quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Resenha: Sal - Leticia Wierzchowski

"O farol pusera-se triste, meio demente de saudades. Afundava barcos por capricho, enlouquecendo nas noites de tormenta, assim como Cecília quase enlouquecia na sua cama, ouvindo os gemidos do vento e a reclamação contínua das ondas lá na praia como se fossem os seus filhos chorando quando eram crianças..."

SAL é um livro lindo, eu me apaixonei pela estória!
É um livro que precisa de tempo para ser lido, e não porque a leitura é difícil, e sim porque ela merece ser saboreada.
É daqueles livros que fazem bem a alma e que temos vontade de dizer para todos lerem, pois vale muito a pena.

Letícia Wierzchowski consegue chegar na alma do leitor, e consegue isso desnudando cada personagem do livro, alcançamos o coração de cada filho de Cecília, como o dela próprio e de Ivan.

O nome do livro não poderia ser melhor, pois o sal é a essência do mar, o mesmo mar que é testemunha de toda a vida da família Godoy, desde a paixão de Cecília e Ivan, até a tragédia que ela é fadada.

SAL começa com Cecília sofrendo de saudades de seu amor, Ivan morrera e seus filhos foram embora, os 6 filhos, e o farol que fizera parte de toda uma vida, enlouquecera, então ela decide escrever uma carta à capitania dos portos pedindo que alguem venha tomar conta do farol, enquanto isso ela decide tecer uma manta em trico com várias cores, cada cor representa um filho, ela própria e Ivan seu marido. Cada cor usada é uma lembrança, uma vida revivida na mente de Cecília.

O livro divide-se em 3 partes, que são subdivididos em capítulos, neles ficamos conhecendo Ernest empregado da família de Ivan e quem cuidava do farol inicialmente, Doña e don Evandro pais de Ivan. Como também Lucas, Julieta, Orfeu, Flora e Eva, Tiberius, filhos de Cecília e Ivan.
O tempo do livro é alternado de acordo com o narrador, e temos visões do presente, passado e futuro. 

Flora é uma personagem central, pois depois de tanto ler os livros que Ernest deixou no sotão, decide escrever seu próprio livro, porem jamais imaginaria como isso poderia mudar o rumo da família Godoy. O livro de Flora chega as mãos de Julius, um professor de Londres que vai até La Duiva para conhecer a escritora, e com essa chegada a família não é mais a mesma, posso adiantar que surge um triângulo amoroso e um amor homossexual lindamente escrito por Letícia.

Porem nada na vida dos Godoy será como antes, não há mais união entre os familiares, o farol enlouquece de vez e os irmãos se separam.

Sal é poético, lindo, humano e verdadeiro!
Vale cada página! Amei!


15 comentários:

  1. Caramba!!!
    Achei a capa super linda e só por isto me senti atraída. Agora que li tua resenha fiquei bem curiosa com tantas mudanças e tantos sentimentos.
    Posso imaginar a tristeza da Cecília, além de perder o marido ver os filhos partir deve ser muito triste.
    Adorei a resenha Marcela. =)

    ResponderExcluir
  2. Poxa, amei a resenha ! Super vontade de lê-lo !
    beijos
    http://playgirlsfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li uma outra resenha desse livro e não gostei não. Diz que a narrativa dele é mais elaborada né? Mas eu não gostei da história mesmo. Talvez um dia eu me interesse, mas hoje não rolou.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, achei tão triste. To muito sensível, não é meu momento de ler livros tristes. E tenho lido tantas resenhas assim... o final é feliz? haha... Eu quero ler esse livro, mesmo... mas não agora!

    ResponderExcluir
  5. Eu fico super orgulhosa quando vejo novos autores brasileiros produzindo histórias de tanta qualidade, apesar de muitos leitores não se interessarem por livros nacionais por puro preconceito, temos uma tradição de grandes autores de todos os gêneros e é muito bacana ver que essa tradição se renova a cada dia. Esse livro está na minha lista de desejados, parece ser triste e lindo.

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma trama bem poética mesmo e bem envolvente.
    Se tiver uma oportunidade o lerei.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  7. De todas as resenhas que eu sobre esse livro só foram elogios.
    O que é claro, me deixou com bastante vontade de ler e conferir também. Acho gratificante ler livros que mexem com a gente, deixam um ensinamento.
    Espero poder conferir em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, você estava inspirada ao fazer essa resenha. Gostei dos seus comentários a respeito do livro e dos personagens. Não esperava isso tudo. E se você diz que é uma ótima opção... Quem sou eu pra discordar! Vou aceitar sua sugestão e vou ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Como não gostar dessa leitura depois de voce tecer tantos elogios a ela? Já sabia que a autora é fera pelo A casa das 7 mulheres, então tinha certeza que era um bom livro, mas pelo visto é mais que bom né e o melhor, a autora é brasileira, isso é motivo de orgulho, afinal aqui também temos grandes talentos, preciso desse livro pra ontem! LInda resenha! :)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro se tornou um dos que eu mais tenho interesse em ler, ultimamente. Primeiro porque a Intrínseca não costuma lançar livros de autores nacionais, então acredito que quando o faz, é porque o livro é muito bom. Segundo porque adorei a história, a capa, tudo no livro. E por último, porque todas as resenhas que eu li foram tão positivas quanto a sua, então tudo isso só aumentou ainda mais minha vontade de ler. Espero conseguir fazer isso o quanto antes. ;D

    ResponderExcluir
  11. Eu já morro de ansiedade quando é para ler livros que se dividem em presente e passado, então imagina a minha ansiedade ao ler esse que é dividido em presente, passado e futuro ?! A capa desse livro tem um charme que me tocou bastante. Quero ler!

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que nos fazem conhecer os personagens e tudo sobre eles ao longo do livro. Fiquei com tanta vontade de conhecer cada um dos integrantes da família Godoy e conhecer o farol também, que pela capa dá pra ver que é lindo.

    ResponderExcluir
  13. Comecei a ler a resenha sem muitas expectativas, porém quando cheguei no final, tive certeza de que gostaria de ler esse livro e vou tentar lê-lo ainda esse ano. A capa é linda e a história parece ser muito bonita também. Obrigada pela super dica!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa e o título do livro!!!!!!! Cecília vive um drama muito intenso e esses sentimentos aflorados na personagem e as histórias dos filhos e esse triângulo amoroso são bons atrativos para a leitura deste livro!!!Linda a resenha!!!
    BJS

    ResponderExcluir
  15. Já li algumas resenhas bem positivas esses dia sobre essa obra.
    Principalmente sobre a escrita da autora, que é magnífica e única. Isso me deixou mega curiosa, principalmente por ser Nacional.
    Todo esse conjunto da obra passa uma imagem de um livro lindo mesmo, encantador.

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!