terça-feira, 8 de outubro de 2013

Resenha: Vida - Paulo Leminski

"Com os três livros que publiquei, Cruz e Sousa, Bashô, Jesus e o que agora estou escrevendo sobre Trótski, quero fazer um ciclo de biografias que, um dia, pretendo publicar num só volume, chamado Vida. São quatro modos de como a vida pode se manifestar: a vida de um grande poeta negro de Santa Catarina, simbolista, que se chamou Cruz e Sousa; Bashô, um japonês que abandonou a classe samurai para se dedicar apenas à poesia e é considerado o pai do haikai; Jesus, profeta judeu que propôs uma mensagem que está viva dois mil anos depois; Trótski, o político, o militar, o ideólogo, que ao lado de Lênin realizou a grande Revolução Russa, a maior de todas as revoluções, porque transformou profundamente a sociedade dos homens."

Ler "Vida" de Paulo Leminski foi um prazer, uma leitura saborosa que eu não queria terminar. Já fazer a resenha dele, me parece uma tarefa árdua, pois como escrever sobre um livro tão magistral e poético?
 
Neste livro o autor escreve sobre 4 de seus maiores exemplos de vida. Foram pessoas que marcaram profundamente a vida de Leminski e que o acompanharam em sua curta permanência na Terra.

Cruz e Souza marcou o escritor pela genialidade com as palavras, pela sensibilidade da poesia e a inquietação dos sentimentos.

Bashô um ex samurai, larga a vida militar para se dedicar a poesia.

Jesus, um homem tão atual, apesar dos quase 2000 anos de sua morte, e marcou Paulo que quase foi um monge beneditino.

E Trótski que norteou o pensamento revolucionário do nosso poeta curitibano.
 
O livro é denso e inteligente. Leminski alterna poesia, gravuras, fábulas, e história. Conta sobre a vida desses 4 ícones de forma atraente e dinâmica, não tem como não admirar os escolhidos pelo autor, e entender como eles influenciaram a vida deste.

 
Vale a leitura! 

Leia um trecho do livro em pdf

Adorei esse vídeo! *rs






12 comentários:

  1. Como não amar Leminski? Muito lindo esse livro, quero muito ler ele.
    Fora que foge um pouco do padrão, gostei.
    Li o trecho é fiquei com mais vontade ainda de ler, muito lindo. Essa capa creio eu que pessoalmente ela seja belíssima.
    Gostei muito, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha muito interesse neste livro, mas agora que li tua resenha estou desejando e muito. Diferente de tudo que costumo ler. A ideia de biografias é muito interessante e causou em mim muita curiosidade!! Adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Leminski e nunca tive vontade, aqui em Curitiba todo mundo fala muito dele. Mas eu gostei desse livro ai, parece ser bem bom (acredito que todos dele sejam, eu que não me interesso mesmo.)

    ResponderExcluir
  4. Que bom que ainda exista autores capazes de nos surpreender e nos deixar abismados com suas obras. E pelo jeito esse é um deles. Agradeço por me mostrar essa obra tão rica e linda. Vou ver se leio também Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Leminski é um autor tão intenso que é redescoberto a cada nova geração de leitores, já pode ser considerado um clássico. Bacana o vídeo e adorei a capa do livro.

    ResponderExcluir
  6. Parece uma leitura intensa e cheia de vida!

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia Leminski mas nunca tinha me interessado em conhecer sua obra até ter um professor na faculdade que é muito fã dele e desde então tenho interesse em ler alguma coisa dele. Me interessei por "Toda Poesia" mas ainda não consegui comprar e ler, mas como não sou tão fã de poesia, talvez eu possa gostar mais de "Vida", que eu também já tinha visto em algum lugar mas até então não sabia do que se tratava. Agora me interessei muito por esse, talvez seja através dele que terei o primeiro contato real com a escrita de Leminski. Parece ser um ótimo livro. ;D

    ResponderExcluir
  8. Eu sinceramente não tenho muito costume de ler livros poéticos, prefiro os contos ou livros literários mesmo, com muito suspense, drama...
    Não fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho muita informação sobre o Leminski, mas eu fiquei curiosa por ser um livro que fale de pessoas que marcaram a vida dele. Quero até ler mais sobre o Leminski antes de ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Já li um livro que um dos personagens era o Leminski,e desde então, sou apaixonada por ele. Ainda quero ler "Toda poesia", mas tenho certeza de que vou gostar de "Vida", pois sou amante de biografias.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha do livro,já ouvi falar no autor mas não conheço suas obras,mas fiquei satisfeita com o PDF que vc postou,deu para sentir que o livro é muito bom!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhhh que leitura agradável.
    Acho que livros inteligentes, cheio de conteúdo e uma escrita que nos envolve assim, nos fazem refletir e também aumentam consideravelmente nosso repertório. Um livro que está com certeza na minha lista e que espero que me surpreenda.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!