sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Indico: Guia Politacamente Incorreto da História do Mundo - Leandro Narloch

Eu adoro essa série de "Guia Politicamente Incorreto da História..." que o Leandro Narloch escreve.
Já tinha livro o guia do Brasil, que é muito bom! E agora comprei o da história do mundo.
Há quem chame Narloch de reacionário, burquês e etc, mas eu adoro os livros dele, primeiro porque são divertidos, segundo porque é uma visão diferente do mundo.
Através de pesquisas, Leandro nos conta uma nova história, um novo ponto de vista!
Por ex, segundo vários historiadores, não foi Nero que pôs fogo em Roma, Gandhi era racista e nunca existiu na idade Média o cinto de castidade.
Se é verdade ou não, eu não sei, mas acho interessante ter uma outra visão das coisas. ;)

Aqui tem uma entrevista recente que ele deu para o programa Agora É Tarde.




Paguei R$31.

16 comentários:

  1. não conhecia esse livro! Vou dar uma olhada na entrevista :D
    Parace ser bom, fiquei curiosa agora.

    beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi muita gente interessada nestes livros, mas não fazia ideia do que se tratava, achei interessante a proposta do autor. Quem sabe eu acabe dando uma olhada. =)

    ResponderExcluir
  3. Só de ter "Politicamente Incorreto" no titulo já dá vontade de ler, ainda mais que é sobre história. Adorei a dica, vou procurar ler :)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Estou com o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil para ler, mas não sei quando vou ter tempo.

    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom saber uma segunda opinião, até porque o papel aceita qualquer coisa. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olha olha... sou formanda em História e posso afirmar que, dentro da academia, esses livros são muito mal vistos. Nunca li, não posso dar minha opinião. Talvez como uma leitura despretensiosa seja bom mesmo, mas temos que tomar cuidado com essas ditas "verdades". Não quero ser chata, só deixar a dica: a história é feita de várias "verdades", não apenas uma!

    ResponderExcluir
  8. Gostei dessa dica, também gosto de livros que nos dão sempre uma nova visão das coisas, não que seja verdade ou mentira, mas nos mostram as coisas de um ponto de vista diferente! Gostei muito e tomara que tenha a oportunidade de ler! :)

    ResponderExcluir
  9. Essa série de livros dele devem ser ótimas. Meu namorado tem esse, mas ainda não leu. Tb tem o guia da filosofia!

    Luciana M.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro mas deve ser bem interessante e divertido. Vou dar uma olhada com mais carinho nessa sua sugestão.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante. Vou procurar comprar ele sim :)

    ResponderExcluir
  12. Eu já li O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e gostei muito do livro. Só não tinha visto essa entrevista ainda e eu também gostei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sempre vejo falarem do O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil mais apesar de saber que é um livro que aborda a história com uma pitada de comédia...não consigo pegar para ler o que é bem triste sabe ?

    ResponderExcluir
  14. olha, como historiadora eu sou suspeita pra falar de obras que não contenham referências históricas... me falaram que ele não é historiador, então fico me pensando em quais fontes ele utiliza pra escrever seus livros... mas enfim... só lendo mesmo pra tirar minhas conclusões...

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Não conheci esse livro, e nem o autor, até porque não é muito meu tipo de livro.. Mas vou dar uma olhada, pelo que você falou parece até interessante.. (:

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei meio chocado quando vi esse post. hahaha É como se desconstrisse debates já colocados que nem mesmo mestres e doutores "conseguiram" problematizar 100%. Ao contrário do que muitos pensam, a história é uma disciplina limitada. Nós lidamos com o morto, com o tempo morto. Ou seja, o tempo que não volta mais. Quando eu tiver mais tempo verei com toda certeza esta entrevista, pra ver o que esse rapaz está dizendo. Nunca ouvi um bom historiador dizer que Gandhi era racista, muito menos que Nero não botou fogo em Roma (principalmente este fato que carece de fontes).

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!