quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Resenha: Os Últimos Quartetos de Beethoven - Luis Fernando Veríssimo


"- E esse vestido ridículo?
- Meus peitos, afinal, não seriam necessários. Ele está obviamente afim de você.
- Bobagem.
- Você é que deve se perguntar que sacrifício está disposto a fazer para ganhar essa guerra João
 ...
- Vamos jantar senhores?
 À mesa, João sente o joelho de André encostar no seu. Não afasta a perna." p.19


Sinopse:
Amor, sexo, relacionamentos, obsessões, violência, morte, tem de tudo em Os últimos quartetos de Beethoven e outros contos: de histórias ligeiras, como a do passageiro com fobia por avião, a mais densas, como a do ex-militante assombrado por lembranças do passado. Vícios e virtudes do ser humano temperados pelo humor incomparável de um mestre da narrativa curta.
Os cinco eram apaixonados pela Livia. Um dia ela teve a ideia de um pacto de sangue para unir a turma até a morte. A amizade sobreviverá ao ritual? O texto inédito batiza Os últimos quartetos de Beethoven e outros contos, o primeiro livro só de contos de Luis Fernando Verissimo.
Uma espanhola misteriosa e sensual, um ex-preso político atormentado por uma mancha no carpete, um expert em vinho que não bebe, um homem que precisa decidir até onde ir para ganhar uma promoção, uma violoncelista que exerce um estranho domínio sobre cinco amigos. Sem contar a empregada doméstica que resolve todos – eu disse todos – os problemas da casa. Quem mais além de Cremilda seria capaz de se livrar do agiota que inferniza a família e ainda por cima fazer um manjar branco igual ao da mãe do patrão?
O autor vai do drama à comédia, com incursões aqui e ali na tragicomédia. Como no caso do homem que, durante um enfarte, tenta se lembrar de onde botou o remédio e o que vêm à mente são as ruas de Copacabana, o Gordo e o Magro, as capitanias hereditárias, a linha média do Flamengo tricampeão dos anos 1940 e Gisela. Ah, a Gisela!

Minhas Impressões:
Eu gosto tanto do filho quanto do pai. Luís Fernando Veríssimo é um mestre, tal qual seu pai Érico Veríssimo. Amo os dois.

E em "Os Últimos Quartetos de Beethoven", Veríssimo mostra todo seu humor, sua leveza, vai do drama a comédia.

Neste livro estão reunidos 10 contos do escritor, alguns bem curtinhos, e outros mais longos, mas todos ótimos! Ri muito com o livro, achei magistral!

Aqui ficamos conhecendo a "Dolores Fuertes de Barriga", o caso do João que quer se promovido, a Cremilda que parece uma mulher que caiu do céu, as loucuras de Lívia, e será que nossa vida é melhor que a dela? um expert em vinho que nunca experimentou um gole.

São 168 páginas imperdíveis! Eu devorei o livro, amei e já guardei na estante, porque com certeza vou reler várias vezes! É um livro para se ter, porque é muito bom!!!

Custa R$29,90. Vale muito a pena!!

18 comentários:

  1. Oi Marcela, faz tempo que não leio nada do Érico, e não conheço nada do Luís, mas fiquei interessada já pelo quote. Soou engraçado. =)
    Contos são bem legais, se bem que por serem curtos algumas vezes acabamos ansiosos por umas páginas a mais. hahaha
    Adorei. =)

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que o livro trata-se de contos do Luís e mesmo sem ler regularmente coisas dele, eu curto escritores brasileiros que conseguem ser reconhecidos pelo seu talento..Acho que é mais que válido valorizar autores nacionais..
    Parece ser bem legal e escrito o livro..são vários contos então tudo tem começo, meio e fim.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia seus livros. Mais se realmente ele for talentoso como o pai, lógico que vou procurar ler. Este livro até que me surpreendeu pela ousadia e por tão criativa ideia. Os personagens parecem ser densos e cheios de manias. Vou buscar por este livro e vou experimentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcela! Estava na livraria uns dias atrás, e me deparei com esse livro, mas como não tinha lido nada a respeito, deixei de lado, mas, adorei sua resenha, e me parece muito bom, ainda tenho aquele certo preconceito com autores brasileiros, mas espero que isso passe logo, a literatura brasileira está crescendo muito!
    Beijos!
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Marcela, eu amo os Verissimo... (meus conterrâneos, haha!!!) Este livro me lembrou "sexo na cabeça". Uma leitura leve, cheia de humor (às vezes negro)... Não me surpreende que tu tenha gostado tanto e devoradooo. Quero este livro! Adorei!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro o pai, mas também descobri o filho recentemente. Li apenas um livro dele e achei o cara bom hein! Gostei desse, estou começando a me interessar pelo Luis Fernando Veríssimo.

    ResponderExcluir
  7. Não conheço a escrita do autor, mas não será através dessa obra que farei isso.
    Particularmente não curto contos, :(

    ResponderExcluir
  8. Já li os dois e também gosto, cada um tem seu estilo, é claro! Mas tanto pai quanto filho, tem na veia a arte de escrever bem. Li um livro do Luis Fernando, o Comédias Brasileiras de verão que é muito bom, são crônicas muito bem escritas! Gostei da resenha, eu gosto muito de contos, ainda mais quando são cômicos, como parecem ser, adorei essa capa também, e com certeza quero ter a oportunidade de ler esse livro! :)

    ResponderExcluir
  9. Erico Veríssimo é um os meus autores favoritos li a maior parte de seus livros e o Luis Fernando é bem filho e peixe, apesar de ter um estilo e escrita bem diferente do pai, ele certamente herdou o talento de contar boas histórias. A propósito eu adoro livros de contos.

    ResponderExcluir
  10. Faz muito tempo que não leio nada de nem do pai nem do filho, mas sou fã incondicional deles, em especial do Luiz Fernando que escreve de forma excepcional.

    ResponderExcluir
  11. è bom ler textos que misturem drama com humor...pois a vida é assim mesmo...Gostei da resenha!!!
    BJSSSS

    ResponderExcluir
  12. Eu já li dois livros do Luís Fernando Veríssimo e amo demais.
    O bom e que as história são simples, mais que encantam a gente. Fora que podemos sempre dá boas risadas.
    Dica mais do que anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não ter muito costume de ler contos por preferir histórias mais longas, eu fiquei com vontade de conhecer cada um desses personagens citados. Espero que me agrade!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa desse livro e o fato de ter relação com música já no título, faz com que eu me interesse muito por ele. Não me lembro de já ter lido algo do autor, mas gosto muito de livros de contos e sei que o autor é bastante elogiado, então não tem como ser ruim. Mais um pra minha enorme lista de aquisições futuras. ;D

    ResponderExcluir
  15. Assim como você, eu também amo pai e filho. Ler o(s) Veríssimo(s) sempre era tarefa de literatura da escola quando eu estava no ensino fundamental e desde então criei uma relação de muito amor com ambos.
    Adorei a resenha e mesmo com o preço um pouco salgado :( é um livro que eu gostaria de ler. Não sou muito fã de contos, mas para os dele eu abro uma grande exceção, pois é garantia de muita risada.

    ResponderExcluir
  16. Muito 'hot' para um livro do autor Luís Fernando Veríssimo. Comecei a me apaixonar por leitura lendo gibis, poemas e depois contos, mas esse é um livro que eu infelizmente não leria

    ResponderExcluir
  17. Com certeza um livro cheio de emoções. Eu quero muito ler os contos e de divertir assim como você.
    Eu só achei um pouco caro para um livro de apenas 168 páginas, podiam fazer uma promoção boa, ai eu comprava logo, rs.

    ResponderExcluir
  18. Leitura indispensável! Humor e emoção na dose certa. O único defeito é ter tão poucas páginas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!