quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Resenha: Corações Feridos - Louisa Reid


"Acordei no outro dia com a luz do sol cintilando pela janela e me arrastei para olhar para fora. Vi que a árvore ainda estava verde e que, apesar de tudo, ela ainda estava crescendo. Lembrei-me da vida e quis a minha". pág. 165

UAU! Que livro forte e emocionante! Tristemente belo!

Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, porem Reb nasceu com a Síndrome de Treacher Collins, o que faz com que ela tenha o rosto todo deformado, seja mais tímida e calada. Já Hephzi é linda e voluptuosa. 
Apesar das diferenças as duas são unidas e se amam muito (mesmo Hephzi tendo vergonha de vez enquando da Rebecca). 
É impressionante ler e sentir o amor verdadeiro e altruísta que Reb tem pela a irmã.

As duas guardam um segredo terrível, segredo este que ocorre principalmente quando o pai, um pastor fanático, tranca a porta de casa.

O pai é um homem duro que apesar da fama de bom homem, pastor exemplar, é capaz das piores atrocidades, tudo amparado pela esposa e mãe das garotas.

O único amor que as gêmeas tem é da avó, e é muito fofo ver como aquela mulher amava e protegia as netas. 

Até os 17 anos, as meninas só tiveram aulas em casa, no entanto Hepzhi consegue fazer com que a mãe convença o pai a deixa-las ir à escola (fica intrínseco que apesar de todo o medo, Hephzi sabe de algum segredo que a outra gêmea não conhece), o pai permite que as garotas cursem algumas matérias como matemática, física e química. Já inglês, história e literatura estavam fora de questão, pois podem desvirtuar as garotas do caminho de Deus.

Na escola Hephzi se deslumbra e  conhece várias pessoas diferentes e "livres", ela fica maravilhada com esse mundo e logo se apaixona por Craig, ai que sua vida começa e acaba.

Nós ficamos sabendo que dos fatos, sabemos que Hephzibah morreu, que a avó morreu, que as meninas vivem em estado de miséria, mas só no decorrer da narrativa que conhecemos os "como e porquês".

"Corações Feridos" começa com o velório de Hephzibah, e depois o tempo, assim como as narradoras são intercalados. Aos poucos ficamos conhecendo essa família e o sofrimento psicológico e físico que sofrem. 

Hephzibah tentou escapar e acabou morrendo, o que será de Rebecca?

"Gravei o dia de hoje em minha memória como mais um dia negro, e está lá, uma dura estória inscrita no meu coração. As histórias que tenho escondidas dentro de mim; se você pudesse abrir-me, leria a verdade. Olhe para dentro, retire a pele, a carne e os ossos e encontrará uma biblioteca de sofrimentos. talvez você me peça para explicar. Eu sou antes de tudo a curadora desse passado. mas algumas coisas são terríveis demais para serem contadas, e essas palavras estão enterradas profundamente. ...essas palavras não ouso pronunciar em voz alta". pág. 12

Desde o início da leitura fiquei totalmente anestesiada, sem conseguir largar as páginas, querendo saber mais, me sentindo impotente várias vezes, chorando com as meninas e querendo que tudo terminasse bem.
Rebecca me passou tantos sentimentos, e achei incrível como Reid conseguiu expressar tão bem toda a solidão dessa personagem: as noites sozinhas após a morte da irmã, os pensamentos, a tristeza comovente da personagem.

É um livro forte, posso dizer que em determinados momentos difícil, mas real. 
Humanamente real, principalmente o final, achei totalmente plausível, e as emoções de Rebeca em relação a tudo, principalmente à mãe me surpreenderam positivamente.

Corações Feridos é aquele tipo de livro que quando acaba, você continua pensando na história, vai dormir pensando nas meninas, no que passaram, no que acontecia naquela casa. É um drama perturbador, extremamente emocionante e comovente.

Recomendo!


16 comentários:

  1. Oi Marcela,
    Eu achei a capa super linda e por isso me interessei, mesmo imaginando que acabaria num drama....
    Só confesso que não esperei uma resenha tão detalhada, acabei por não ler toda, pois pretendo ler o livro.
    Bom saber que vale a leitura. =)

    ResponderExcluir
  2. Realmente não tem como não se comover com a história de vida delas. Algo que nos faz pensar em como uma pessoa pode sobreviver a isso? E em muitos casos isso ocorre de verdade e muitas vezes nem temos conhecimentos deles. Maus tratos existem aos milhões no mundo e é nosso dever relatá-los. O que a autora nos conta tão belamente e nos mostra é o que mais acontece. E não é só ficção. É real pra muitas crianças e adolescentes neste mundo e precisamos salvá-los dessas pessoas brutais. Mas voltando a história, isso me abalou muito e me deixou triste e ansiosa pra ler e conhecer mais sobre elas. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente tive a impressão de ser uma história bem forte e tocante. Não estou em uma faze para ler dramas atualmente e esse me parece bem recheado de sentimentos. De qualquer forma, é uma excelente indicação.

    ResponderExcluir
  4. Parace ser um drama bem intenso,imagina duas irmãs gêmeas que eram para ser naturalmente id^nticas,e por algum acontecimento(que deve ser um dos mistérios do livros creio eu...0ficam diferentes ....uma situação bem difícil,fora o drama familiar de um pai tão controlador e severo...
    BJSSSS

    ResponderExcluir
  5. Uauu, que livro! Sinceramente já fiquei abalada! Estou lendo "guardião de memórias" e a questão da síndrome está presente neste livro, enfim não vou falar muito pra não soltar spoilers. Li o resumo e não falava da morte de uma das irmãs e não gostei de saber disso... Muito drama, mas eu gosto deste estilo. Adorei a resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Capa maravilhosa! Não imaginava que a história tinha todo esse ar de mistério.
    Gostei, tão bom quando o livro prende a gente do começo ao fim, quanto mais quando nos envolvemos com os personagens.
    Muito boa a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Desde o lançamento já tinha interesse nessa obra.
    A sinopse é bem instigante e essa capa foi bem elaborada.
    Já li outras resenhas e bem positivas também.
    Estou bem curiosa para conhecer essa trama emocionante!

    ResponderExcluir
  8. Aff aff, esse livro deve ser tão triste. Nem li a sua resenha, desculpa! É que eu li uma ontem e fiquei de cara. Não é spoiler, mas só de saber que a menina morre já me doeu o coração. Não quero saber mais nada desse livro até ler!

    ResponderExcluir
  9. Marcela, eu sou meio masoquista sabe, mesmo sabendo que vou quase passar mal, eu quero ler esse livro, a historia me tocou profundamente, e mesmo sabendo que todas as atrocidades desse pai pastor faz é ficção, eu sei que existe pessoas iguais a ele, que fora demonstra ser um homem de Deus, mas dentro de casa trata a família sem respeito algum! Preciso desse livro urgente, parabéns pela resenha linda e tocante!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li esse livro, mas livro bom é esse mesmo que a pessoa fica pensando nele mesmo depois que fecha o livro. Estou com tanta vontade de conhecer o drama dessas gêmeas e tudo sobre a família delas. Quero ler logo!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é bem polêmico, vi muita gente comentando sobre ele no Twitter, e todas as resenhas descreveram o livro como perturbador. Isso tudo me deixou bastante curiosa com a história, mesmo que o livro não tenha me interessada nada a princípio, pela capa e título eu achei que seria bem diferente do que as resenhas sugerem que é. Mesmo assim, não sei se compraria, com tantos que ainda quero ler. Mas se eu tiver a oportunidade, com certeza vou querer conhecer essa história tão chocante. ;D

    ResponderExcluir
  12. Eu não sou muito de chorar por causa de livros mas estou prevendo que esse é do tipo que me deixa com aquela dorzinha no coração.

    ResponderExcluir
  13. Eu já li várias resenhas desse livro, mas essa que me convenceu de que não é nada superficial como a maioria dos dramas lançados ultimamente tem sido.
    O que mais me preocupa quando pego um livro com temas como esse para ler é a escrita e o desenvolvimento. As vezes, por mais interessante e original que a história seja, a escrita pode acabar maçante já que drama envolve muita emoção, muita entrega de quem escreve.
    Então, vou ser bastante cautelosa quando for pegar para ler. Mas, sim, é um livro que eu leria!

    ResponderExcluir
  14. Mais que emocionante, esse livro deve realmente arrancar lágrimas. Tenho uma irmã gêmea, que por sinal, é mais bonita que eu. Não sou deformada nem nada, mas nessa resenha, me coloquei no lugar de Rebecca :/

    ResponderExcluir
  15. Desde o lançamento que eu estou namorando esse livro hahahaha
    Todos os blogs indicando ele! Eu espero me envolver e me emocionar bastante na história também. Estou morrendo de ansiedade para comprar e ler.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro ainda, e fiquei bem intrigada. Ele parece ser daqueles livros que você só para de ler quando termina. Eu quero!

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!