terça-feira, 25 de setembro de 2012

Resenha: Não Há Dia Fácil - Mark Owen


"Ele nem sequer esboçara uma defesa...Pediu aos seguidores, durante décadas, que vestissem coletes suicidas ou atirassem aviões contra prédios, mas nem sequer foi pegar sua arma. Em todas as missões, esse fenômeno era rotineiro. Quanto mais alta a posição do indivíduo na cadeia, mas covarde ele é." p. 210
Sinopse:
Não há dia fácil é um retrato da vida nas equipes do Seal e o único relato interno sobre a Operação Lança de Netuno, realizada em 1o. de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama bin Laden. Desde a pane no helicóptero Black Hawk - que quase fez com que a missão fosse abortada - até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro homens na propriedade secreta de Bin Laden é recontada em mínimos detalhes. Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão. 

Minhas Impressões:
"Não Há Dia Fácil" conta a trajetória de um Seal (membro das forças especiais da Marinha Americana).
Ele com o pseudônimo de Mark Owen fala sobre sua vontade desde menino de entrar para o grupo e disserta detalhadamente sobre os treinamentos, armas usadas e sobre a operação que resultou na morte de Bin Laden.
O discurso do narrador é super nacionalista, e o autor não poupa elogios principalmente a sua tropa, e algumas alfinetadas em Obama.
O livro é repleto de incentivo e motivações, com exemplos diversos de superação, o que deixa o leitor na pele do protagonista o tempo todo.
A estória sofre alguns recortes (presente-passado) o que o deixa mais interessante e com certo suspense.
No final, ele relata todos os detalhes sobre a operação e assassinato de Osama e de seu filho, assim como todos os procedimentos de invasão, reconhecimento do corpo e transporte do mesmo.

A edição esta linda, com várias fotos coloridas...
 ...e com esquemas da casa onde Osama morava nos últimos tempos.
Parte do lucro da venda do livro é revertida para entidades das famílias dos Seals mortos.

OWEN, Mark.
       Não Há Dia Difícil/ Mark Owen com Kevin Maurer; tradução Donaldson Garschagen, Berilo Vargas - 1a edição - SP : Paralela, 2012
ISBN 9788565530149
Editora Paralela

14 comentários:

  1. Nunca tinha lido nenhuma resenah desse livro e confeso que fiquei com muita vontade de ler ele.
    Achei bem interresante o asuto abordado, já que virou notica mundial a morte de Bin Laden, deve ser muito bom vê a história sobre esse outro ponto de vista.
    Gostei muito da resenha, o livro tbm é muito lindo.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Não gostei da capa, pq a primeira vista me fez pensar num mergulhador segurando uma arma em meio ao campo de batalha... foi meio inusitado para processar e ver o erro. XD
    Mas eu gostei do assunto... e as figuras são lindas... se bem que comprar está fora da vontade, mas se conseguir emprestado eu leio sim. =)

    ResponderExcluir
  3. Demais!!! Bem interessante!!
    Já pensei em pelo menos 3 amigos q iam gostar de ganhar esse livro de presente!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha lido uma resenha sobre esse livro.

    A sinopse já tinha me chamado atenção e tenho vontade de lê-lo em breve.

    As fotos parecem bem relevantes para o contexto da trama.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um otimo livro bem interessante :)

    ResponderExcluir
  6. O que me chamou atenção foi a doação do lucro das vendas desse Livro,compartilhar a história com uns e ajudar outros isso é um belo exemplo de solidariedade.As figuras estão bem retratadas gostei bastante.

    ResponderExcluir
  7. o livro tem um tema bem interessante,principalmente por narrar fatos importantes que aconteceram na história mundial,estudantes de história vão gostar bastante deste livro na minha opinião, pois entenderão os fatos de uma maneira diferente,com uma outra visão...As fotos tb ajudam aos leitores a compreender melhor a história.Um abraçoooo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Humm Aposto que não tem nada de fiel no relato, e muita ficcionalização na narrativa e nos fatos.

    ResponderExcluir
  9. Quero ler este livro! Foi um acontecimento tao recente e tao divulgado pela midia que fiquei um tanto curiosa.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ser um livro bem interessante, sobre acontecimentos que ocorreram a pouco tempo, não curto livros nesse estilo. Vou recomendá-lo pro meu pai que tenho certeza que vai amar.

    ResponderExcluir
  11. Essa capa tá feia demais, parece coisa de filme de terror!
    Mas a história chama a atenção por ser atual.
    Gostaria de ler :)

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é incrível,eu confesso que não tinha posto muita fé,mas depois de 10 páginas, você percebe como é dura e puxada a vida de um SEAL, e além de contar sobre UBL ( Osama Bin Laden, no codigo militar ), conta sobre a história desse bravo SEAL que conseguiu com muito esforço ir para o DEVGRU e participar dessa missão.LEIAM !

    ResponderExcluir
  13. Vcs falam que a capa é feia, porra nao sabem oque é SEALs vai procura caralho !!! SEa, Air, Land...mar, ar e terra...agora sabem o porque da agua na capa, pq primeiramente eles sao muito mais treinados em agua do que em terra, tanto é que suas missoes sao mais aonde tem mar, rio, lagos do que em terra.

    ResponderExcluir
  14. Eu era tão pequena no dia do atentado às Torres Gêmeas, que não me lembro do que aconteceu. Mas esse livro parece ser interessante! Acho que vou dar uma olhada. Convido aos que se queiram juntar-se, encontrei aqui grátis: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Nao-ha-dia-facil

    boas leituras!

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!