quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resenha: Sessão de Terapia - Jaqueline Vargas

"Infelizmente o amor não é uma via de mão dupla e, mesmo que um dia tenha sido, vai saber se uma obra ou se um engenheiro de tráfego não decidiu rearrumar a casa, mudando a mão por prazo indeterminado. Sempre achei inútil perguntar por que o amor termina. É egoísta, já que nós mesmos não somos eternos." pág. 35

Eu amei esse livro! Demorei para fazer a resenha porque ele não é um livro qualquer, ele precisa ser saboreado, lido aos poucos... Eu lia, pensava, relia...pensava na minha própria vida...é um livro denso, para o leitor refletir!

Sessão de Terapia é baseado na série do GNT, mas ele tem um diferencial maravilhoso: ele dá ao leitor a chance de conhecer os pensamentos e sentimentos de Theo. Mesmo que você tenha visto a série, vai se surpreender com o livro, pois aqui ficamos conhecendo o diálogo interior do psicoterapeuta.

Theo Ceccato é um psicólogo de 56 anos, casado com Clarice, tem 3 filhos, seu casamento esta desgastado e ele é um pai ausente, no entanto não consegue enxergar suas próprias falhas. Mantem sua agenda de consultas lotada para fugir do dia a dia com a família/esposa. Mesmo exausto e sem muita paciência, ele sempre esta aceitando novos casos.

Os pacientes Júlia, Breno, Ana e João, Nina fazem Theo repensar sua própria vida, enquanto reflete na vida deles.
Breno é um atirador de elite, machão, pai extremamente autoritário, e que por acidente matou um inocente numa operação. Nina é uma ginasta que sofreu um acidente, esta com os braços engessados, detesta a mãe e  endeusa o pai, João e Ana é um casal extremamente conturbado.

Depois de um ano de terapia, Júlia, uma médica de 35 anos, bonita e sexy, afirma estar apaixonada por Theo, o que mexe com as estruturas do terapeuta, ainda mais quando ele descobre que Clarice esta tendo um caso extraconjugal.
Perdido, ele retoma a terapia com Dora, sua conselheira e ex professora, mas nada será fácil, pois a vida de Theo esta um caos, a um passo de uma explosão, ele precisa rever seus próprios conceitos e se reencontrar.

"Muito vezes pregando mentiras brancas, conta para si mesma verdades mentirosas para aliviar a sua dor. Se formos examinar nosso passado com acuidade, poderemos perceber que muitos daqueles fatos marcantes, que nos enchem de orgulho ao serem, recontados ou cuja lembrança nos alivia em momentos difíceis, não aconteceram exatamente como diz nossa memoria."

Como disse, eu amei "Sessão de Terapia"! Já adorava a série e fiquei maravilhada com o livro, ele é incomparável!

Quero reler mais para frente, porque dependendo do momento da vida, você se identificar com ou com outro personagem, com os problemas e medos que são deles e nossos também.

Na sala de terapia, as pessoas falam de seus medos, seus traumas, seus fantasmas, acaba se descobrindo, se descortinando e se expondo, isso é fantástico! Eu adorei conhecer mais sobre Theo, ler as anotações de Dora sobre ele, e conseguir conhecer o que se passa por dentro do coração desse terapeuta.

A edição da ARQUEIRO esta maravilhosa! Além de não ter nenhum erro ortográfico, as páginas com as anotações de Dora são diferenciadas, no meio tem várias fotos com as personagens da série, e a capa é linda!


Veja aqui o Bootrailler:






Edição: 1
Editora: Arqueiro 
ISBN: 9788580412130
Ano: 2013
Páginas: 280

16 comentários:

  1. Eu não esperava tanto assim deste livro. Que bacana a estória do terapeuta. E o livro é melhor exatamente por abordar/passar sentimentos que são difíceis na televisão. Sabe como a série vai ficar depois da morte do ator? Os trechos que tu mencionou na resenha são incríveis. Senti muita vontade de ler! Adoreii!!

    ResponderExcluir
  2. Não imaginava que este livro fosse tão interessante assim. Pelos seus comentários na resenha já deu pra sentir e conhecer um pouco o terapeuta e seus questionamentos. Não nego que gostei bastante desse romance e se der vou lê-lo ainda este ano. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Hum, parece realmente interessante. Gostei da história e pretendo ler, sobretudo porque tem a série depois pra complementar a leitura, o que a torna ainda mais interessante. Adorei a resenha, certamente é um ótimo livro. ;D

    ResponderExcluir
  4. a versão brasileira da série ficou muito boa, acompanho todo dia mas acho que a segunda temporada ta meio que deixando a desejar ...

    ResponderExcluir
  5. Engraçado como alguns livros conseguem surpreender como esse me surpreendeu. Eu adoro livros que envolvam psicologia, psiquiatria, psicanálise e coisas do gênero... Sempre me envolvo demais com os personagens e eu gosto disso. Não sei quando lerei, mas irei sim.

    ResponderExcluir
  6. Eu não assisti à série, mas o livro acaba sendo uma grande surpresa porque eu sempre desconfio muito de livros que são baseados em séries televisivas ou filmes. Sempre fico com a impressão de que se trata mais de um caça-níqueis a fim de faturar em cima de um sucesso, fico feliz de esse não ser o caso porque o assunto é interessante e merece ser tratado com seriedade.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que tinha uma série, mais gostei do livro. Eu achava que a história fosse diferente, tipo um livro de auto ajuda, mais ainda bem que não é nada daquilo que eu pensei.
    Achei a história bem interessante e pretendo conferir, fora que por dentro o livro está muito lindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei surpreso ao saber que a série virou livro. A edição está muito bonita e se o livro estimular a reflexão, assim como a série, imagino que o mesmo seja imperdível.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Huum, não me interessei. Nunca vi a serie, mas já conhecia. Também não tenho vontade de assistir. Que pena, porque você disse que amou o livro...

    ResponderExcluir
  10. Não acompanho essa série, por isso foi novidade para mim, saber dessa adaptação.
    Imagina algo totalmente diferente, haha

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda assim não consigo ficar interessada nesse livro. Eu não assisti a série e desde que foi lançado eu pensei que se eu não tive vontade de ver a série eu não teria vontade de ler o livro. Quem sabe outro momento.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com vontade de de ler esse livro depois da resenha porque não estava dando muito por ele.
    Ser terapeuta não deve ser nada fácil, quero saber o que se passa na mente de um. Isso me faz querer ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cela
    Acredita que ainda não vi nenhum episódio da série?
    Mas só pela propaganda, e pelos atores, já imagino o quanto seja boa!
    Se você viu a série e adorou o livro, vou colocar na minha lista de leitura com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Não assisto a série, não gosto de tv, deve ser por isso! Mas o livro me interessou muitíssimo, acho que é uma história que nos envolve e nos faz pensar em que também estamos errando na nossa vida ou estamos em falta com alguém que consideramos importante, espero ter a oportunidade de le-lo, pois realmente me interessei por essa leitura! Excelente resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
  15. Fiquei sabendo recentemente do seriado (porém nunca assisti) achei interessante ,mas sobre o livro fiquei sabendo aqui no blog.Com certeza é um livro que deve fazer o leitor refletir muito.E um tema que chama ateção é que os psicológos apesar de estudarem para entender e ajudar as pessoas ,também são pessoas normais que têm família e tem problemas como qualquer um!!!
    BJS

    ResponderExcluir
  16. Assim que soube do lançamento do livro e da série, nunca pensei que seria tão interessante dessa maneira. É sempre bom quando os livros fazem com que refletimos sobre nossa vida. Não deve ser nada fácil estar no lugar de Theo... #queroler :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!