sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Resenha: Memórias de um Vendedor de Mulheres - Giorgio Faletti

"Lúcio, Carla, eu.
Três seres humanos empenhados durante todo o tempo que lhes resta em destruir e reconstruir a si mesmos, dia após dia, para enfim, acabar destroçados e não mais ter força nem vontade para juntar novamente os pedaços." p.95

Sabe quando você começa ler um livro e acha que não vai gostar, mas no final você ama?
Foi isso o que aconteceu comigo e "Memórias de um Vendedor de Mulheres".
Giorgio Faletti é um escritor ímpar por fazer um thriller psicológico tão bem estruturado. E por se tratar de um thriller, a gente pensa que a leitura vai ser mais dinâmica e é aí que se percebe que Faletti quer mostrar o lado humano e emocional das personagens e não o suspense ou a ação. Suas personagens são tão bem construídas, que ficamos conhecendo de perto até as secundárias.

Bravo é um cafetão de classe, que tem uma particularidade, como ele mesmo diz : "Não tenho pau" (sic p.7), como não poderia mais receber prazer em troca do amor, e percebeu que havia mulheres dispostas a vender seu corpo e homens querendo compra-los, então decide intermediar a transação.
Mas ele não é um personagem ordinário, sem escrúpulos ou coisas assim, esse é o diferencial! Você se pega do lado do cafetão, simplesmente porque o entende!
Bravo é solitário e tem como passatempo os enigmas que faz com seu vizinho cego Lúcio. 
Quando conhece Carla, uma moça linda que quer mudar de vida e se tornar uma das "amigas de Bravo", nosso protagonista narrador sente sentimentos e emoções despertarem dentro da calmaria que tinha virado sua vida.

"O amor faz o resto. É o que às vezes ilude, mas que não se compra e não se vende.
 Nunca." p. 215

Porem um belo dia, três das garotas que trabalhavam para ele e mais alguns políticos do alto escalão da Itália são assassinados num "menage a trois".
Bravo se vê encurralado, toda culpa recai sobre ele. Numa corrida emocional e inteligente, ele precisa montar um quebra cabeças e recomeçar sua vida.

O tempo todo fiquei imaginando porque Bravo fora castrado, e sim! O escritor tem uma solução para isso também!
Vale a pena! :)

FALETTI, Giorgio. "Memórias de um vendedor de mulheres"; tradução Marcelo Lino - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.
ISBN 97885-8057-1714
Preço R$20 a R$30

8 comentários:

  1. Ao ler o título desse livro não imaginei que tivesse esse rumo... parece interessante.

    É a primeira vez que conheço um personagem castrado, sinistro...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro!!! Parece ser bem escrito!! =)
    Achei a capa bonita tbm!!

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante esse livro, tb fiquei curiosa do porque Bravo fora castrado.

    ResponderExcluir
  4. Marcela, eu tenho esse livro, ganhei numa promo. Gamei na capa, a sinopse é demais.
    Ainda não comecei a ler apenas folheei e o que vi me agradou demais... eu acredito que me sentirei assim como vc em entender o lado do Bravo e o que ele faz para ganhar dinheiro.
    Agora ele vai acabar numa tremenda confusão com tantos mortos nas costas... quem fez isso queria vingança? Louquinha para começar minha leitura. =)

    ResponderExcluir
  5. Pelo resumo do livro já me deu vontade de saber mais,parece um livro cheio de mistérios que ''prende'' o leitor até o final.Achei interessante a história,parece ser um ótimo livro!!!!Valeu a dica!!!!Um abraço!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi! rs.. que curiosa essa sinopse. Nem sei o que pensar, talvez seja legal, esse suspense. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Gostei, senti que é um desses livros que a gente começa a ler e não quer mais parar porque te deixa muito curiosa pra ir desvendando os mistérios. Ele te prende. Assim como eu que nem li ainda já fiquei curiosa p saber o porque Bravo foi castrado credo, que medo!!

    ResponderExcluir
  8. Puxa super interessante,adoro mesmo suas resenhas elas despertam a vontade de ler,valeu a dica Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!