quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Resenha: O Primeiro Dia - Marc Levy

"- Comigo escavando o chão e você observando estrelas, realmente, não fomos feitos um para o outro.
- Você procura datar a origem da humanidade e eu reviro o fundo das galáxias, para saber como nasceu o universo, o que permitiu o surgimento da vida e se ela existe em outros lugares, sob outras formas, além das que conhecemos. Nossas disposições, assim como nossas intenções não são tão afastadas assim. E quem sabe se as respostas  às perguntas que fazemos não são complementares?
"p. 133

Sinopse:

Adrian,  dedica sua vida à procura da mãe de todas as estrelas – a primeira a brilhar no céu, milênios atrás, no nascimento do universo. Após passar uma temporada observando os astros no deserto de Atacama, no Chile, seus planos são frustrados pelo desgaste físico que sofre por conta da altitude, fazendo com que ele retorne a Londres. Na capital inglesa, disputa um prêmio fornecido por uma importante fundação, voltado a projetos de pesquisa científica.
 A apaixonada Keira, tem como meta a descoberta do fóssil do primeiro ser humano a caminhar sobre a Terra. Ela comanda uma importante escavação no Vale de Omo, na Etiópia, mas quando uma tempestade de areia destrói o local, se vê obrigada a retornar à Europa. Ela traz consigo um estranho pingente, recebido das mãos de um pequeno órfão etíope chamado Harry.
Em Londres, disputando o mesmo prêmio de pesquisa científica que Adrian, os caminhos de Keira se cruzam com os dele, com quem teve um caso há muitos anos. Numa visita ao apartamento de Adrian, ela esquece lá o pingente, acendendo no astrofísico tanto o interesse científico – pela origem do artefato – quanto o amoroso, por sua dona. As estranhas características do pingente fazem com que Adrian se dê conta que o objeto não é apenas um mero souvenir.
Diante de estranhos acontecimentos em torno de ambos, logo se tornará claro para o casal que eles não são os únicos interessados no pingente, e que há gente disposta a tudo para consegui-lo. Keira e Adrian partem numa viagem que os levará a vários continentes, seguindo mapas traçados a partir das estrelas e pistas enterradas no solo. E a meta de ambos é achar a resposta para perguntas que intrigam a todos desde o início dos tempos.
                                                         Trecho da página 81

Minha Opinião:
"O Primeiro Dia" é o livro ideal para quem gosta de romance, aventura e mistério!
Primeiro porque o assunto é interessantíssimo e segundo, a história dessas duas personagens se cruzam e se ligam o tempo todo.
Adrian é um jovem de uns 35 anos, boa pinta, astrofísico, romântico e educado. Keira é arqueóloga, geniosa, tem por volta de 30 e poucos também, é decidida e determinada.
O livro é narrado em 1a pessoa, sendo Adrian o contador de sua história. Paralelamente a isso, temos a vida de Keira. Os dois primeiramente tem que desistir de seus sonhos, depois candidatam-se ao mesmo prêmio, os dois procuram basicamente a mesma coisa, só que um no céu e  a outra na terra.  As vidas deles acontecem sempre no mesmo ritmo/paralelamente, até que um objeto finalmente os une: o pingente de Keira.
A partir desse momento, o clima de mistério e suspense toma conta do livro! Você já não sabe quem esta do lado de quem, quem é o mocinho e quem é o bandido, e principalmente o que é o pingente, porque tanta gente  o quer, o que ele significa!
Marc Levy une tudo isso a momentos de nostalgia, frases maravilhosas, momentos engraçadíssimos, e muito romance!
O final te deixa ainda mais curioso, com aquela ansiedade de já querer ler o próximo livro da série! 
"O Primeiro Dia"é um livro de tirar o fôlego até a última página!

 
( "A primeira Noite" é continuação de "O Primeiro Dia" e estará nas livrarias em Outubro!)



Curiosidade:
Eu sempre gosto de tentar entender o título dos livros...então vamos lá...filosofando, eu acho que o título "O Primeiro Dia" remete à busca dos dois, a origem dos acontecimentos, a origem da primeira estrela, do primeiro homem, a origem do Primeiro Dia!!! Veja o que Levy escreve na pág. 122

"A luz do primeiro dia viaja desde o fundo do universo, vem em nossa direção. Estamos aptos a captá-la e a interpreta-la? Será que, enfim, compreendemos como tudo começou?"


LEVY, Marc
      O Primeiro Dia/ Marc Levy; tradução de Jorge Bastos. - RJ: Objetiva, 2012
ISBN: 9788581050980

11 comentários:

  1. Menina, vc grifou o livro? Eu quase pirei aqui... não consigo nem pensar em fazer algo assim... XD
    Comentando a resenha: eu curti demais... o rapaz filosofando... para ganhar pontos com a moça... que já conhecia... o mundo é pequeno mesmo... esse garotinho sem querer provocou muitas reações...
    Eu realmente gosto desse tema... são quase opostos se contar as profissões, mas o coração fala mais alto... parece um livro eletrizante.
    Espero poder ler. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle! O livro é demais mesmo!!! vale muito a pena! Eu grifo todos os livros!! Tenho q ler com uma marca texto na mão pra ir grifando o que gosto, o que acho essencial pra estória, e as frases marcantes! kkkkkkkkkkkkk de tempos em tempos releio tudo o q grifei! É legal!! Por isso q amo os meus livros, eles tem uma parte importante de mim neles, não gosto nem de emprestar kkkkkkk beijos!!! MArcela

      Excluir
  2. Legal!!!
    Mas como nâo curto mto suspense, mistério, etc, fiquei mais interessanda antes de aparecer q tem essa parte! rs
    Curti a capa!! Achei bem bonita!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou conhecendo seu blog e adorei, tudo muito bem organizado. E já estou pensando em participar do seu Top Comentarista de setembro *.*

    Quanto ao livro, parece bem gostoso de ler, romance com suspense... Ah, a capa é linda!

    Convido-te a conhecer meu cantinho de artesanato:
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm adoro ler livros com romance, suspense etc,mas vc me surpreedeu com essa resenha,parabéns sua memória é ótima.?Tá aí vou deixar de preguiça e vou ler mais rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Que legal vc grafar e ler as vezes, adorei vou fazer isso também!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Mistério e suspense sempre são boas leituras, hehe.

    Acho que você desvendou mesmo o título do livro, rsrs.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curiosa em saber os segredo do pingente de Keira! Uma boa aventura sempre tem um mocinho uma mocinha e um mistério. Antes de ler a resenha o titulo não me atraia, agora fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Como não amar um livro de romance cheio de mistérios?? Amooo!
    Mt boa sua resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa suas resenhas são muito 10 e é bom você dar dicas de livros,eu prefiro os romances,beijos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. O livro tem um tema muito interessante,pois o livro narra as experiências dos dois em suas profissões que são bem diferentes mas ao mesmo tempo tem um ojjetivo em comum que saber onde tudo começou....Não sabia que tinha a continuação do livro,uma ótima idéia....Parabéns pelas dicas de leitura e pelo blog!!!!Um abraçooo!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!