terça-feira, 22 de outubro de 2013

Resenha: Dois Rios - T. Greenwood

"Você vê, as coisas que nos apavoram, as coisas que nos assustam são, às vezes, as melhores coisas para nós. Se não fosse por você, provavelmente eu teria feito todas as coisas que tinha planejado fazer. Teria me mudado para Boston, arrumado um emprego na orquestra sinfônica, essas coisas. Mas essa teria sido uma vida fácil. Ser mãe. Ter aquele salto de fé, aquilo era verdadeiro. Aquilo, para mim, era receber uma oportunidade. E agora não consigo imaginar ter feito algo diferente..." pág. 182
 

Quando olhei essa capa, confesso que ela me encantou. Nem li a sinopse, escolhi "Dois Rios" pela capa mesmo e depois da leitura posso dizer que a estória é melhor do que eu poderia ter imaginado!

Harper é um pai solteiro, sua esposa Betsy morreu no dia do parto, porem não sabemos como até quase o final do livro. Harper cuida de Shelly sozinho, a garota já tem 12 anos.  Ele é gerente de cargas da ferrovia.

Certo dia o trem descarrila e cai no rio, são 94 passageiros, 40 deles morrem. Harper vai até o local para ajudar no resgate das vítimas; é quando conhece Maggie, uma jovem negra de 15 anos que está  grávida, ela pede abrigo a ele, pois diz que sua mãe morrera no acidente e seu pai expulsou-a de casa. Ele a ajuda, leva a garota para casa. O que ele não sabe é que Maggie representa muito mais do que ele possa imaginar.

Harper Montgomery é daqueles personagens que você já gosta na primeira página. É um homem de trinta e poucos anos, apaixonadíssimo pela esposa falecida, não consegue se recuperar da morte dela mesmo depois de 12 anos, cuida da filha sozinho, trabalha duro, e é marcado pelo arrependimento de ter participado de um crime.

O livro é narrado em 3a pessoa, e temos vários recortes de tempo, o atual é  na década de 80, e o passado que conta sobre a vida de Betsy e Montgomery desde que eles tinham 12 anos até a data da morte dela. Ficamos conhecendo a família  Parker e a Montgomery. É encantador como esse homem, desde menino, amou Betsy! 

Ao mesmo tempo que temos um belo romance, ele é cercado de mistério! Existe um motivo para Maggie estar ali, e por mais que você seja um bom detetive, vai se surpreender no final!

Em "Dois Rios" também temos uma crítica social em relação a segregação racial que existia nos EUA, é muito forte a relação de brancos versus negros, e o final num nível mais especifico é reconciliador.

O livro também nos faz pensar sobre o que queremos das pessoas  e o que realmente elas são, visto o que aconteceu com as mães de Betsy e de Harper. A escritora se posiciona em relação ao direito das mulheres, e como  essa idealização pode ser prejudicial a elas.

A escrita de Greenwood é magistral, ela prende o leitor do inicio ao fim, é uma estória tão belamente contada que varei a noite lendo, sem conseguir tirar os olhos, sempre querendo saber mais, saber como Betsy morreu, qual foi o crime que Harper se manteve omisso, o que pretende Maggie.

É demais! Vale cada página! Livro maravilhoso!



15 comentários:

  1. Nossa! Você falou tão apaixonadamente sobre o livro que me deixou louca pra comprar. Parece ser muito boa a historia, vou procurar nas livrarias.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o único livros dos lançamentos anteriores da editora pelo qual eu me interessei. A princípio gostei da capa, sugere uma história bem do tipo que eu costumo gostar, o título também chama a atenção e depois com a sinopse eu me interessei ainda mais e claro, depois tiveram as resenhas bastante positivas nos blogs, assim como essa. Gostei muito da história que você descreveu, parece realmente um ótimo livro. Não é uma das minhas prioridades, mas espero conseguir realizar a leitura logo. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus Marcela!!! Eu tb nem tinha lido a sinopse desse livro e já tava querendo ler só pela capa, agora lendo a resenha, a vontade aumentou ao nível máximo, o que eu faço??? Fiquei tão curiosa pra saber qual o crime que Harper se meteu, como sua esposa morreu no dia do parto e qual o motivo da Maggie estar ali, essas perguntas vão me torturar até eu conseguir comprar esse livro! Linda historia, resenha maravilhosa, é claro que vou ler! Bem que voce disse que estava amando a historia! Bjão! :)

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou do romance. Estava seriamente pensando em lê-lo, mas tinha algumas dúvidas sobre se ia ou não gostar. Mais agora lendo a resenha, fiquei mais satisfeita e feliz por ser uma estória linda e emocionante. Vou adorar ler e me deliciar na leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. É a primeira resenha que leio desse livro, nunca tinha parado para prestar muita atenção, mas parece que é uma bela história e não apenas de romance, mas com outros elementos incluídos. E quando o personagem nos cativa logo de cara, é sinal de que será uma excelente leitura!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha atentado para este livro. Me parece um romance bem realista,mas com alguns mistérios que são revelados ao longo da trama. Suas dicas são ótimas sempre. Adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  7. Primeiro: Que paisagem mais linda a da capa! :)
    Olhando assim me deu a impressão de que fosse um romance de banca, mas pelo jeito é bem denso né? Cheio de discussões. Parece bom! :)

    ResponderExcluir
  8. Realmente a capa é linda!!! Gostei da resenha e gostei do livro abordar a questão do preconceito racial que era muito grande a décadas atrás nos EUA,tema bastante relatado no cinema americano em filmes por sinal....
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcela, assim como você eu me encantei demais pela Capa, é muito linda!!!
    Gostei da resenha e já fiquei emocionada. Agora mais do que antes preciso conferir este livro. Eu já li "Um mundo brilhante" e posso dizer que sou do contra pq gostei bastante. =)
    Rezando por uma promoção bacana para e comprar!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu li o outro livro da autora Um mundo brilhante e ao contrário de muita gente eu adorei, por isso quando esse livro foi lançado eu me interessei logo ao ver quem era a autora. Parece ser uma história emocionante e o mistério é só mais um ingrediente para me atrair.

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda! Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e me surpreendeu a história ser diferente do que eu imaginei quando olhei a capa. Gosto de livros que tratam de uma realidade, não necessariamente dos dias de hoje (embora ainda exista muito preconceito racial não só nos EUA como em qualquer lugar do mundo). Acho que seria uma leitura que, com certeza, eu iria adorar.

    ResponderExcluir
  12. Se fosse jugar pela capa não ia imaginar que a história seria tão forte assim, que mostra como eram as coisas na década de 80. O fato de mostrar como as mulheres eram tratadas naquele tempo me chamou atenção.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro mais confesso que fiquei interessada em o ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. A sinopse dessa trama já tinha despertado minha curiosidade desde o lançamento!
    Ainda não conheço a escrita da autora, preciso fazer isso logo, rsrs

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Finalmente leio uma resenha desse livro! Estou tão curiosa para ler, e essa resenha só me fez ficar mais ainda. Espero poder ler logo e me surpreender mesmo no final. A capa é linda e também tinha escolhido o livro por ela hahaha

    ResponderExcluir
  15. Estou completamente encantada por esse livro, não só pela capa como você falou, mas pelo enredo e a crítica social que contém nele. Aliás, Harper Montgomery parece-me bem com aqueles "super-heróis" de livro, que além do bom coração, tornam o livro ainda mais legal :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!