terça-feira, 1 de outubro de 2013

Resenha: Jardim de Inverno - Kristin Hannah

"- Seu pai pensa que não posso lidar com a morte dele.
- E você pode? - Nina perguntou com simplicidade.
- Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar." (p. 57)


"Jardim de Inverno" começa em 1972 quando as irmãs Meredith e Nina preparam uma peça de final de ano com um conto de fadas que sua  mãe Anya sempre contava. Essa é a forma que a filha mais velha Meredith, encontrou de tentar amolecer o coração gelado da mãe, (que sempre foi fria com as filhas, deixando todo o amor que sentia para o marido), porem o que Mere não sabia é que esse dia a marcará para sempre sua vida, pois Anya tem uma reação oposta ao planejado, e com gritos e rispidez manda com que todos parem com a apresentação.

Meredith, hoje, é uma mulher de 40 anos, casada com Jeff, o amigo de infância que sempre se amaram, eles tem duas filhas. Nina é uma fotografa famosa, no entanto ambas não conseguem expressar o amor que sentem pelos seus entes queridos.
O casamento de Mere com Jeff está abalado pela frieza, a mesma frieza que Anya envolveu as filhas nesses anos todos. Amor elas só viram e sentiram do pai Evan.
Contudo, ele sofre um ataque cardíaco, e falece, mas deixa um último pedido para as filhas: conheçam sua mãe.

A única lembrança que elas tem da mãe são os contos de fadas, que cessaram após a apresentação fracassada em 1972. Agora Nina terá que descobrir da mãe o que no seu passado a feriu tanto, e o que suas estórias tem a ver com a vida real.

Eu amei esse livro, já vou adiantando.
Adoro romances e dramas que envolvem crescimento psicológico/sentimental das personagens, e esse é um exemplo clássico!  
Conhecendo a mãe, Meredith, conseguirá entende-la e entender-se, conseguirá humanizar-se, o que é lindo! 

Nina é a filha que sai de casa a procura de uma referência feminina, é a filha que ninguém pode contar, pois viaja pelo mundo a trabalho, e por isso também não amarra sua vida a nada, nem ao apaixonado Danny que quer um relacionamento sério com ela.

Anya tem todas as respostas, mas é uma mulher fechada, trancafiada no seu mundo e no seu passado, passa horas em seu jardim de inverno perdida em pensamentos e sentimentos.

"Jardim de Inverno" me surpreendeu, eu não esperava tanto, nas páginas finais eu já estava as lágrimas, é surpreendente, e lava a alma do leitor. 
Narrado na 3a pessoa a escrita é bem envolvente, e a trama divide-se nas estórias de Anya e na vida atual sem Evan.

É uma estória de como podemos mudar nosso destino, do preço que pagamos pelas nossas escolhas, e o que faríamos por amor.

20 comentários:

  1. Que lindo! Eu recebi essa semana "Jardim de Inverno" na minha casa e ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Acho que vai pular a vez dos outros livros na fila! hehe
    Eu também gosto de romances e dramas que fazer a gente pensar na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petra, vi seu blog hj! Já tô seguindo! :)
      Passa "Jardim de INverno"na frente!! Vc vai amar!
      beijo!!!

      Excluir
  2. Ai Marcela, eu também amei esse livro. Chorei bastante.
    É tão bom ver as coisas caminhando né? Tem uns momentos de paralisar.
    Super maravilhoso. Leitura mega recomendada mesmo.
    Fiquei ansiando ler outros títulos da autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Dani! Tb quero ler os outros livros dela! Amei! Muito lindo!!!

      Excluir
  3. Desde o lançamento do livro que eu fiquei com vontade de ler. Com certeza eu pretendo conferir está história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler a resenha e fiquei triste... "uma mãe como o coração assim"... mas bem, continuei lendo e percebi que há uma mudança e a história cresce de uma forma muito legal. Saber quer vc gostou tb aumentou minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Terminei esse livro ontem, achei perfeito. A história de Vera me emocionou bastante!
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Agora eu fiquei curiosa em ssaber qual é esse segredo que causou uma mágoa tão profunda em Anya e fez dela uma mulher fria e distante, porque com certeza algo aconteceu e ela mantém im grande segredo bem trancado dentro de si mesma.

    ResponderExcluir
  7. Deve ser uma tristeza enorme ser 'rejeitada' pela própria mãe. Mas se formos ver o que acontece nos dias de hoje, essa é a verdadeira realidade. Fiquei muito surpresa com a resenha desse livro, e estou ansiosa para poder lê-lo :)

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da autora mas sei que ela escreve livros que sempre emocionam o leitor, ainda mais nessa historia, com essa atitude da mãe das meninas na peça de final de ano, essas coisas marcam muito a vida de qualquer criança e com certeza influencia de forma negativa! Adorei saber que haverá um reencontro onde pelo que pude ver, elas vão sanar as feridas do passado, também gosto muito quando há na historia um crescimento e amadurecimento dos personagens, linda historia, cheia de sentimento! Adorei! :)

    ResponderExcluir
  9. Ainda não pude ler essa trama, mas diante de tantos elogios, tenho certeza que será uma leitura muito boa.
    Essa capa é linda!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser emocionante. Agora me deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  11. Achei interessante a sinopse, vou ter que ler :)

    ResponderExcluir
  12. Também gosto muito de romances assim, com um certo drama, capaz de nos fazer chorar de vez em quando e de nos emocionar ao extremo. Sua resenha me deixou ansiosa pra que meu livro chegue e eu possa ler e descobrir o que o destino reserva as personagens. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nada da autora, apesar de muito elogiada e até gosto de drama nesse estilo mas ainda não me interessei muito em ler "Jardim de Inverno" devido a imensa quantidade de livros que eu tenho mais interesse em ler do que esse. Mas se um dia eu tiver a oportunidade eu lerei, parece ser um livro muito bom. Adorei a resenha! ;D

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho esse livro na estante e estava deixando ele para depois, mas depois de saber que o livro tem muito drama eu fiquei com vontade de ler porque adoro dramas!

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros que mexam com nosso psicológico e que também envolvam o crescimento psicológico dos personagens. Adoro contos de fadas e saber que tem algo no livro relacionado bate uma curiosidade.

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha me interessado muito por esse livro, mas depois de parar e ler sua resenha, cheguei a conclusão de que eu adoraria ler. A história parece ser bem envolvente e até eu fiquei curiosa para saber sobre os mistérios da Anya!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a capa do livro!!!Realmente o livro trata de um drama familiar bem intenso,fiquei curiosa em saber a causa da frieza de Anya ,o que aconteceu para chegar ao ponto das suas filhas perceberem a falta de carinho dela e mesmo com o apoio das meninas não tentou mudar...Não sei se no final do livro elas conseguem ter uma relação mais amorosa com mãe,isso só para quem ler o livro por completo!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho o livro porém nunca o li, acredita? Sempre fico adiando a leitura.
    Mas já li diversas resenhas positivas e a maioria se surpreende com a leitura.
    Quero poder ser surpreendida também, já que ultimamente só tenho me decepcionado com a maioria das leituras. Porque de acordo com a temática do livro, parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!