"Mas conforme ela ficou vendo Matthew rir junto com Callum, Dean e Alfa, Frankie lembrou como ele a tinha chamado de "embalagem bonita", como ele tinha insinuado que sua mente era pequena, como ele tinha dito a ela para não mudar - como se ele tivesse algum poder sobre ela. Uma parte minúscula dela queria ir até ele e gritar: "Eu posso me sentir horrorosa de vez enquando se quiser! E posso falar para todo mundo o quanto sou insegura, se eu quiser! Ou posso estar bonita e fingir que acho que estou horrorosa, por falsa modéstia - também posso fazer isso se eu quiser. Porque você, Livingston, não manda em mim e nem me diz que tipo de garota eu devo me tornar".p.81
Frankie é a filha mais nova do casal Ruth e Sênior, sempre foi a princesinha da casa, mas tinha dentro de si o germem do debate, não é a toa que quando foi para o colégio interno Alabaster, ela logo entrou para o Clube de Debates.
Frankie é o tipo de garota que não se deixa levar, que pensa e tem um discurso de igualdade de gênero forte, mas mesmo assim era uma garota comum, como todas as outras, uma menina que gosta de música, roupas, e é apaixonada por Matthew Livingston, o cara mais popular e lindo da escola.
Depois das férias de verão, sem mesmo perceber, mudanças físicas acontecem com a garota, ela se torna uma moça bonita e com corpo de mulher, o que faz com que os garotos do último ano olhem para ela, coisa que não fizeram até então. Muitos nem se lembravam dela.
Mas para Frankie não basta ser um rostinho bonito, ela quer ser lembrada pelo o que é, pelo o que pensa. Quando ela descobre a Leal Ordem dos Bassês, um clube secreto de garotos ricos e veteranos, e ela não pode participar por ser menina, Frankie consegue fazer uma revolução na escola, com conhecimentos adquiridos na aula de "Cidades, Arte e Protesto" , através de suas leituras e vivencias pessoais. Ela quer mostrar que não precisa ser menino para ser genial.
Frankie mostra do que é capaz e faz pegadinhas na escola mas como crítica social. No entanto, será que as pessoas entenderão as sua proposta? Será que as pessoas estão preparadas? O que acontecerá com Frankie?
É notável a transformação de Frankie no decorrer do livro e como a escritora conseguiu montar um quebra cabeças tão bem articulado, que todos os fatos narrados tem envolvimento com a trajetória da garota: desde o passeio na praia, o conceito de pan-óptico, o fato de Matthew sempre querer ajuda-la, os livros de Wodehouse e o fato de Dean não se lembrar dela.
A leitura é interessantíssima, instigante e apesar de ser um livro com personagens adolescentes 15-18 anos, eu recomendo a todas as idades, é um livro para se levar pela vida toda, um livro que faz o leitor pensar.
Frankie é genial! É uma personagem forte e doce. Matthew é tão fofo, mas é tão encantador ver que por mais que ela goste dele, ela consegue ver o quanto ele é individualista, clubista, parcial. Essa consciência é importante principalmente porque ela não se ilude e tem decisões claras, ela fica com ele porque quer, sem ilusões.
Os personagens secundários como Trish e Alfa são importantissimos para o enredo, bem construídos e divertidos. Trish é a consciência de Frankie, é a "psicóloga" da protagonista.
Eu senti que gostinho de John Green na narrativa. Achei a narrativa bem parecida com a dele.
"O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" é daqueles livros onde se tem personagens adolescentes mas que se "encaixa" em todas as idades, a evolução de Frankie e os seus relacionamentos sociais, sempre nos trazem lições de vida e aprendizado. Fora o humor sempre muito bem colocado e uma ironia fina maravilhosa!
Eu realmente não sei se esta resenha esta tão boa quanto deveria ser, porque o livro é ótimo e parece que por mais que eu fale, sempre estou pecando porque tem tantas coisas boa para se falar! Só lendo mesmo!
Sobre o título:
"O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" tem esse título porque a Leal Ordem dos Bassês tem um livro onde eram registrados todas as suas ações, cujo nome era "O Histórico Infame da Leal Ordem dos Bassês".
Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765206
Ano: 2013
Páginas: 344
Tradutor: André Czarnoba
Gosto muito desses livros que apesar de serem escritos pra jovens, contêm histórias que agradam todas as idades! É tão bom ver personagens evoluindo e nos passando lições a serem aprendidas, e quando voce diz que o narrativa tem um que de John Green, foi o suficiente pra me deixar doida pra ler o livro! A resenha tá ótima e me ganhou por completo! Bjão! :)
ResponderExcluirEu leio livros infantos-juvenis direto, mesmo que a linguagem seja bem própria... Acho que sou uma adolescente de 27 anos, hahaha... Eu já tinha achado a capa linda e bem original e não me pareceu que fosse um livro com personagens adolescentes e isso é muito legal... Atrair leitores já pela capa... Os aspectos que tu mencionou como o humor e os fatos sociais são temas que me agradam muito. Amei a resenha. Adoro estas dicas, minha lista só aumenta!!
ResponderExcluirFrankie é uma menina de personalidade forte que não se deixa abater, vai atrás do que quer e luta por isso. E pra mim já ganhou muitos pontos com isso. nada de submissão. Amei a história e vou adorar ler e saber mais dessa garota que vai revolucionar esse os Bassês.
ResponderExcluirVocê estava tão louca por esse livro que até me empolguei, mas lendo a resenha, me decepcionei um pouco com o livro. Sim, o enredo é legal, mas não é o tipo de livro que eu gostaria de ler. Sorry :(
ResponderExcluirNão conhecia o livro e sua resenha me deixou bem curiosa por ele..Achei ele tão diferente dos livros que estamos acostumados a ler..Uma adolescente que tenta MUDAR a maneira que algumas coisas são encaradas e o fato dela se interessar e mostrar ser mais que um rostinho bonitinho..lutar pela igualdade e seus direitos..Achei super legal pela sua resenha a história que a autora criou.
ResponderExcluirOi Marcela,
ResponderExcluirNão gostei da capa, segue o mesmo estilo da de Noturno, mas com a facilidade que o nome do autor está no topo bem fácil de distinguir. hahaha
Mas gostei bastante da resenha, parece até trama de filme sessão da tarde: garota que quer participar do clube do bolinha. Acho bem divertido e estou curiosa para saber que peças ela decide aprontar.
Ótima dica. =)
Muito muito bom! Dentre tantos lançamentos dos últimos meses, esse foi o que me chamou mais a atenção e o que me deu vontade de ler de verdade. Tá na lista pra comprar!
ResponderExcluirGostei dessa protagonista, forte e decidida apesar da pouca idade!
ResponderExcluirMesmo sendo personagens adolescentes, parece que eles foram muito bem desenvolvidos e não passam a impressão de imaturidade. Acho que vale a pena ler mesmo!
ResponderExcluirGostei da história em si, acho que deve ser muito bom vê esse transformação que a protagonista sofre, o seu amadurecimento.
ResponderExcluirAcho instigante ler livros em que a personagem se mostra forte e que tem uma forte opinião, luta pelos seus ideias.
Gostei, o leria com certeza. Beijos.
Eu até gosto de uns livros meio teens que contam sobre a vida de adolescentes, mas esse não foi um livro que me chamou atenção desde o lançamento, e como eu estava esperando a resenha para conhecer um pouco mais ele ainda não me interessou muito.
ResponderExcluirA capa e o título desse livro são bem convidativos, por isso o livro me chamou a atenção desde o princípio e fui me interessando mais conforme lia as resenhas. Mesmo que tenha temática adolescente, detalhe que sempre me faz desistir de ler um livro, já que não tenho paciência pra esse tipo de história, ainda me interesso por "O Histórico Infame...", parece ser muito bom e acho que darei uma chance pra ele, vou tentar deixar um pouco de lado meu preconceito com livros juvenis. ;D
ResponderExcluirAcho que me interessei pela história. Mas eu esperava pela resenha, que fosse um livro com mais mistérios, então isso me deixou com um pouco menos vontade de fazer a leitura. Mas acho que não deixarei de lado, vou ler em algum momento.
ResponderExcluirGostei da resenha!!..Interessante o fato de que mesmo os personagens principais serem adolescentes o tema central é alvo para todas as faixas etárias. A luta das mulheres por melhores condições de trabalho,voz ativa na sociedade é um fator crescnte que felizmente vem conseguindo bons resultados!!
ResponderExcluirEu nunca tinha visto esse livro antes e sua resenha me despertou muita vontade de ler! Eu tenho uma queda por personagens principais femininas coma força que a Frankie parece ter. E já estou apaixonada por ela porque eu também tenho esse discurso de igualdade no meu dia-a-dia.
ResponderExcluirNão sabia do livro e a capa é realmente linda.
ResponderExcluirParece um enredo bem daqueles livros adolescentes, com conflitos desse gênero. Gosto de livros assim, admito. E ainda com uma personagem forte, que está em falta, leria sim =D