segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Resenha: Will & Will - Johm Green e David Levithan

"Eu só te amo. Quando foi que quem você quer f*der se tornou mais importante? Desde quando a pessoa que você quer f*der é a única pessoa que você ama? Isso é tão estúpido Tiny! Quero dizer, meu Deus, quem se importa com a p*rra do sexo?! As pessoas agem como se essa fosse a coisa mais importante que os seres humanos fazem, mas vamos combinar. Como pode a p*rra das nossas vidas evoluídas girar em torno de algo que as lesmas podem fazer? Quero dizer, tudo gira em torno de quem  você quer f*der e se você f*de com essa pessoa? Essas perguntas são importantes, eu acho. Mas não tão importantes assim. Sabe o que é importante? Por quem você morreria? Por quem você acorda as 5:45 sem nem saber pra que ele precisa de você? De que bêbado você limparia o nariz?" 
p. 292

Preciso dizer? Amei! Bem, mas vamos falar sobre o livro...

Quem conhece a escrita de John Green consegue logo perceber que ele escreve o primeiro Will, e assim David Levithan fica com o Will 2.
As narrativas são alternadas em capítulos, começando com o Will Grayson que é um garoto que não consegue fazer muitos amigos, que prefere se calar, não se meter em confusão, não se importar com nada, para assim não sofrer, é amigo de Tinny, jogador de futebol americano, e super gay. Will mora com os pais que são médicos, e passam a maior parte do tempo no hospital "salvando vidas".

Tiny fez um grupo que é a "Aliança Gay Héteros" e quer financiamento para sua peça-musical Tiny Dancer.
O Will Grayson 2, é um menino depressivo, não sabe muito bem o que fazer da vida, toma medicamentos para estabilizar o humor, tem dias que quer se matar, e dias que quer matar o mundo, tem uma amiga que não quer ter que é Maura, e é apaixonado por Isaac um "namorado" virtual. Ele mora com a mãe, seus pais são separados.
A estória desses dois Wills se juntam quando Will 2 decide se encontrar com Isaac, e acaba achando Will 1.

Fiquei pensando se os capítulos de Will 2 foram feitos em letras minúsculas para mostrar um estado de espírito do menino, ou só como forma de diferenciar um do outro.
Não tem como falar de Will & Will sem falar de Tiny, ele é o "astro" central da trama, ele que faz com que tudo se encaixe, e que cada Will se conheça melhor e consiga se encontrar.
O livro acima de tudo fala de amor, o valor da amizade, perdão, angústias, amores adolescentes. O fato de alguns personagens serem homossexuais é só um diferencial, porque o amor é o mesmo, acredito que esse seja um ponto que os autores quiseram explorar, pois faz o leitor pensar sobre preconceito, sobre se aceitar e aceitar o outro.

O final é emocionante e surreal, mas de fato lindo!


12 comentários:

  1. Eu quero ler esse livro à algum tempo já, mas como disse pra voce no face, a crise ta feia pra comprar livros,então eu to adiando mais esse gasto! A historia é tao bonita e ainda um dos autores ser o John Green é certeza de boa leitura! Espero nao demorar pra poder comprar o meu! :)

    ResponderExcluir
  2. nem me fale Adriana! eu to sem um tostão! o pior q até tenho livros para sortear, mas nao to com $$ para pagar o correio. To pensando em fazer um kit de livros e se a pessoa quiser, ela paga o correio, vc acha q pega mal? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não Marcela, quem ganhar, vai é ficar feliz, já pensou ganhar um Kitão...o pior é se a pessoa for uma falida igual nós...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

      Excluir
  3. Oi Marcela, eu tô curiosa com esse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Na verdade ando numa ressaca literária. =(
    Não imaginei o Tiny como jogador de futebol... uma grande surpresa agora. hahaha
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cela
    Eu não estava muito animada para ler esse livro, mas depois de algumas resenhas positivas, fiquei curiosa.
    Vou colocar como próximas leituras.
    Já to achando que vou amar o Tiny. :)


    ResponderExcluir
  5. Só vejo resenhas positivas de Will e Will mas ainda não tive a oportunidade de ler. Acho que além do enredo diferente e interessante, o fato de ter Jonh Green no "elenco" já é um grande ponto forte.

    ResponderExcluir
  6. Tava com bastante vontade de ler esse livro, mas to cheia de livro pra ler e sem tempo pra eles! :/
    Já ouvi falar muito bem desse livro e to cada vez mais curiosa pra lê-lo!

    ResponderExcluir
  7. ouuw, eu quero *-*
    preciso comprar os livros de Green...

    ResponderExcluir
  8. Estou louco para ler este livro...
    Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita do John Green, e acredito que este seja um ótimo começo!
    :)
    coolturalblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro nao conhecia,.. e é do John Green!!!! Dispensa comentários!!! =)
    Quero.. quero.. quero muito!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro nao conhecia,.. e é do John Green!!!! Dispensa comentários!!! =)
    Quero.. quero.. quero muito!

    ResponderExcluir
  11. Este livro foi escolhido no mês de Julho no clube do livro de onde eu moro. Não li pela falta de tempo e porque não tenho uma vista boa suficiente para ler um livro na internet, foi assim que acabei prejudicando minhas vistas. Vi o pessoal postando a respeito desse livro o quanto ele é encantador o que me deixou mais curioso, mega curioso. Pelo que eu entendi, um Will tem uma vida até que bacana e confortável, diferente do outro Will. Como eu disse, meu primeiro contato com o Sr. Green foi lendo "A Culpa é das Estrelas", acredito que irei amar este livro também.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!