domingo, 20 de outubro de 2013

Resenha: Filhos do Jacarandá - Sahar Delijani

"Três em um, como galhos de uma árvore, do pé de Jacarandá em seu pátio. Não se podia dizer onde terminava a árvore e começavam os galhos. Assim eram as três crianças: a árvore dos seus galhos". p. 58
Se você gosta de livros do sobre Oriente Médio e do estilo de Khaled Hossein, vai amar "Filhos do Jacarandá". Aqui temos quase uma biografia de Sahar Delijani e sua família; na verdade a escritora se inspirou em si mesma e em muitos parentes para construir seu enredo.

O livro tem vários recortes de tempo e vários personagens que se completam, que fecham um ciclo no final. É um mosaico de vidas que se unem e nos dá uma linda prova de superação e fortes laços familiares.

A estória se passa no Irã, depois que o país passou de monarquia a república (Revolução de 1979)  e instituiu o comando do aiatolá Khomeini. O ambiente é de guerra e a insegurança ronda as casas e pessoas.

"O carro parou enfim numa estrada poeirenta, preso entre longas filas de carros estacionados. Alguns lampiões a querosene piscavam, levando luz aos rostos exaustos daqueles que, como eles, haviam escapados das bombas e mesmo assim pareciam nada ter a mostrar. Fugitivos buscando abrigo na vastidão dos campos, sob um céu vazio. Fugitivos que abandonaram os mitos de coragem e martírio, de virgens e paraíso, com os quais os que detinham o poder atraíram seus filhos, irmãos e maridos para os campos minados". p. 80

A maioria dos personagens tem ideais de justiça e liberdade, e devido ao ambiente de revolta que o Irã se encontrava, a maioria esta preso.

O livro começa com Azira parindo Neda na prisão, vivenciamos o parto, as angústias dessa mãe e a dor da separação quando a menina foi morar com os avós aos 45 dias.

Também ficamos conhecendo Leda, essa foi a personagem que mais gostei, ela é obrigada a largar o emprego, o amor, e a vida para cuidar dos filhos das irmãs que estão presas, ela junto com Maman Zita, vivem em função das três crianças. O amor altruísta dessas mulheres é comovente.

Outra estória emocionante é de Omar que esta preso enquanto sua esposa Mariah tem a filha do casal, e sua única esperança é poder deixar uma herança a menina, nem que seja uma pulseira de sementes de tâmaras.

Todas essas vidas estão ligadas, e penso que a escritora fez uma analogia entre o pé de Jacarandá e as mulheres Leda e Zita, porque nelas que todos encontraram a força e a proteção, foram as mulheres que cuidaram das vidas de todo mundo, para que quando saíssem da prisão, cada um conseguisse recomeçar sua jornada.

O que mais gosto nesses romances ambientados no oriente médio é a força feminina que é mostrada, apesar de se tratar de uma cultura totalmente machista e que massacra os direitos das mulheres, Delijani, assim como Hosseni, conseguem mostrar como as mulheres são perseverantes e não se enfraquecem perante os obstáculos.
Edição: 1
Editora: Globo Livros
ISBN: 9788525054609
Ano: 2013
Páginas: 232
Tradutor: Celina Portocarrero

16 comentários:

  1. Eu não fiquei muito curiosa para ler esse livro. Não gosto muito dessas histórias que se passam em países asiáticos, não por preconceito, mas porque nenhuma até agora me agradou muito.

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser interessante, mas não sei se o leria. Quem sabe mais pra frente. Mais gostei dos comentários sobre a história e os personagens. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É a primeira resenha que leio dessa trama, Marcela e fiquei muito curiosa!!

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu jurava que esse livro fosse nacional. Mas eu gostei da trama, também aprecio esse tipo de romance onde a força feminina fica tão clara apesar da força da opressão.

    ResponderExcluir
  5. Como a colega acima comentou tb achei o livro tratasse de um tema nacional,e o que me chamou atenção no post foi a capa do livro ,belíssima !!!
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Sou fã do Khaled Hossein e adoro estórias/histórias que retratam outras culturas. Sempre me emociono com a superação dos personagens. Gostei muito da resenha e quando vi este livro imaginei algo beeem diferente... pelo nome da autora desconfiei que fosse estrangeiro, mas não tinha me interressado muito... ainda bem que acompanho o Blog, hehe. Mais um livro pra minha lista. Ameeeeei!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu cheguei a pegar esse livro para comprar, mas no final das contas, acabei devolvendo-o para a estante. Agora me arrependo, porque adoro histórias que tem como cenários um contexto histórico baseado em fatos reais. Esse vai sair da minha lista de desejados e vai para a minha lista de prioridades!

    ResponderExcluir
  8. Ultimamente eu tenho visto vários filmes que falam sobre o Oriente Médio e sobre a Índia e tenho gostado muito. Ainda não li nada do Hossein, mas acho que seja uma boa. Gostei desse livro também. Adoro os nomes dos personagens, são tão diferentes né?

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcela, adorei a capa, mas não me vi empolgada com a leitura... gosto quando envolvem momentos importantes da história, mas esta não me atraiu...
    Esses nomes até que são fáceis de memorizar, né? Se bem que pode rolar confusão com os nomes Leda e Neda... hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Sou muito fã da escrita de Khaled Hossein, mesmo sofrendo muito ao ler os livros dele. Sei que esse tambem vai me fazer chorar muito.

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos livros que eu mais quero ler. Gosto muito desse tipo de história e livros ambientados no Oriente Médio sempre trazem algo interessantes. A comparação com Khaled Hosseini também foi um dos aspectos que mais motivou meu interesse pelo livro, assim como as resenhas e comentários positivos que eu li a respeito dele. A capa é linda, certamente é uma das prioridades na minha lista de próximas leituras. ;D

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante o livro de Sahar Delijani, que foi escrito com base em sua família. O enredo é bem bacana, principalmente porque se passa no Oriente médio. Adoraria ler o livro :)

    ResponderExcluir
  13. Realmente a historia parece linda e só pela resenha, também achei ela no estilo de Khaled Hossein, quem leu A cidade do Sol, sabe disso! É muito bom ver historias assim, de mulheres fortes, guerreiras, num pais onde tudo é comandado por homens, infelizmente! Sua resenha ficou maravilhosa e me deixou aqui muito empolgada por essa leitura, já sei que vou ter que gastar, porque esse livro eu faço questão de ler! Ótima resenha mesmo! :)

    ResponderExcluir
  14. Também gosto das histórias que retratam a força das mulheres, acho bem bacana ainda mais quando se trata de uma cultura totalmente diferente da nossa. Se tiver oportunidade, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito de ler livros em que os personagens são fortes e marcantes. Daqueles que são realmente uma lição de vida apara qualquer pessoa, ainda mais quando são personagens reais. Deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da capa e achei a história bem interessante.
    Só não sei se o leria agora, no momento. Apesar de gostar bastante de ler livros em que os personagens são marcantes e fortes.
    Gostei da resenha, beijos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!