como também no final da guerra, como essas famílias se readaptaram a vida em Praga.

No final dessa edição, existe uma entrevista maravilhosa com a escritora que hoje tem 83 anos, e um glossário com as gírias de guerra que são usadas.

Esse é um exemplar que todos deveríamos ter em casa! É um pedaço de história que não pode ser esquecido.





Informações:
O Diário de Helga - o Relato de Uma Menina Sobre A Vida Em Um Campo de Concentração
Autor: Weiss, Helga
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias


9 comentários:

  1. Bacana esse livro, gostei dessa história dele. Faz pensar no que já aconteceu e é um relato que parece ser bem real, daqueles que você consegue se imaginar na pele dela nesses momentos críticos, mas vistos da maneira de uma criança...deve ser bem bacana.

    ResponderExcluir
  2. A capa do livro é linda!!!O tema tb é interessante,uma criança narrando do seu ponto de vista um fato histórico em que ela faz parte daquela sociedade,misturando história e realidade ,dando uma visão ao leitor bem diferente e lúdica dos fatos.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro, me interesse pelos livros q contam histórias de guerra, e tb porque ele é parecido com O diario de Anne Frank, que eu li e gostei muito, concordo com vc quando diz que é um livro que todos deveriamos ter! Parabéns pela resenha, bjão!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da arte da capa. =)
    Ficour ealista. Achei bem lindinhas as ilustrações dela. Deve ter sido barra pesada viver nesse momento crítico da história, e uma grande vitória ter sobrevivido.
    A entrevista deve ser bem interessante. Eu acho legal estudar sobre isso, pq no fim das contas e apesar de todos os horrores pelos quais passaram os que sobreviveram conseguiram superar.
    A Helga desde menina tinha fibra, muito lindo ela dividir tais relatos com o mundo. =)

    ResponderExcluir
  5. Tudo que diz respeito à segunda guerra mundial é emocionante e tocante e penso que não sabemos nem metade das historias ...Imagine visto pelos olhos de uma menina! Deve ser uma leitura sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Histórias de guerra sempre me comovem. Lendo a resenha lembrei do livro A menina que roubava livro, é um dos meus livros favoritos. Mas não evito ler um seguido do outro para não ficar deprimida. A personalização do livro é um charme, um mimo para os leitores.

    ResponderExcluir
  7. A escritora pegou uma carona de inspiração com o diário de Anne Frank. Será que o diário foi modificado (palavras, pensamentos..) pra publicação, visto que ela ainda está viva? Mas a história em si é real, e por isso deve ser interessante mesmo, enfim. :)

    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Taí um livro que gostaria muito de ler.
    Gosto de tramas baseadas em fatos reais. E livro sobre a guerra sempre são emocionantes.

    ResponderExcluir
  9. Essa capa é linda, dentro também, um encanto.
    Fiquei aqui doida pra pode ler.
    Beijos..

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!