terça-feira, 4 de setembro de 2012

Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding

"Um dia...pela janela, vi uma gralha bicando alguma coisa na neve. A cena era um retrato perfeito do meu novo estado de espírito. A neve perfeitamente branca, a gralha preta como uma mancha no lençol recém -lavado; pela primeira vez compreendi que não havia nada inteiramente bom e nada inteiramente ruim, que cada página tem uma mancha,  e por essa mesma razão, eu esperava todas as noites sombrias por uma pequena luz brilhante. Isso me deu esperança." p. 48


Quando comecei a ler "A Menina Que Não Sabia Ler" lembrei de uma frase que vi no Facebook: Ninguem deve perder tempo com um livro ruim. Juro que por pouco não fechei e deixei-o jogado na estante. Que bom que não fiz isso! O livro é o máximo! 
Ele começa devagarinho, e em menos de 100 páginas você não consegue parar de ler. Um suspense inacreditável no melhor estilo de Allan Poe!
Florence é uma menina de 12 anos que vive com o irmão Giles numa mansão sombria. Os dois são meio irmãos (só por parte de pai). A mãe de Florence morreu no parto da menina, e os pais de Giles num acidente.
As crianças estão sob a tutela do tio, que nunca foi visto e nem aparece, e a casa é comandada pelos empregados.
O tio é contra a alfabetização de meninas, e Florence descobre uma enorme biblioteca na mansão, sem amigos, sem convívio social, sem regras, completamente abandonada, a menina auto didata vê sua vida baseada em livros e no irmão.
Quando chega a preceptora de Giles, Srta Taylor, o leitor é invadido pela incerteza e angústia, como se você estivesse assistindo um filme de suspense! Não sabemos mais se a estória narrada por Florence é imaginação ou se é real. O final é extremamente inesquecível!
Algumas perguntas ficam sem resposta, acredito que propositadamente, para que o leitor continue se questionando até que ponto a narrativa da menina é real.

Recomendo muito!!

Paguei R$12,90 no Submarino.

20 comentários:

  1. Conseguiu despertar minha curiosidade.Um final inesquecível é p fechar c chave de ouro msm.

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei curiosa para ler,adoro um suspense ótima dica

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros assim, fiquei com vontade de ler esse.BJs

    ResponderExcluir
  4. Eu amo ler estou sempre com um livro me acompanhando ja coloquei esse na minha lista de compras que so faz crescer.Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei querendo Lê também,leitura sempre é boa,gosto muito de lê.

    ResponderExcluir
  6. Despertou muito minha curiosidade... estou muito interessada em ler :)

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de ler, e esse livro me encantou, vou procurar ele pra mim ler.... bjs

    ResponderExcluir
  8. A história me encantou, estou interessada em ler

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler esse livro! Vou aproveitar o precinho amigável :)

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do livro!
    Vou querer ler sim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lembrei do livro A menina que roubava livros e fiquei com vontade de ler. Muito boa dica!

    ResponderExcluir
  12. Uau que leitura heim!
    Mistérios e suspense é comigo mesmo, rsrs.
    Já tá na minha lista.

    =D

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha ouvido falar desse livro!!! Ouvido mto bem, aliás!!
    Parece interessante mesmo!!!
    O problema é q é mto livro pra pouco tempo!! To com taantos pra ler!! haha
    Mas tá na lista!!! :)

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia este livro... mas a capa é bacana... pelo visto ela dá um jeito de aprender, também pudera, uma biblioteca a seu bel prazer... quer dizer, até chegar essa tal srt, Taylor...
    Não sei se iria gostar desse fim, um tanto duvidoso... creio que só lendo para ter certeza. XD

    ResponderExcluir
  15. minha amiga gosta de ler, vou recomendar esse livro pra ela ;)

    ResponderExcluir
  16. A capa do livro é muito bonita e delicada.Já o livro não li ,porém a história parece ser bem lúdica ,pois deve ser como todos nós tivemos os nossos primeiros contatos com o mundo da leitura...

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que o livro era assim, cheio de ação. Parece bom de ler!! E o preço pelo qual vc comprou está baratinho.

    Luciana

    ResponderExcluir
  18. Ja entrou na lista dos meus proximos livros...pelo jeito é livro pra deixar a gente presa por horas e eu adoro isso...

    ResponderExcluir
  19. Fiquei curiosa pra ler, e o preço está bem bom rsrs

    ResponderExcluir
  20. Eu amei o livro quando li. Até hoje não sei o que é real e o que é imaginação da Florence.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!