sábado, 17 de agosto de 2013

Resenha: "O Clube do Livro do Fim da Vida" - Will Schwalbe

"Ler não é o oposto de fazer, é o oposto de morrer.
Nunca serei capaz de ler os livros preferidos da minha mãe sem pensar nela..."

Não sei dizer bem o motivo, mas quando li a dedicatória do livro, eu me arrepiei e soube que seria um livro cheio de sentimento, emoção e saudade.
"O Clube do Livro do Fim da Vida" conta a história real de Will e sua mãe Mary Anne, mas não pensem que eles eram sozinhos, logo no início ele diz:

"O que vem a seguir é minha história. Se é principalmente entre mim e minha mãe, e menos sobre meu pai e meus irmãos, isso é só porque acredito que são eles que devem contar suas histórias..."

Achei bonito isso, pois o autor se preocupou em passar ao leitor, que o pai e os irmãos também estiveram nessa luta, amavam e eram uma família unida.
Bem, a história começa falando sobre um pouco da família de Will, e logo como sua mãe adoece de um câncer no pâncreas com metástases no fígado.
A mãe, uma mulher positiva, engajada e muito amada, pede que cada filho vá com ela em algumas sessões de quimioterapia, e é lá que começa uma espécie de Clube do Livro entre ela e seu filho Will.
Os livros são mais que formas de passar o tempo, são caminhos que ensinam mãe e filho se descobrirem e contarem sobre suas vidas e histórias. Com a pergunta "O que você esta lendo?" eles abrem caminhos para longas conversas.
"O Clube do Livro do Fim da Vida" é mais que um livro sobre belos livros, é uma lição de amor, de serenidade em frente as adversidades, de esperança. É acima de tudo uma carta de amor de um filho para sua mãe!




8 comentários:

  1. Que tema forte! Achei bem diferente, ainda não tinha lido nada sobre o livro. Deve trazer grandes lições e lindos momentos, apesar de tristes. E o início é realmente tocante ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Vanilda! Eu me arrepiei em muitos momentos do livro, sabe? Acho q tb porque tenho uma ligação forte com minha mãe...então foi uma leitura muito emocionante! beijo!!!

      Excluir
  2. Esses livros sempre trazem uma carga emocional forte, ainda mais sabendo que é verídico, fiquei com muita vontade de ler...espero que seja em breve! Amei a resenha! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela!!!
    Com esse título nem dá para sonhar encontrar uma leitura leve, né? Já sei que vou derramar umas lágrimas se houver oportunidade de o ler. =)
    Gostei muito da capa ficou fofa, e foi uma grande ideia deles para desviar do problema viajar com os livros.
    E assim como vc adorei a citação dele, explicando o pq do foco ser apenas ele e a mãe. Muito lindo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcela!
    Ganhei esse livro de uma amiga, e comecei a ler hoje, estou gostando bastante, ainda não li o suficiente para formar uma opinião correta sobre ele, mas parece-me muito profundo e tocante. Uma coisa que fiquei curiosa, que até agora o livro não fala, na verdade até fala, mas não sei se foi erro da tradução ou não, mas o Will e a irmã são homossexuais? Eu não entendi essa parte do livro, parece erro da tradução, já que em uma parte ele fala "minha irmã e sua companheira, e eu e o meu", algo desse tipo, posteriormente ele fala da irmã e o conjuge. Fiquei confusa. Talvez deva ler um pouco mais.
    Enfim, amei seu blog, adoro blogs de livros e também tenho um! Se quiser fazer uma visitinha: http://gimmeflowers.blogspot.com.br/
    Ah, e também amei a dedicatória, e essa frase... resume o que os leitores sentem sobre os livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito desse livro, mas acho um tema realmente pesado. Nunca li esse livro, mas parece o tipo de livro que faz a gente pensar, que ensina coisas pra gente, parece o tipo de livro com fortes emoções!

    ResponderExcluir
  6. que triste... :(
    sou muito temerosa quando se fala em câncer... até leio a história, mas quando se bota a 'mãe' como a doente, fico com medo pela minha... xD

    sei lá... :(

    ResponderExcluir
  7. Pelo que percebi esse livro é uma espécie de Biografia né? Confesso que a primeira que li até hoje foi Bling Ring: A Gangue de Hollywwood e fiquei impressionado. É um gênero muito legal, diferente do que eu esperava. De fato parece ser bem emocionante. Desconheço o autor, vou procurar saber quem ele é.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!