segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reflexão da Semana: Festa no outro apartamento.

Sabe aquela época da vida, ou épocas, que você olha em tudo ao seu redor, e para todos ao seu redor,e pensa: Como essa pessoas podem ser tão felizes, como a vida delas pode ser tão boa e a minha não? Porque
Essa reflexão é para você que se sente ou já se sentiu assim.
Não sou fããããã da Martha Medeiros não, mas ela tem umas crônicas e uns pensamentos muito inspirados, e que valem a leitura!

Confesso que já me senti assim, poucas vezes, mas senti...e na verdade, todos nós temos as nossas cruzes e  nossas alegrias, ninguem nessa vida é só feliz...
Ah! tb coloquei a música "Acontecimentos" da Marina Lima que é linda (a música) e vale a pena ser ouvida!!




"Anos atrás a cantora Marina compôs com o irmão dela, o poeta Antônio Cícero, uma música que dizia: "eu espero/acontecimentos/só que quando anoitece/é festa no outro apartamento". Passei minha adolescência inteira com esta sensação: a de que algo muito animado estava acontecendo em algum lugar, porém eu não havia sido convidada.

Até aí, nada de novo. Não há um único ser humano que já não tenha se sentido deslocado e impedido de ser feliz como os outros são - ou aparentam ser. O problema está em como a gente reage a isso. A grande maioria que espera "acontecimentos" fica ligada demais na festa do vizinho, se perguntando: como fazer para ser percebido? A resposta deveria ser: percebendo-se a si mesmo. Mas é o contrário que acontece: a gente passa a se vestir como todo mundo, falar como todo mundo, pensar como todo mundo. Só então consegue passe livre: ok, agora você é um dos nossos, a casa é sua.
As festas em outros apartamentos são fruto da nossa imaginação tão infectada por falsos holofotes, falsos sorrisos e falsas notícias de jornal. As pessoas alardeiam muito suas vitórias, mas falam pouco das suas angústias, revelam pouco suas aflições, não dão bandeira das suas fraquezas, então fica parecendo que todos estão comemorando grandes paixões e fortunas, quando na verdade a festa lá fora não está tão animada assim.


É preciso amadurecer para descobrir que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma. Estamos todos no mesmo barco, com motivos pra dançar pela sala e também motivos pra se refugiar no escuro, alternadamente. Só que os motivos pra se refugiar no escuro não costumam ser revelados. Pra consumo externo, todos são belos, lúcidos, íntegros, perfeitos. "Nunca conheci quem tivesse levado porrada/todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo". Fernando Pessoa sacando que nada é o que parece ser.


Sua solidão, sua busca por paz interior, seus poucos e leais amigos, seus livros, suas músicas, fantasias, de desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na sua biografia, e pode ser mais divertido que uma balada em algum lugar distante. Pegar carona na alegria dos outros é preguiça, e quase sempre é furada. Quer festa? Promova-a dentro do seu apartamento. "

Martha Medeiros

9 comentários:

  1. Realmente um pensamento reflexivo... Nos faz pensar em muitas coisas... mas, cá entre nós, nunca achei a grama do vizinho mais verde que a minha rs... Só mais foffinha rs... Beijão...
    Como foi de fim de semana? Tudo ok??? Espero que sim!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a crônica e a plena verdade...bjs

    ResponderExcluir
  3. E a pura verdade mesmo tbm já pensei assim,mais quando olhamos pra nós mesmos vemos que a nossa vida tem altos e baixos,mais até nos baixos devemos levantar a cabeça e vermos o quão a vida é maravilhosa e as vezes reclamamos de barriga cheia,como diz tbm a musica da Elis Regina!

    ResponderExcluir
  4. gosto da Martha Medeiros...sempre com boas crônicas! ontem mesmo eu falei com meu marido do meu jeito de ser, que é o inverso disso aí, eu acho que conto muito as minhas derrotas...rsss
    Ele diz que nunca percebeu, mas eu me incomodo com esse meu lado, tenho que contar mais das fetas no meu apartamento! heheheh

    beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi Cela Linda!
    Eu adoro Martha Medeiros!
    Ainda não conhecia essa crônica e adorei!!!

    Obrigada por dividí-la!

    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Acho que todo mundo já se sentiu assim pelo menos uma vez na vida!
    Gostei do texto, é pura verdade

    ResponderExcluir
  7. Adorei a cronica! Gosto muito como a Martha Medeiros escreve.
    Obrigada por comparti-la, Ma.

    ResponderExcluir
  8. Esse ano, passei por uns altos e baixos... e um dia um amigo disse: Gil, vc está desabafando, sei que é sério, mas quem não te conehce vai achar que você está brincando. Pois vc passa luz. Vc melhora o dia das pessoas com seu sorriso, ombro amigo, etc..."

    Foi aí que parei pra pensar o quanto estava sendo injusta. Ínfelizmente, sempre queremos mais. Mas se eu pensar em alguns anos atrás,minha vida era horrivel, com os problemas e dificuldades que agora não vem ao caso... e hoje, é perfeita. Hoje, não tenho o direito de reclamar, pois tenho as melhores coisa em abundancia (sau´de e muito amor)... e restante é consequencia.

    Adorei a reflexao, viu

    bjos

    Gilmara
    Blog Encontro das Lobas
    http://encontrodaslobas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, amiga, arrasou no Post. Mensagem super importante!
    Lila Czar
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante!
Obrigada por deixar seu comentário!