quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Resenha: Quem é você Alasca? John Green

"Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, 
mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados." p. 7

Quando eu li "A Culpa é das Estrelas"do John Green, algumas pessoas me indicaram "Quem é você, Alasca?", e eu sai numa procura desesperada atrás desse livro, só que em nenhuma livraria tinha, nem online e nem física, até que consegui um exemplar na livraria Martins Fontes. Quando vi o preço pensei: "Patzzzzzzz, não vou comprar", mas comprei e foi as 40 pillas mais bem gastas nos últimos tempos.

"Quem é você, Alasca?" é um romance que te faz pensar na sua vida (e morte). Acabo pensando que cada escritor tem seu modo próprio de escrever, e John Green tem esse jeito meigo e terno de falar sobre coisas tão importantes e tocantes, de uma forma simples e emocionante. Virei fã.
O livro conta a estória de Miles, 16 anos, que é viciado em últimas palavras...as palavras que as pessoas falam antes de morrer, e se v6e cansado da vida que leva, da escola onde não tem amigos e decide ir atrás do que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Miles se matricula num colégio interno onde conhece Alasca, Coronel e Takumi.
Alasca é uma menina linda, inteligente e problemática, mas que Gordo (apelido que deram para a magreza de Miles) se vê apaixonado.
Numa das primeiras conversas que os dois tem, Alasca conta das últimas palavras Sïmon Bolívar, do livro de Gabriel Garcia Marquez: "Como sairei desse labirinto?"

Esse trecho abaixo é lindo!! Vale a pena ler!

E essa passagem, esse labirinto tem toda uma interpretação na vida desses personagens! Como na do leitor.
Esse romance nos faz pensar como uma vida pode interferir na vida de outra pessoa, como a dor e o sofrimento podem mudar uma pessoa e as consequências disso.
Eu amei esse livro, é lindo e fico pensando nele, nas passagens um tanto filosóficas que ele propõem...vale muito a pena!

GREEN, John.
      Quem é você, Alasca?/ John Green; tradução Rodrigo Neves. - SP: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
ISBN 9788578273422
Comprei AQUI! (Agora vi que diminuiram o preço para R$31!! Rghhhhhhhhhhhhhh)

14 comentários:

  1. Adorei a resenha. Não tinha lido nenhuma desse livro.
    O livro parece ser muito bom, confeso que me deu vontade de ler ele rsrs, só pela forma como vc o descreveu.
    Gostei muito.
    Bjos....
    detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah escutei, ou melhor, li elogios sobre este livro enquanto ACEDE estava bem no auge, não conhecia tb... mas que precinho nada camarada. =(
    Amei o subtítulo, deu uma leve. A fonte e cor são lindas.
    Essa questão de apelidos sempre me faz rir pq geralmente o apelido é o oposto do que dizem.
    O rapaz vai em busca de um talvez e o encontra numa garota problemática...
    Nome incomuns o de seus novos amigos.
    Gostei do trechinho que vc destacou. (ainda me dá arrepios ver os grifados)

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ideia do que se tratava esse livro.

    Gostei da temática, entrou para a lista.

    Livros que nos fazem refletir, além de entreter, são sempre bem vindos, :)

    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei um tanto curiosa p ler esse livro gosto de histórias que fazem a gente refletir,super bacana.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha!!
    Mas confesso q a citação destacada no começo me lembrou aquelas frases de auto ajuda de facebook!sei la!
    De qqr forma..não conhecia o livro e tem tantos elogios q fiquei curiosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa Lu! Não tinha pensando na frase dessa forma kkkkkkkkkkk acho q gosto de auto-ajuda kkkkkkkk beijos!!

      Excluir
    2. hehehe!!! até pareceu, né?? hahaha.. ;) mas eu fiquei curiosa com esse livro!
      auto-ajuda, auto-ajuda.. até hj eu só li na livraria com amigas e namorado! aqueles de como conquistar homens, ser feliz no casamento, teste de perfil.. é divertido!! haha
      Ahhh!! mentira.. Li "o segredo" tb!mas me deixou com tique de não gostar falar frases com "não" ! hahahaha

      Excluir
  6. Se vc aprovou é porque é bom mesmo!! Achei salgadinho o preço, mas se vc diz que valeu a pena, então... Assim que der leio

    ResponderExcluir
  7. Oi Cela!
    Ai que agora eu também quero ler! rs
    Adorei e fiquei curiosa!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Aaaaahhh quero muito ler esse, muito mesmo. Deve ser lindo...

    Boa semana e ótimas leituras,
    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  9. Achei lindo a parte do texto que vc destacou!!!!!Parece ser um livro que nos faz refletir sobre a vida e nossas dúvidas...O tema é interessante e o preço realmente é um pouco ''salgadinho''..kkkk ,mas se vc gostou da leitura , isso mostra que valeu a pena!!!!!!Um abraçoooo!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Lendo sua resenha me deu uma vontade de ler,e olha que eu perdi esse hábito desde que tive meus filhos,falta tempo,mas confesso que esse quero ler,em especial pelas palavas "Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói,
    mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados."

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha!! Adorei a frase "simplesmente usamos o futuro para escapar do presente" .. é bem isso mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se
    expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso...
    se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas
    religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias
    cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus
    jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa
    do livro é linda ela traz o universo como tema.

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!