domingo, 29 de agosto de 2010

Reflexão da Semana: As 3 Peneiras

Esse texto é de uma sabedoria incrivel. Li nos tempos da faculdade de filosofia e sempre me lembro dele.
Muitas vezes se usassemos as 3 peneiras, não cometeríamos tantos equívocos, maus julgamentos, falsidades...o bom, é que sempre há tempo para começar! :)



Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém.


Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras? - indagou o rapaz.

- Sim ! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade.
Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE.
Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Arremata Sócrates:

- Se passou pelas três peneiras, conte !!! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar.

Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
 
 
Se você tem um texto, uma reflexão, uma frase que gosta, mande para a gente: mulhericesecialtda@gmail.com
 
.

7 comentários:

  1. Eu ando numa fase dessas, viu amiga... rs
    Não quero nem tomar conhecimento daquilo que não vale a pena!!!

    Bjão e saudades

    ResponderExcluir
  2. Nos faz pensar mesmo... Lindo texto... Posso copiar rs? Sabe, MEU BLOG RS... BEIJÃO!

    ResponderExcluir
  3. Singelo, mas nos faz pensar. Se usássemos no dia-a-dia, a convivência com todos seria bem mais saudável.

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI...É BOM TER UM MINUTO PRA REFLETIMOS NA VIDA!!!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso esse texto reflexivo, nos ensina muito! Acho que vou começar a usar essas peneiras no meu dia a dia...
    Minha mãe tem uma coleção de textos em uma pasta, quando der dou uma olhadinha e escolho um bem legal pra você postar no blog...

    ♥...Bjinhuuss...♥

    ResponderExcluir
  6. Eu tb já conhecia... mas é o tipo de leitura que sempre é bom lembrar...

    As vezes, trabalho esse texto quando pego uma turma onde vejo que há fofocas, ou pessoas com esse perfil. Principalment,e por que preparo pessoas para o mercado de trabalho... e é onde mais tem esse tipo de coisas. E como digo, fofoqueiro é quem fala e quem escuta... pois dá cabimento para a fofoca crescer.

    Adorei.

    bjos

    Gilmara
    Blog Encontro das Lobas
    http://encontrodaslobas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!