sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Resenha: O Livro de Julieta - Cristina Sánchez- Andrade

"Quando Julieta nasceu e nos disseram que tinha Síndrome de Down, 
minha dor veio em forma de nostalgia. Uma doce nostalgia das 
entranhas, da minha filha. Onde estaria a menina que eu imaginara 
durante toda a gravidez?" p. 9

" O Livro de Julieta" é lindo! Doloroso e forte, engraçado e emotivo!
Cristina Sánchez-Andrade conta sem melindres sobre a sua experiência com Julieta, sua 3a filha e que para sua surpresa tem Sindrome de Down.
A escritora narra de forma bem dinâmica as dores e a alegria de ser mãe de uma criança especial. Fala abertamente sobre sua decepção, sobre sua revolta, sobre os avanços da garota, sobre os preconceitos, sobre os olhares das outras pessoas, sobre a cobrança que ela mesma se faz para que Julieta seja uma menina "como as outras". Aborda temas como aborto, escola especial x escola inclusiva...E no meio disso tudo, conta fatos engraçadíssimos que a garotinha de 6 anos apronta, suas manias, seu amor por luvas, suas imitações e também narra casos de pessoas que tiveram filhos com SD, fala um pouco sobre a deficiência.

Eu, como mãe, achei o livro maravilhoso, porque ela não usou nenhum tipo de máscara, nenhum tipo de hipocrisia, não fez o livro para dizer que Julieta foi o "presente de Deus", ela sim, faz um striptease da alma, falando abertamente de todos os seus medos, de todos os seus esforços e decepções e ao mesmo tempo, conta com ternura sobre a pequena Julieta e de como é impossível não amar essa menina "teimosa, alegre, calorosa, glurona, cheia de manias, bajuladora, esperta, enigmática, obssessivam terna, e bisbilhoteira".

"Comecei a procurar um trevo-de-quatro folhas que me traria sorte, indicando que os médicos estavam errados...no final, eu dizia a mim mesma que o que acontece com os trevos-de-quatro folhas também é um excesso de material genético: um cromossomo extra, uma folha extra." p. 20

A capa é linda, a edição esta maravilhosa, parabéns a editora Paralela, porque o livro é muito bonito, por dentro e por fora!

SÁNCHEZ-ANDRADE, Cristina
    O livro de Julieta/ Cristina Sánchez-Andrade; tradução Rodrigo Peixoto- 1a ed. - SP: Paralela, 2012
ISBN 9788565530026

Preço R$21,90

10 comentários:

  1. Realmente deve ser muito difícil para uma mãe saber q sua filha ou filho é "especial". Mas tenho certeza que o amor será sempre o mesmo, tanto para o que tem alguma doença quanto para o que é considerado "normal". Penso que não podemos ter preconceito nenhum, pois nunca saberemos o futuro e quem sabe algum dia eu mesma ou alguém da minha família possa ter um filho com síndrome de down e teríamos que aprender a conviver com isso. Muito interessante o livro, um assunto polêmico e recomendável a todas as pessoas. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser muito gostoso, e às vezes doloroso, de se ler! Nunca li nada do tipo, é uma temática pouco abordada...

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um belo livro mesmo!!!
    Deve ajudar tbm mtas pessoas q passaram pela mesma situação!Com ctza não é fácil...

    ResponderExcluir
  4. Interessante como esse livro fala como é importante amar sem máscaras,quem tem algúem especial aprende que o amor é um dom,amar é muito bom,cuidar é essencial.

    ResponderExcluir
  5. Uma história de amor verdadeiro e superação !!!Lindo o que ela fala sobre o trevo de quatro folhas!!!!!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Isso ainda é difícil nos dias de hoje,preconceito infelizmente ainda existe,e quanto ao livro fala sério vc só ler os melhores estou adorando as resenhas,p mim é um estímulo a mais p eu voltar a me dedicar a leitura.Bjs

    ResponderExcluir
  7. Parece bem emocionante.
    Está na lista.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  8. suzana ferraz furlandomingo, 16 setembro, 2012

    é como eu ja disse,e tento passar pros meus filhos,os livros são um aprendizado,é uma sensação de viver a historia,se por no lugar de outrem,isso torna a vida mais facil...

    ResponderExcluir
  9. Capa lindérrima, ameis esse brushs mega fofos e o tom de rosa tão lindo...
    Deve ser barra lidar com os olhares dos outros sem querer esganar eles por que afinal de contas além de ser filha não é uma experi~encia genética, e as pessoas costumam olhar para as crianças com SD dessa forma. Não deve ser fácil lidar com a notícia e menos ainda com os xeretas ao redor. E tem de ser bem forte para vencer tudo. O que não falta numa mãe de verdade, muita garra. Deve ser um ótimo livro para as pessoas tomarem consciência que apesar de especiais essas crianças continuam sendo crianças.

    ResponderExcluir
  10. Parece interessante o livro ! Gostei muito da capa. Vai entrar para minha fila de espera !

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!